TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing de Relacionamento - Importância em Fidelizar o Cliente

Por:   •  2/11/2016  •  Artigo  •  5.143 Palavras (21 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 21

MARKETING DE RELACIONAMENTO

ULRICH, Marisa Luisa DE SOUZA, Wesley Martins COSTA, Ronaldo Átila Martins

1 INTRODUÇÃO

O mercado contemporâneo exige das empresas altas competitividade. Para tanto, elas precisam  formular  estratégias   de  negócio   eficientes  e  estratégias  de  marketing   que acrescentem valor aos seus produtos, a fim de obter vantagens competitivas e destacar-se perante seus concorrentes.

Dessa forma, as empresas voltam-se cada vez mais para o mercado, com o intuito de superar os desafios de entregar valor agregado e satisfazer necessidades dos consumidores, obter vantagem competitiva frente aos concorrentes, superar as crises nos diversos setores da economia e as imposições governamentais, além de outras intempéries do macroambiente onde a empresa está inserida.

Nesse sentido, a área de marketing torna-se cada vez mais relevante para as organizações permanecerem e competirem no mercado. Faz-se necessário também que os gestores busquem um conhecimento mais aprofundado acerca do que está sendo discutindo atualmente em relação ao marketing, para compreenderem melhor seu ambiente de negócios. Para tanto, este trabalho tem como questão de pesquisa investigar: Como os conceitos de marketing   de   relacionamento   colaboram   para   o   entendimento   do   mercado   de   uma organização?

Para  tanto,  o  presente  estudo  tem  como  objetivo  geral  descrever  os  principais conceitos de marketing, mais especificamente do tema marketing de relacionamento, e a relação dos mesmos em uma análise do micro e macroambiente. Para tanto, buscou-se como objetivos específicos: a

Esse trabalho analisa a área do Marketing de Relacionamento e as suas expectativas em relação à satisfação e o bem estar dos clientes. Sendo assim a pesquisa desse artigo foi realizada no grupo de assinantes Zero hora, tendo como objetivo em vista saber o que o clube


proporciona aos seus clientes, quais os benefícios oferecidos as vantagens oferecidas.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Evolução e conceito do Marketing

O termo foi traduzido em 1954 por mercadologia, para implantação de um curso superior específico. Entretanto, o termo Marketing em inglês significa ação no mercado, trazendo uma conotação dinâmica e não simplesmente em estudos de mercado. Para o autor Las Casas (2009), Marketing define-se como o desempenho de atividades comerciais, que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor.

Para os autores Churchill e Peter (2000) o marketing é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. O objetivo do marketing é ter o cliente integrado na formulação de produtos e serviços e planejar um processo sistemático de interação capaz de melhorar o relacionamento entre cliente e fornecedor. Para que as atividades de marketing tenham sucesso, é importante salientar que ele é um sistema dual, que envolve a organização e seus clientes. Para que essa relação de troca entre eles seja duradoura é fundamental estar sempre atualizado em relação ao mercado.

Marketing está ligado a necessidades humanas. Uma necessidade humana é um estado em que se percebe alguma privação, o ser humano tem necessidades complexas e neles incluem  necessidades  físicas,  básicas,  de  alimento,  vestuário  e  segurança.  Kotler  (2012) afirma ainda que é possível que essas necessidades sejam moldadas através da cultura e das características dos lugares onde vivem.

O Marketing possibilita o conhecimento dos clientes, e isso resulta em pontos positivos para empresa. Demonstra que ao executar um atendimento, deve-se priorizar o vínculo humano, ou seja, primeiro o cliente como pessoa, depois o lado comercial. Também é importante frisar que cada cliente é único e deve ser atendido como tal. Kotler (2006)

Segundo  Kotler  e Amstrong  (2007),  marketing  busca  entender  e  satisfazer  as necessidades e desejos dos clientes, criando um canal de contato com cliente tornando o esforço da venda. Ou seja, o marketing procura desenvolver produtos, serviços e uma imagem de valor que automaticamente o público-alvo reconhece uma valorização a marca de produto trabalhado. Não sendo somente um trabalho  para realização  de vendas, mas também de contato com público assim criando uma proximidade com público.

2.1.1 Importância do Marketing no mercado atual

Segundo Kotler (2002) a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível


superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. Soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e consistente.

Satisfazer as necessidades dos clientes em uma sociedade globalizada não é tarefa fácil, afinal há uma grande diversidade de valores, culturas, informações e recursos, sendo necessário analisar cuidadosamente a melhor maneira de introdução no comércio, e adequar produtos globais a mercados locais, usando todos os recursos e talentos para criar formas atrativas de atender às demandas e aos desejos dos clientes (COBRA, 2000). Dias (2003) acrescenta que a prática da função de marketing deve ser contínua, eficaz e competente, possibilitando o crescimento sólido das receitas e dos lucros das empresas.

Warren J. Keegan (2011) relata o mercado globalizado atual, o Marketing tem grande relevância, os consumidores do mundo todo estão se tornando cada vez mais parecidos. Sob a perceptiva globalizada para lançar novos produtos ou serviços, é preciso analisar as informações culturais, geográficas, econômicas para elaborar boas estratégias de marketing, que vão desde promoção, preços e dos próprios produtos. Cada país é soberano e único, mas existem similaridades entre os países de uma mesma região ou de mesmo nível de desenvolvimento o que torna a abordagem quase que uniforme, trazendo planos e estruturas de marketing que conseguem atingir os grandes públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (386.4 Kb)   docx (180.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com