TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Gestão Comercial

Atividade: Produção Individual

Título do trabalho: Mobile Marketing, Marketing Digital e Inclusão Social

Aluno: Elka Alonso Coe

Disciplina: Marketing Digital e e-comerce

Turma: TSGCCASD4A

Introdução

O presente trabalho apresenta o Mobile Marketing seus conceitos, aplicações e sua relação com o Marketing Digital, como essas ferramentas estão mudando o modo de fazer marketing e se relacionar com o consumidor, a popularização dos smartphones e o aumento do número de usuários permitindo a inclusão digital de parte da população.

Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisas na internet de forma qualitativa buscando respostas claras para pontos importantes a respeito de Mobile Marketing, Marketing Digital e inclusão social.

Ficando claro a importância das ferramentas para o surgimento desse novo canal de marketing que cresce à medida em que aumenta os usuários de smartphones e se populariza o acesso à internet.

Apresentação de conceitos

Mobile marketing: Refere- se ao uso de dispositivos móveis para a atividade de marketing direto através deste recurso é possível gerar conteúdos para entretenimento, relacionamento e interação com o consumidor.

Formatos mais usados:

SMS (Short Message Service): Envio de mensagens de texto de um celular para outro;

MMS (Multimedia Message Service): Envio de mensagens com sons, imagens e vídeos de um celular para outro.

Marketing Digital: Neste conceito as estratégias do marketing são aplicadas na internet, ou seja assim como no marketing tradicional é fundamental conhecer quem é o seu público alvo, quais são as estratégias da marca, do planejamento estratégico da empresa e da cultura organizacional onde será implantado.

Smartphones: Telefone inteligente, aparelho com tecnologia avançada que permite conexão com a internet, instalação de aplicativos com finalidades variadas, existem diversos sistemas operacionais os mais usadas são Android, IOS e Windows mobile.

Inclusão digital: Gerar condições para que cada vez mais pessoas tenham acesso as tecnologias da Informação e comunicação e saibam como usá-las para melhor o seu quadro social. Significa não apenas tornar possível o acesso à novas tecnologias, mas também ensinar formas de utilizar levando o conhecimento para todos;

Desenvolvimento:

a) A importância do mobile marketing para o futuro do marketing digital;

O Mobile Marketing apresenta ações de marketing digital voltadas para dispositivos móveis como smartphones e tablets, com o surgimento do iPhone e Smartphones e a popularização do acesso à internet transformou esses dispositivos em novos canais de marketing.

As diversas possibilidades proporcionadas por este novo canal, permite que a empresa tenha a oportunidade não apenas fazer publicidade mas também interagir com o cliente fortalecendo o relacionamento através de aplicativos móveis, desta forma é possível gerar informações que permitem que a empresa conheça cada vez mais seu consumidor, criando ações direcionadas ao cliente, segmentando o mercado tornando-se cada vez mais eficiente nas suas campanhas.

Integrar as ferramentas do Mobile marketing como games, sms, torpedos de voz, QR code, apps, mobiles sites, as ações elaboradas de Marketing digital cria um novo e promissor cenário a ser estudado e trabalhado.

 b) De que modo os smartphones podem facilitar a inclusão digital e permitir o acesso de mais pessoas ao mundo digital.

 Os smartphones são aparelhos celulares que permitem acesso à internet, a inclusão digital por sua vez é um programa que tem como objetivo garantir a todas as pessoas acesso as tecnologias de informação e comunicação, os smartphones promovem este acesso à internet e o governo tem criado medidas para baratear o seu custo para que a população de baixa renda consiga acesso a este tipo de equipamento.

A simplicidade do uso permite que não apenas as pessoas de baixa renda façam uso dos smartphones mas também pessoas da terceira idade que tem dificuldades para usar computadores convencionais, aumentando ainda mais o número de pessoas conectadas à internet deste tipo de tecnologia.

Porem apenas baratear o custo do equipamento não é suficiente na inclusão é preciso popularizar os links de internet para acesso de qualidade, o que irá permitir aos usuários acessos seguros e rápidos para pesquisas e trabalhos e não apenas para uso de mídias sociais.

Com preços cada vez mais acessíveis e modelos fáceis de manusear por pessoas de todas as idades os smartphones estão cada vez mais facilitando o acesso à internet e permitindo a inclusão digital.

Conclusões

O número de pessoas conectadas a internet através de smartphones aumentou muito nos últimos anos e ainda tem muito o que crescer, a popularização da internet e dos smartphones colaborou para o surgimento desse novo canal de comunicação e dessa nova forma de se fazer marketing.

Essa expansão beneficia a todos gerando novas oportunidades de negócios e a inclusão digital de uma grande parte da população que não tem acesso a computadores.

Referências bibliográficas

GUIMARÃES, Dilva. Smartphone. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2015.

BARROS, Thiago. O que é o Smartphone e para que serve? 2012. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2015.

PACIEVITCH, Thais. Inclusão Digital. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2015.

SILVA, Andre Almeida. O que é inclusão digital? Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2015.

TURCHI, Sandra. Mobile Marketing: Potencial ainda a ser melhor explorado. 2012. Disponível em: . Acesso em: 03 maio 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com