TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Converse

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

Apresentação da empresa____________________________

Macroambientes____________________________________

O macroambiente é constituído por seis importantes variáveis: sócio cultural, demográfica, político-legal, econômica, tecnológica e natural. Que se bem utilizadas e monitoradas, mostram à empresa as tendências e necessidades não atendidas. O poder de encontrar tendências é fundamental para o crescimento de uma empresa, segundo Kotler "Tendência é uma direção ou sequência de eventos que ocorre em algum momento e promete durabilidade".

Empresas bem-sucedidas são aquelas que conseguem identificar quais são as tendências do momento e aproveitá-las positivamente para si, tanto para se prevenir de possíveis ameaças como para localizar oportunidades no mercado.

Ambiente Sócio Cultural_____________________________________

A sociedade em que estamos inseridos tem a influência de moldar as pessoas e de desenvolver suas crenças, valores e comportamentos. É uma forma inconsciente de ver o mundo e de absorver valores que definem seu relacionamento consigo mesmo e com o mundo. O público “jovem” é o mais influenciado pela sociedade e são os que mais sofrem as consequências disso.

Tempos de crise

 Mais da metade dos brasileiros (57%) alterou seus hábitos de consumo como reação a crise financeira. Entre as mudanças mais adotadas estão: pesquisar mais antes de comprar; corte de coisas supérfluas; e adiamento de aquisições de bens mais caros. O brasileiro está cortando a alimentação fora de casa, os gastos com lazer e reduzindo o consumo de itens considerados supérfluos nas compras nos supermercados. Mas, ainda que a atual condição financeira esteja impactando diretamente o consumo, a maior parte da população demonstra manter a intenção de compra de roupa e calçados novos.

 (Fontes -http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/09/1679422-crise-faz-57-dos-brasileiros-mudarem-habitos-de-consumo.shtml

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2015/08/com-crise-brasileiro-come-menos-fora-e-deseja-comprar-roupa-e-sapato.html)

Consumidor cada vez mais exigente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, isso faz com que eles imponham às empresas uma qualidade alta de serviços e produtos. As empresas que estão dispostas a oferecer para seus clientes uma qualidade alta nos serviços/produtos, atendimento e pós-venda, terão um grande diferencial em relação às outras empresas, sendo muito mais conceituadas no mercado.

(Fonte - http://consumidormoderno.uol.com.br/relacionamento/consumidor-cada-vez-maisexigente)

Crescimento da utilização da internet

Para se sobressair no mercado é preciso ter uma marca forte, pois há muitos concorrentes. Desde que a internet virou meio de informações, os clientes conseguem saber qual empresa é melhor e, principalmente pelas redes sociais, as pessoas comentam e dão sua opinião. Uma empresa precisa ter uma presença digital forte para colocar sua marca no topo atraindo cada vez mais clientes. De acordo com uma pesquisa do IBOPE, há revelações importantes sobre o comportamento do jovem digital, as mais importantes são:

- A internet serve para que os jovens pesquisem e troquem experiências sobre quais produtos e serviços devem comprar, ou seja, experiências e relacionamentos são essenciais na decisão de compra.

- Os jovens usam mais de um meio de comunicação por vez, por exemplo: usam Facebook enquanto assistem TV ou falam ao celular. Cada vez mais os jovens adquirem a capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.

- Crescimento acelerado de celulares com internet, cada vez mais se torna pequena a quantidade de jovens que não o possuem. Hoje em dia os jovens fazem tudo pela internet do celular, até mesmo compras.

- A internet é a principal fonte de entretenimento dos jovens.

- 94% do público em redes sociais são jovens.

- A maioria dos jovens entra na internet para ver publicações de amigos (o que eles fazem, onde vão, fotos publicadas etc.).

(Fonte - http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/paginas/acesso-a-internet-em-domicilioscontinua-a-crescer-no-brasil.aspx)

Modismo

Hoje em dia os jovens estão muito preocupados com o modismo, querem sempre inovar e estar por dentro de tudo. Os jovens têm muito medo da rejeição, temem não serem aceitos pela sociedade e por isso querem estar antenados com tudo que está em alta, sempre inseridos em grupos que lhes deem certo status pessoal, se preocupam muito com marca, moda, músicas, aparelhos eletrônicos de última geração entre outros. Quando se trata de balada os jovens também se preocupam muito com o estilo musical atual, com as roupas e as marcas que estão evidencia naquele momento.

(Fonte - http://jovemplural.wordpress.com/religiosidade/a-religiosidade-da-geracao-y/a-geracaowi-)

Ambiente Demográfico______________________________________

Ambiente Político/Legal_____________________________________

Identificação de material

- LEI Nº 11.211/05 estabelece as condições exigíveis para a identificação do couro e das matérias-primas sucedâneas, utilizados na confecção de calçados. As empresas são obrigadas a identificar por meio de símbolos os materiais empregados na fabricação dos respectivos produtos, quando destinados a consumo no mercado brasileiro.

Ficam as empresas fabricantes ou importadoras de calçados e artefatos, descritos nos Anexos I e II desta Lei, obrigadas a identificar por meio de símbolos os materiais empregados na fabricação dos respectivos produtos, quando destinados a consumo no mercado brasileiro.

(Fonte – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11211.htm)

Ambiente Natural___________________________________________

O clima é uma variável muito importante a ser estudada, visto que as variáveis incontroláveis presentes na natureza são, muitas vezes, essenciais na influência e até mesmo das tomadas de decisões dos consumidores.

Calendário de estações

A maioria das indústrias de calçados usam um calendário para acompanhar as estações do ano, pois as pessoas vão as compras para se adaptarem as variações climáticas, assim a cada estação as industrias renovam seus produtos. As empresas de roupas tentam associar o momento das trocas de estação com a vida das pessoas. Em função disso, os consumidores são estimulados a consumir mais do que em outras épocas do ano. Como consequência o economista Fábio José Esguiceiro aponta que o aquecimento nas vendas provoca aos lojistas e comerciantes um aumento considerado no faturamento das lojas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (182.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com