TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  26/6/2015  •  Dissertação  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Dissertação Sobre Marketing e Propaganda

O Marketing

Há um conceito bastante desfocado do que é marketing, alguns acreditam que se refere a vendas de produtos de qualquer forma, outros acham que é uma maneira de fazer com que o púbico compre produtos de que não precisam. O marketing envolve uma interdisciplinaridade, pois exige o conhecimento de, por exemplo, sociologia, psicologia, matemática, antropologia, estatística, filosofia, entre outras ciências, tudo isso buscando conhecer o comportamento das pessoas, e com esse conhecimento em mãos, satisfazer o desejo de cada uma.

O marketing é o estudo do mercado, ele identifica as necessidades do mercado, o perfil do consumidor, as preferências, o tipo do meio de comunicação, as tendências e comportamentos capazes de gerar a identificação. O marketing estuda a estratégia de como fornecer, a medida e com qualidade. Marketing significa mercado, o planejamento do antes durante e depois do processo de vendas. Ele é como disse Raimar Richers, uma das maiores autoridades em marketing no Brasil, “a intenção de entender e atender o mercado”.

As ações que irão influenciar de forma negativa ou positiva na satisfação do cliente está diretamente ligada ao trabalho dos executivos de marketing, por isso estes devem impregnar toda a organização com um conceito de marketing. O marketing representa muito mais que ferramentas de promoção de vendas, é uma filosofia dentro da organização, tendo como foco que o cliente é uma das razões de a organização existir.

De acordo com Kotler (2000), o marketing é um processo social no qual pessoas ou grupos de pessoas obtém os produtos ou serviços que desejam ou necessitam por meio de um processo de criação oferta e troca.

A propaganda e seus componentes

A propaganda é confundida com o marketing, isso devido a sua importância. A área promocional é a que mais se destaca, o publico a percebe com mais intensidade. O composto promocional apresenta cinco ferramentas:

1. Propaganda

2. Promoção de vendas

3. Relações públicas e publicidade

4. Força de vendas

5. Marketing direto

O que é a propaganda? É toda a comunicação que demanda o pagamento de um valor para que haja a sua veiculação, por exemplo, anuncio no classificado de um jornal, comercial de televisão, anuncio numa revista famosa. Portanto a propaganda é um instrumento do marketing, uma das suas estratégias mais conhecidas, ela pode ou não ser indicada, para isso será necessário fazer um estudo do púbico, indicando melhores canais de comunicação.

O marketing e a propaganda são coisas diferentes, o marketing é o universo onde estão contidos todos os outros componentes, ele é um grande sistema formador de conhecimento e mecanismo que busca a satisfação do fornecedor e consumidor, ele busca a satisfação, a harmonia, utilizando de mecanismos interdependentes e eficazes capaz de trazer satisfação a todos os envolvidos tanto em prestação de serviços como no comércio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com