TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  14/5/2015  •  Resenha  •  1.599 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURUNA – ISEIB[pic 1][pic 2][pic 3]

CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO / CEPÓS

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESPECIALIZAÇÃO / MBA

RESENHA: MARKETING E MERCADO

FLÁVIO OSMAR AZEVEDO FERREIRA

MONTESCLAROS – MG

MARÇO DE 2015

FLÁVIO OSMAR AZEVEDO FERREIRA[pic 4][pic 5]

RESENHA: MARKETING E MERCADO

Resenha apresentada à Pós-graduação do Instituto Superior de Educação Ibituruna – ISEIB, como requisito parcial de avaliação da disciplina Marketing e Mercado.

Montes Claros – MG

Março de 2015.

RESENHA: MARKETING E MERCADO

AZEVEDO FERREIRA, Flávio Osmar[1]

Atualmente vive-se a Era da Informação, composta por grandes mudanças econômicas, culturais e sociais, desta forma, no cenário mundial atual, as empresas tendem a apresentar novos padrões de competitividade, com aumento dos fluxos de transações internacionais. Aliado a isto, tem-se o fato de que o consumidor também evoluiu, tendo maior acesso aos seus direitos, e cientes de como utilizar as leis em seu favor na busca de vantagens nas relações comerciais.

Diante desta nova realidade, o marketing passou a ser uma importante ferramenta para chamar atenção do cliente acerca de um produto ou serviço, demonstrando suas vantagens.

Através do presente trabalho busca-se conceber uma resenha do conteúdo programático da disciplina de Marketing e Mercado do curso de pós-graduação das Faculdades Iseib, para tanto objetiva-se compreender os principais conceitos e ferramentas do marketing, enfatizando a associação destes conceitos e ferramentas com a realidade das empresas em ambientes mercadológicos competitivos e de contínuas mudanças.

Para tanto, no material abordou-se autores como Kotler (2006), Churchill (2000) e Dias (2004), que tratam a temática do marketing nos ambientes mercadológicos.

Em sentido estrito, Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As atividades do setor de marketing abrangem desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda. Assim como nas técnicas de manutenção da fidelização dos clientes. Sem deixar de identificar os novos potenciais clientes, os clientes já conquistados numa empresa são a base, os mais importantes, os que geram valor ao passar a palavra da sua antiguidade e satisfação.

Ao trabalhar o marketing em uma organização, o empreendedor deve ter em mente, que este está sujeito a diversas variáveis, tais como o mercado em que  a empresa está inserida, para tanto deve-se conhece-lo profundamente, no que diz respeito a tendência, se em crescimento ou declínio, o tamanho, as margens de lucro, outra variável de suma importância é conhecer as características da concorrência, para que possa concorrer de forma consciente pelo consumidor e saber quais são as possíveis respostas da concorrência diante da competitividade de mercado, uma vez antecipadas, pode-se agir mais rapidamente a fim de dar uma contra resposta nas ações de marketing.   Ademais, outra variável a ser observada é a caracterização do público alvo da empresa, suas aspirações, opiniões, expectativas, de forma que as ações de marketing possam alcançar este consumidor.

Em suma, as ações do marketing em uma organização incluem:

1. A Gerência de Produto, nesta ação deve-se levar em consideração que o ciclo de vida de todo produto para por diferentes fases, a saber: a introdução do produto no mercado, o crescimento da aceitação do produto no mercado, a maturidade do produto e a fase de declínio de vendas do produto, deve-se atentar a isto no que diz respeito ao capital investido para a fabricação e venda deste produto, que incluem as ações de marketing. Para tanto, neste processo, deve-se observar o desenvolvimento da fabricação do mesmo, a classificação deste produto, atentando-se para suas características, se durável ou não durável,  que devem ser mostradas de forma clara ao consumidor, bem como as vantagens deste produto em relação ao produto do concorrente. Na gerência do produto, que inclui tanto um bem físico como um serviço prestado,  deve-se levar em consideração que o consumidor irá utilizar como critérios de julgamento as características do produto, bem como sua qualidade e ainda o preço pago pelo produto. Tais variáveis devem ser observadas e trabalhadas e forma a satisfazer o cliente, pois se tornarão vendáveis à medida que possuam benefícios suficientes para o consumidor compra-lo, para tanto, o profissional de marketing pode utilizar de estratégias para chamar atenção para o produto, como a criação de uma marca confiável ao cliente; a utilização de uma embalagem de boa qualidade, que sirva para chamar atenção do cliente e ao mesmo tempo criar uma proteção para o produto; a adoção de garantias sobre o produto, que acaba por gerar um nível de confiabilidade maior sobre o mesmo pelo consumidor.

 2. Outra função do marketing diz respeito à Definição de Preço, determinado de acordo os custos de produção e comercialização do produto, o poder aquisitivo do mercado, a demanda daquele produto no mercado e preço dos produtos concorrentes e é dado levando-se em consideração os diferentes momentos do ciclo de vida dos produtos, inicialmente mais baixo, quando o produto está sendo introduzido no mercado e posteriormente, quando o produto alcançou nível de confiança satisfatório, pode-se adotar preços mais altos ao consumidor. A definição do preço do produto pode ser visto sobre diferentes óticas, por parte do consumidor é visto como um item para julgar a compra do produto e o potencial de satisfação que terá com aquele produto. Já para o vendedor, o preço serve para expressar o valor do produto aos clientes e o é utilizado como forma de gerar lucro para a organização.

Várias são as estratégias utilizadas na determinação dos preços, uma delas é o Markup, pela qual as empresas apresentam uma margem padrão ao custo do produto para determinar o preço de venda, tal estratégia é considerada elementar, pois não considera muitas variáveis na formulação do preço final. Outra estratégia refere-se ao retorno-alvo pela qual o preço do produto é determinado a partir dos custos totais de produção e comercialização do produto, acrescido de uma taxa de retorno sobre o investimento. Uma terceira estratégia que pode ser utilizada refere-se ao ponto de equilibro, pela qual o preço final leva em consideração o volume de vendas necessário para cobrir os custos do produto. Ainda pode-se utilizar a estratégia de valor do produto dado pelo consumidor, pela qual é possível identificar o que o cliente espera pagar pelo produto e que faixa de preço é aceitável, nesta estratégia, a determinação do preço está voltada para a percepção de valor dado pelo consumidor e não pelos custos de produção do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com