TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  26/4/2015  •  Dissertação  •  2.877 Palavras (12 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 12

Nome:

Matricula:

Disciplina: Marketing                                  

Professora: Roberta Barros

Responda as perguntas abaixo com base na leitura do capítulo 1 [págs. 01 a 18 (xerox)] do livro Princípios de Marketing, de Philip Kotler e Gary Armstrong.

1.O que significa marketing,qual a sua meta,quais as suas funções (além de vendas e propaganda) e sua importância?

Marketing, basicamente é, dar satisfação ao cliente de forma lucrativa.

A meta do markentig é atrair novos clientes prometendo um valor superior, e manter os clientes atuais dando-lhes satisfação.

Vendas e propagandas são apenas duas funções entre muitas e em geral, não são as mais importantes.

O marketing está mais voltado em satisfazer as necessidades do cliente.  Sendo assim,existindo a capacitação profissional, e as condições para o desenvolvimento do produto, o mesmo será distribuído e vendido facilmente, agradando o publico a que se destina, atendendo suas necessidades e os deixando satisfeitos.

2.O que significa o conceito de “produto quente” e como este conceito se relaciona com oobjetivo do marketing? Explique com base em cases (preferencialmente brasileiros) de produtosdiferentes dos citados no livro [walkman, videogame Nintendo, Ford Taurus].

Fazer com que o publico alvo se surpreenda com produtos, que proporcionam novas vantagens, despertando o desejo de adquiri-lo.

        Podemos entender como o “lançamento” ou “novidade”algo que seja impactante para o mercado, como foi a chegada da fábrica da MICROSOFT e o ressurgimento da MOTOROLA com a sua linha de celulares MOTO E/G/X. Como também, a VOLKSWAGEM com a chegadado seu mais novo carro popular,“UP”, com um excelente custo X benefício.

3. Segundo o autor, é comum que se pense ser o marketing uma ferramenta usada apenas porgrandes empresas comerciais que operam em economias altamente desenvolvidas, como Coca-Cola,McDonald's, Sony, IBM, General Eletric, Federal Express, Wal-Mart. Pesquise exemplo deuma empresa de pequeno porte e de uma empresa sem fins lucrativos, brasileiras quecontradigam tal entendimento e escreva acerca de suas estratégias específicas para “atrair novosclientes prometendo um valor superior [qual seria este valor em cada caso exemplificado?], emanter os clientes atuais dando-lhes satisfação.” (Importante citar as fontes de pesquisa)

Para uma empresa de pequeno porte, podemos citar a WEST SERVIÇOS DE INTERNET,uma empresa localizada próxima ao bairro de Vila Valqueire, no Rio de Janeiro. A empresa prestaserviço de suporte com possíveis problemas relacionados a internet,  para pequenos municípios da própria cidade como Nova Iguaçu, Mesquita, Queimados, onde muitas empresas de internet fixa não prestam serviços de qualidade, ou até mesmo não atenda a região.

Estes relatos foram baseados em uma entrevista realizada por um funcionário da empresa.

SITE:  HTTP://WWW.WEST.COM.BR/

Já para uma empresa sem fins lucrativos citamos o DOE SEU LIXOde Isabel Villar, empresa que realiza coleta de lixo reciclável, dando destino aos resíduos antes que os mesmos se tornem rejeitos, e sejam descartados de forma inadequada no meio ambiente.

4. Quais as diferenças entre Necessidade, Desejos e Demanda?

Necessidade é quando estamos em um estado de carência básica, o homem tenta reduzi-la, ou tenta encontrar ou desenvolver objetos que o satisfaça.

        Desejos são necessidades moldadas pela cultura e pelas características individuais, eles são descritos como objetos que satisfazem as necessidades. A medida que a sociedade evolui, os desejos de seus membros aumentam. A medida que o homem vai sendo exposto a objetos que despertam seu interesse e desejo, as empresas tentam fornecer produtos e serviços que satisfaçam esses desejos.

        Demanda, são desejos que podem ser comprados. E que proporcionam o mais alto nível de satisfação.

5. Segundo Kotler e Armstrong, por que é importante compreender detalhadamente asnecessidades, os desejos e as demandas do cliente e quais ferramentas e agentes podem atuarnesse diagnóstico?

Para a compreensão detalhada das necessidades, os desejos e as demandas, a maioria das empresas precisa ter respostas para todos os o quê, onde, quando e como da demanda dos consumidores. Fatos são coletados rapidamente e fornecem importantes subsídios para o planejamento da estratégia de marketing. No entanto para influenciar a demanda, os profissionais de marketing precisam responder a mais uma perguntar: Além de saberem o quê e onde da demanda, precisam saber por que desejamos as coisas que compramos. E essa é uma pergunta muito mais difícil de ser respondida.

As empresas que se destacam por sua orientação para marketing empenham-se ao máximo em conhecer as necessidades, desejos e demanda de seus clientes. Fazem pesquisas sobre os consumidores e analisam suas queixas, perguntas e garantias de serviços que lhes são prestados. Os vendedores são treinados para descobrir os desejos não-realizados do cliente. Eles observam os clientes que usam seus produtos e de seus concorrentes, e o entrevistam a fundo quanto as suas preferências.

6. Interprete o case Fiat Mio (https://www.youtube.com/watch?v=ZdU-sV-WXPk;https://www.youtube.com/watch?v=NoPMwiS9Abw) a partir do trinômio acima.

O projeto Fiat MIO, usou as bases do marketing como uma forma de aproximar seus consumidores, extraindo suas necessidades e preferencias, e atrair mais demanda.

A empresa organizou um projeto participativo, no qual os consumidores são convidados a dar ideias, informar suas necessidades e seus desejos para a criação do carro do futuro, aproximando seus consumidores ao produto. Os consumidores são vistos no projeto como desenvolvedores. São eles que tomam todas as decisões sobre o que o carro deve ou não conter, quais as tecnologias envolvidas, como é o design, entre outras definições. Com isso, os consumidores, como usuários do produto,poderão contribuir com aprimoramentos das necessidades que serão fundamentais para o êxito do novo produto no Mercado.

7. Após a leitura do quadro “Marketing em destaque 1.1”, pense em um produto [qualquer um,podendo ser livro, automóvel, chiclete] e, então, elabore uma lista de perguntas que ajudariam aentender mais profundamente o modo como as pessoas se relacionam com o produto em questão.

PENSEI EM 5 PERGUNTAS BASEADAS NO MENTOS FRESH, SENDO ELAS:

        - VOCÊ TEM A NECESSIDADE DE UM HÁLITO REFRESCANTE NO DIA-A-DIA?

        - VOCÊ ESTA DISPOSTO A INVESTIR PELO CUSTO X QUALIDADE?

        - ESTÁ DISPOSTA A ENCARAR SABORES EXÓTICOS?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (753.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com