TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing de serviços

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Anhanguera – Polo Moinhos Porto Alegre

Curso de Tecnologia em Marketing

Marketing de Serviços

Rodrigo Bicca – RA 351984

Suéllen Biacchi – RA 383927

Trabalho elaborado de Marketing de Serviços

Profº Daira Cabral

Porto Alegre

  1. de Junho de 2013

Conteúdo

Faculdade Anhanguera – Polo Moinhos Porto Alegre        

1. Introdução        

2.3 Percepções sobre serviços        

2.4 Interações com o fornecedor de serviços        

Referências        

       1. Introdução

       Neste trabalho iremos falar sobre os vários tipos de serviços oferecidos as empresas e aos consumidores em geral.
       Falaremos também de nossa experiência em uma rede de supermercados. Desde o cadastro dos novos associados ao consumidor  final.



         2. Setor de Serviços

         2.1 Setor de serviços e o consumidor Brasileiro.

Hoje o setor de serviços tem uma grande importância para toda economia, pois esta é a tendência da economia mundial.
Segundo o PIB, este setor representava 60% de empregos formais no Brasil. Esta informação foi divulgada pela CAGED em 2008.
Até hoje vem crescendo este tipo de negócio no Brasil. Ele é muito usado pela maioria das empresas.
Além do beneficio das empresas, pois na logística delas podem-se reduzir custos transformando em empresas competitivas no mercado.
Faz também com que as pequenas empresas alavanquem seus negócios e gerem muito mais empregos.
      Hoje vemos alguns setores de serviços que mais se encontram no mercado.         Segundo o CEBRASSE, no balanço de 2011, os principais seguimentos do setor no Brasil são: limpeza e conservação (35,5%), serviços gerais e mão de obra (26% cada), trabalhos temporários (25%0, serviços administrativos (20%), vigilância e manutenção predial (14,5% cada), logística e administração de RH (13,5% cada), sendo que os principais setores compradores destes serviços são: Indústria, Comercio e varejo, setor publico, financeiro, Telecomunicações.
Para os consumidores em geral também temos vários tipos de serviços, diferentes dos citados acima.
Os principais serviços utilizados pelos consumidores estão os serviços públicos: fornecimento de água, energia, telecomunicações, transporte público. Outros tipos de
 serviço de empresas privadas os mais comuns são: Serviços no mercado de beleza, serviços pela internet, hotelaria, entretenimento.
Para que entendam a importância do setor, exemplificaremos o uso dos serviços.
Hoje a maior parte da população teve um crescimento de padrões de vida, para isso homens e mulheres “saem” para o campo de trabalho, e com isso não se tem mais tempo como antes.
Quando querem viajar, por exemplo, não se faz mais uma pesquisa de qual viação, qual hotel, ficará mais barato. Para isso temos hoje o serviço das agencias de viagens, essas agencias que procuram o melhor local de turismo, translado, viação, hotéis, tudo que o cliente precisa para realizar a viajem, com o maior conforto e sem sustos.
Nosso grupo utiliza alguns serviços: Cinema, TV por assinatura, Telefonia móvel e fixo, Escola de Inglês, Teatro, faculdade, transporte público e serviços públicos em geral.

2.2 Inovação em serviços

Segundo pesquisa do grupo, nos sites sugeridos pela ATPS, vimos que as inovações tem muita importância para o crescimento do negócio.
Pesquisamos uma rede de supermercados onde só vem crescendo no Rio Grande do Sul, segundo a AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados).
Concorrente direto do Unisuper a Rede Unimax, oferece ao associado inúmeras vantagens de acordo com a suas necessidades. Desde a reforma no estabelecimento ao consumidor final.


2.3 Percepções sobre serviços

A empresa que o grupo foi visitar é a Rede Unimax, que atua no setor varejista.
Pela percepção do grupo a experiência foi excelente, onde se entendeu toda a logística de como o setor supermercadista funciona. Localizada dentro do CEASA de Porto Alegre.
Pela analise do grupo os pontos fortes do serviço prestado é que ele tem um setor de marketing onde dá todo o devido apoio ao novo e antigo associado. Pois toda a semana o associado solicita encartes do hortifruti onde eu faço a confecção, conforme a gerente me passa a lista de quais produtos irão entrar na grade do encarte, juntamente com o setor de comprar. Isso dá uma credibilidade a mais ao estabelecimento do novo e antigo associado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com