TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Sistema de Ensino Presencial Conectado

Por:   •  15/5/2015  •  Monografia  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

                               ANDRESSA GUIDELLI BOSO

[pic 2]

[pic 3] [pic 4]

2014

ANDRESSA GUIDELLI BOSO

[pic 5]

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Teorias da Administração, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Gestão Empresarial. Orientadores: Professor: Ivan Campos, Professora: Elisa Nantes, Professor: Wilson Sanches, Professora: Márcia Bastos.

Curitiba

2014

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................4

Desenvolvimento...............................................................................................5

 2 Pesquisa de  Mercado...................................................................................6

3 Marketing...................................................................................................7 e 8

4 Negociação......................................................................................................9

5 Considerações Finais...................................................................................10

7 Referências....................................................................................................11

[pic 6]

Tudo começou quando a Microsoft foi fundada a 1975 pelo próprio Bill Gates juntamente com o seu companheiro de infância e grande amigo, Paul Allen. Um dos primeiros produtos a ser desenvolvido pela Microsoft foi uma versão inicial do interpretador BASIC, mais especificamente criado para o computador Altair 8800 da MITS. Um ano depois a Microsoft lança a versão Microsoft FORTRAN, especialmente criado para computadores baseados em CP/M. Por volta dos anos 80, mais concretamente a 1980, a IBM aplica o planeamento do seu primeiro computador para uso pessoal com um sistema simples conhecido como CP/M, mas as negociações com a empresa Digital Research não correram como esperado, acabando por falhar.

 Com isto, a IBM procurou diversas soluções e uma delas foi a Microsoft. Fazendo assim uma proposta para o desenvolvimento do sistema operacional que necessitavam para este projeto. Sem ter um sistema para entrega de momento, a Microsoft acabar por comprometer-se fechando um contrato não exclusivo de licenciamento com a empresa IBM e procura a empresa Seattle Computes, que é uma empresa também criadora e programadora de sistemas operativos e outras aplicações, para comprar o sistema que viria então a ser desenvolvido. Este sistema iria titular-se com por Q-DOS.

[pic 7]

Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas pesquisas elaboradas através de conceitos de pesquisa de mercado, marketing e negociação. Houve a análise da concorrência, tanto para aquelas diretas bem com as indiretas, verificando a estrutura dos produtos, como é realizada a comunicação com o mercado, público-alvo, distribuição, formas de fornecimento e condições comerciais. Com base no resultado destas análises, foi definido o posicionamento mercadológico mais adequado, em termos de resultado.

 

PESQUISA DE MERCADO

Kotler (2000, p. 764) entende que a toda pesquisa que visa obter informações consideradas necessárias á tomada de decisões diante de problemas ou de situações de mercado. Os métodos utilizados podem ser menos ou mais sofisticados, e os problemas, percebidos mais simples ou mais complexos. Para fazer uma boa pesquisa de mercado é necessário utilizar métodos científicos. Esses métodos, em certas situações, constituem-se simplesmente bom-senso. O bom-senso nem sempre é o senso comum, e utilizar o bom-senso na interpretação ou na solução de problemas de mercado já é agir cientificamente.

 Veja esta parte do texto: “Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo”, diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre pesquisa de mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantando nesse trecho do texto?

Fazer a pesquisa de mercado, ela tem como identificar e solucionar problemas. Portanto, para aplicar na Microsoft este conceito, acredito que deve ser feita uma pesquisa de mercado entre seus clientes, os quais estão sentido mais dificuldade na aceitação de novos produtos, mostrando a eles inovações em tecnologia com novos equipamentos, a questão é, promover rentabilidade na economia de sua mão-de-obra e seus lucros. Com isso, mantê-los como clientes e parceiros, com um melhor padrão, sem se preocupar em perdê-los para as concorrências.

Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

Ficou para trás por falta de investimentos a Microsoft deixou de investir em celulares, smartphones, tablete em tecnologias de compartilhamentos, hoje as pessoas fazem tudo através dos celulares, aplicativos. É interessante ver que a empresa que domina o mercado de sistema operacional, computadores pessoais não tem grande importâncias nos portáteis. A Microsoft perdeu essa oportunidade. Faltou inovação competitividade, não ousou inovar assim abriu espaço para os concorrentes acelerarem em tecnologias da modalidade, errou o alvo e agora corre atrás para acertar.

MARKETING

Constataram que o marketing direto deve encerrar o ciclo, da prospecção ao fechamento de uma venda. Em resumo, o marketing direto faz uso de canais ou meios diretos para chegar ao consumidor e oferecer produtos e serviços, sem a ajuda dos intermediários de marketing, é uma ferramenta de fácil mensuração de resultados e, hoje, é muito utilizada em ações de marketing de relacionamento. (Kotler 2000, p. 764)

Veja esta parte do texto: “Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo,  Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir á chegada do Iphone e do sistema operacional Android. “ Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (832.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com