TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA

ENGENHARIA CIVIL

Projeto Integrado

Inovações Tecnológicas na Construção Civil

ECOTELHADO

São Paulo, 11 de Novembro de 2015

AGNES G. AUGUSTO – 20474965

CARLOS PINHO – 20575810

KETHELYN ANTUNES - 20447105

MARCOS CUSTODIO DA SILVA – 2060539

MATEUS DE LIMA PEREIRA – 20619407

ROSANA OLIVEIRA – 20579655

VICTOR HUGO DE A. ANTONIO – 20724163

Introdução

          Silva (2011) elaborou uma pesquisa bibliográfica, na qual  enfatizou os aspectos pertinentes ao telhado verde, sobre essa vertente a autora destaca os benefícios e os cuidados que deve ser tomados quando propor um projeto com esse enfoque. A autora afirma que o impacto ambiental está diretamente relacionado aos efeitos da ação do homem sobre o meio ambiente.  Com a inovação tecnológica, o mercado construtivo tem buscado novas possibilidades para o desenvolvimento de todo o país. A construção civil exerce um grande impacto no meio ambiente. A construção e reforma dos edifícios produzem em média anualmente 400 kg por habitante, volume quase igual ao do lixo urbano, segundo Ceotto (2006).

Segundo a autora para minimizar esses efeitos e compensar o meio ambiente, o telhado verde é uma solução eficiente que vários países vem adotando, principalmente na Europa, como um meio de minimizar os impactos impostos pela impermeabilização das grandes cidades. No Brasil, esse sistema construtivo ainda é muito tímido, sendo mais utilizado em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Telhado Verde – Cubra a sua casa de benefícios

Conforme destaca Silva (2011) os telhados verdes, por longo período da história da arquitetura, vêm sendo utilizados, porém com conotações diferentes. Suas motivações foram estéticas, vernaculares, lazer, ecológicas e por fim sustentáveis. Por este último motivo é que hoje procura –se implantar maiores quantidades de telhados verdes nas cidades. Os telhados verdes são aqueles que possuem uma técnica, na qual, a cobertura superior de residências ou pontos comerciais é revestida de plantas e vegetais.

A autora (Idem) enaltece que as técnicas de impermeabilização e drenagem da cobertura, ajuda a reduzir a poluição ambiental de grandes cidades; amenizar os fatores climáticos como calor excessivo gerado pela ação do sol; melhora o conforto termo acústico do imóvel e a relação entre a edificação e o meio ambiente; e ainda garante um ambiente bonito e colorido para quem olha de fora.  Como ameniza o calor dentro do ambiente, o telhado verde reduz a necessidade de utilização de recursos de refrigeramento, como o ar condicionado, que além de gerar maior energia, sendo ruim financeiramente, também é desinteressante do ponto de vista do meio ambiente, uma vez que polui a atmosfera.Um dos aspectos importantes no telhado verde segundo Silva (2011) são os resultados que este proporciona ao meio ambiente, o telhado chega a reduzir em até 30% os efeitos climáticos dentro da casa. Além disso, o telhado verde é também bom para a saúde: a vegetação ajuda a manter a umidade relativa do ar. As plantas têm papel importante na “purificação” do ar, pois consomem gás carbônico e devolvem oxigênio para a atmosfera.

Outro benefício é a redução no consumo de água. A vegetação e a terra do telhado criam um filtro natural e a água que cai da chuva pode ser utilizada para reuso.   Esteticamente, os telhados verdes também podem ser atrativos, como não são comuns, pelo menos por enquanto, são chamativos e despertam atenção e curiosidade de quem os vê. Para os comerciantes, ou empresas que implantarem o telhado verde, ainda irá gerar, no seu público, uma impressão positiva, pois verá que sua empresa se preocupa com o meio ambiente e em soluções sustentáveis.

Composição do Telhado Verde – Aspectos Técnicos

Sobre esse enfoque pode se destacar que o telhado verde tem por objetivo a aplicação de vegetação sobre a cobertura de edificações que recebem tratamento adequado em relação à impermeabilização, barreira anti-raízes e drenagem, favorecendo a eficácia do mesmo. Não necessariamente pode – se relacionar esta tecnologia apenas à novas edificações, pois desde que sejam observados alguns aspectos é possível aplica – la com grande sucesso em edificações já existentes. Para tal, é necessário investigar a resistência da estrutura que irá receber o telhado verde, a impermeabilização, a execução de barreiras anti-raízes, a drenagem a ser executada e a inclinação da cobertura existente ou a ser reformada ou construída

O projeto

Considerando os atenuantes de uma obra sustentável, buscamos elaborar um projeto que visem os aspectos sócio econômico e ambiental de modo que possa proporcionar condições de equilíbrio e sustentabilidade, para atender as necessidades básicas da atual sociedade. Nesse contexto propomos em nosso projeto utilização dos recursos hídricos e energéticos para o equilíbrio ambiental.

Neste projeto buscamos demonstrar o tipo mais comum e usual de cobertura verde com sistema de reuso de águas pluviais, o sistema extensivo, que pode ser adaptado a uma construção já existente, um anexo por exemplo, e caracteriza-se pelo peso menor que os outros sistemas, e pela facilidade de implantação e manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (269.2 Kb)   docx (106.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com