TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

                        

                                                                   Ytamara Aparecida Moreira

Proposta de análise de mercado para renovação de marca

São Bernardo do Campo

2015

  1. INTRODUÇÃO

O mercado de cafeterias vem se mostrando em alto crescimento no Brasil, tanto pela vinda de empresas multinacionais, quanto pela mudança de comportamento dos consumidores, que estão fazendo refeições cada vez mais fora de suas casas e viajando mais para o exterior.
          Pequenos e visionários comerciantes e empresas fabricantes de cafés apostam e investem na criação de cafeterias, sendo que, uma delas é a rede Vanilla Caffe que será estudada nesse trabalho.
          Em ascensão, a rede possui franquias em diversos estados brasileiros e
 público eclético, como definido pela própria empresa com públicos de classe A e B.
           Atualmente, o mercado está visando o público jovem em diversas áreas como a alimentícia.
           O desafio da rede Vanilla Caffe é conquistar o público jovem, antes não atrativo nesse ramo cafeeiro, e impulsionar a rede para esse público.
           Neste trabalho, serão apresentadas as análises de mercado, tanto interna como externa; SWOT; da segmentação e da concorrência. Com base nessas informações foram elaboradas recomendações de melhorias e adequações da rede, como: produto, preço, ponto de venda e comunicação.

  1. ANÁLISE DO MERCADO

    2.1 ANÁLISES DO AMBIENTE INTERNO

               Criada em 2006 a Vanilla Caffe surgiu da união de empresários brasileiros que queriam trazer para o mercado de cafeterias um até então diferencial, o café gourmet.
               Segundo os empresários, o sucesso da Vanilla Caffe, acontece pela estratégia de distribuição adotada pela empresa, a de franquias. A rede oferece várias opções para quem deseja ser um franqueado, contando até com a opção mais acessível: o Quiosque que tem menos funcionários, cardápio reduzido e investimento mais baixo.

           A rede oferece alimentos e bebidas selecionados criteriosamente pela empresa, para que o padrão de entrega do serviço em toda a rede seja de alta qualidade, já que o público alvo são os de classe A e B.
           Os produtos oferecidos pela rede são dos mais variados tipos e atendem todos os públicos, desde o apreciador do café simples até crianças que precisam ter uma refeição completa. Existe a preocupação com o principal produto da loja, o café, que possui marca própria e venda do produto em pó ou em grãos.
           Toda a rede é padronizada, desde os funcionários uniformizados ate seus pontos de venda.
A rede também possui página nas redes sociais, como Facebook, Twitter e YouTube, na qual divulga seus produtos, reportagens e novidades da empresa.

2.2. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO


           A ABIC aponta que de 2004 até o primeiro semestre de 2013, o aumento do consumo de café fora do lar foi maior que 350%. Com essa mudança de hábito, os consumidores começaram a consumir os chamados cafés especiais – ou premium, que são fruto de grãos mais sofisticados.
           No relatório “Café”, divulgado em 2013 pela Minel- empresa fornecedora global de inteligência de mídia, consumidor e produto, sediada na Inglaterra, foi exposto que 32% dos consumidores, que afirmaram preferir café premium às marcas comuns, consomem o produto em cafeterias. E são os consumidores mais jovens – 12%, entre 16 e 24 anos – o público que enxerga maior valor agregado a esse segmento de produto. Esses jovens preferem a categoria de bebidas que têm café em sua composição, que custam mais caros e geralmente são gelados, ao café puro.
           E os jovens do Brasil estão gastando mais. O Instituto Data Popular realizou uma pesquisa em 2011 em que se revela que a população brasileira solteira está movimentando R$ 418,7 bilhões ao ano. Esse público representa 36% da população brasileira, e ainda segundo a pesquisa, quase metade dos gastos realizados por eles provém da classe C, com 46,3% do total.

2.3 ANÁLISE SWOT


            A análise Swot ajuda a ter clareza, possibilitando que se identifiquem quais pontos fortes explorar. Essa ferramenta ajuda a determinar a posição atual da empresa e antecipar o futuro, visar as oportunidades e precaver contra as ameaças.
           Para muitas empresas, realizar a técnica SWOT é o primeiro passo para direcionar as estratégias da empresa. “Depois de ter realizado uma análise SWOT, a empresa pode e estabelecer metas específicas para o período de planejamento”. (KOTLER & KELLER, 2012).
           Foi realizada a análise no modelo SWOT para a empresa Vanilla Caffe com o objetivo de renovar a marca e atrair o público jovem, conforme a tabela 1.

Tabela 1. Análise SWOT – Rede Vanilla Caffe[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5]

        

        

[pic 6][pic 7]


2.4. SEGMENTAÇÃO

           Apesar da rede oferecer produtos e serviços para todos os públicos em todos os momentos do dia, boa parte dos clientes são pessoas que preferem bebidas à base de cafés feitos com grãos especiais e que pretendem passar um bom tempo degustando do café em um local calmo e apropriado.


3. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA

           A Starbucks chegou ao Brasil em dezembro de 2006, montando lojas compatíveis com o nosso mercado. Considerada uma das maiores redes de cafeterias do mundo, com aproximadamente 19 mil lojas em 50 países.
           O objetivo dessa rede era consolidar a marca e conquistar o público brasileiro.
           Conhecida no mundo todo por não ser adepta a divulgar propagandas, uma das ferramentas de comunicação, que é “o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores – direta ou indiretamente – sobre os produtos e marcas que comercializam” KOTLER; KELLER, 2006), a Starbucks continua sendo o terceiro lugar preferido dos americanos.
           Fora do país, a Starbucks pouco explora a mídia televisiva e no Brasil ainda não foi visto esse tipo mídia.

4. RECOMENDAÇÕES
            Por meio do estudo apresentado é possível realizar uma análise e propor algumas soluções/ideias no campo de produtos, pontos de venda, comunicação e opções de outras regiões para a abertura de franquias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com