TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 9

3. Marketing

As traduções da palavra "marketing" para o português gera grandes controvérsias, pois não há um termo que melhor represente a sua ideia. De primeiro momento, sabe-se que, no inglês, market significa mercado, e que a aplicação do gerúndio “ing” indica uma ação, portanto em português, surgem termos como “mercadeando”, “mercadologia” e ainda “mercadotecnia”.

De forma prática a essência do marketing é a troca. Seu principal objetivo é estudar o mercado consumidor a fim de identificar as motivações que influenciam os indivíduos a consumir determinado produto e/ou serviço, e a partir desse utilizar diferentes ferramentas estratégicas que promovam o processo de troca entre uma empresa e consumidor, tendo em vista que essa interação seja satisfatória para ambos os lados.  

Primeiro, para que haja uma troca é necessário que exista uma necessidade. As necessidades de um indivíduo, que podem ser tanto psicológicas como fisiológicas, são fatores determinantes na hora da compra.

Mutuamente com o conceito de necessidade trabalha o conceito de valor. Valor não se refere ao preço que o indivíduo irá pagar para consumir, valor está relacionado com a percepção que o cliente tem do produto. Quanto maior o valor que um cliente atribui ao produto, mais alto poderá ser seu preço.

Ademais, uma empresa precisa manter um bom relacionamento com os clientes. A internet vem se mostrando uma ótima opção para manter uma interação entre marca e cliente, a fim de fidelizar o consumidor.

  1. 3.1 Mix de Marketing

Os termos “Mix de Marketing” ou “Composto de Marketing” são equivalentes e trata-se de funções desenvolvidas por E. Jeremy McCarthy, composta por quatro elementos básicos que compõe uma estratégia de marketing, fundamentais para atender um determinado público-alvo. São elas:

- produto: refere-se às características produtos, serviços ou até mesmo ideias que a empresa está oferecendo. Aqui, decide-se atributos físicos dos produtos, como embalagens, cores, design, e as suas funcionalidades para o cliente.

- preço: refere-se a quanto o cliente irá pagar pelo produto, podendo ser um produto barato ou de luxo. Tal preço pode ser cobrado uma vez só ou por mensalidades. É importante ressaltar que o preço final do produto pode ser elevado devido aos atributos físicos que o compõem, como a embalagem, o material usado, design, etc.;

- praça: refere-se ao local em que o produto será disponibilizado. Inclui pontos de venda físicos e online. Também se refere aos prazos de entrega, atendimento ao cliente.

- Promoção: não se trata de descontos ou amostras grátis. Trata-se de um processo de comunicação com os clientes potencias. A promoção utiliza de propaganda e publicidade, relações públicas, os mais variados tipos de mídias sociais, patrocínios, e entre outros.  

Os 4P’s aborda um ponto de vista do lado da empresa, ou seja, do vendedor. Tal visão é orientada para o posicionamento do produto dentro do mercado. Entretanto, Segundo Robert Lauterbom, mais importante do que criar e vender um produto ou serviço é ter um cliente para analisar e satisfazer as necessidades. Pensando nisso, Lauterbom cria os 4C’s, uma visão em que o composto de marketing passa a ser direcionada para o cliente.

Os conceitos que compõem os 4C’s são:

- cliente: o cliente é o ponto chave do composto, pois é ele quem busca por produtos a fim de consumi-los. Sem o cliente não haverá consumo, portanto entende-lo e entender e suas vontades é uma tarefa excepcional para que a empresa atinja uma margem de lucro no final;

- custo: o custo refere-se ao valor percebido pelo cliente, que poderá determinar o custo a ser cobrado pelo produto. Conhecer os consumidores é imprescindível, assim pode-se ter uma base de quando dinheiro ele desembolsaria pela peça. O preço do produto precisa estar relacionado com as necessidades primordiais do cliente. Quanto maior o valor e benefícios percebido pelo cliente, maior poderá ser o custo cobrado;

- conveniência: a conveniência deve ser adaptada de acordo com a comodidade do consumidor, pensando na distância, atendimento mais adequado, localização e conforto. A facilidade de acesso é um ponto fundamental, já que intervêm na praticidade de compra. Assim o ponto de venda torna-se uma vantagem perante outros concorrentes.

- comunicação: podemos dizer que tanto a comunicação e o “P” de promoção busca promover o produto. A comunicação cuida da interatividade com os consumidores. É o momento em a empresa precisa induzir o cliente a obter o seu produto, portanto, tal comunicação precisa ser clara e direta, evidenciando as características do produto, onde encontrar e o seus diferencias diante de marcas concorrentes. Nessa interatividade, também tem de haver a opção do cliente se comunicar diretamente com a empresa, para assim, expor suas opiniões.

  1. 3.2 Marketing Digital

Podemos dizer que o marketing digital é uma expansão do marketing tradicional para os meios digitais, como a internet, com o objetivo de divulgar e comercializar uma marca, produto ou serviço, conquistar novos clientes e melhorar seu relacionamento com o mercado consumidor.

Essa expansão se deve ao fato de que, com o processo de globalização, a internet é muito utilizada em qualquer lugar do mundo e consequentemente o número de consumidores é extremamente extenso, o que motiva as empresas a trabalharem no mudo online utilizando ferramentas para maximizar a sua marca, além do fato de que a internet vem se mostrando o meio de comunicação mais eficiente na hora de estabelecer um relacionamento direto entre o locutor (empresa) e o interlocutor (cliente).

A internet proporciona uma grande facilidade para qualquer empresa que deseja ganhar visibilidade no mercado online e off-line, isso porque, é mais fácil e prático fazer uma marca se tornar conhecida através de redes sociais, já que na web a troca de informações ocorre constantemente e de forma rápida. Ademais, trabalhar a divulgação de uma marca no mundo online irá influenciar indiretamente o mundo off-line. Acontece que com a constante troca de informações, quando um produto novo é lançado no mercado e esse gera um grande impacto entre os usuário e a divulgação passa a ser feita a partir desses usuários satisfeitos, de forma que a marca passa a ser pronunciada no dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com