TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  23/4/2015  •  Monografia  •  1.549 Palavras (7 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]


  1. Solução do caso – administração da produção

Questão 1:

R-         A empresa Seleto é uma das marcas mais tradicionais do Brasil e já foi uma das líderes do mercado há aproximadamente quarenta anos.

        Esta grande marca está de volta ao mercado, mantendo a mesma qualidade dos grãos que estão sendo oferecidos em pó e em cápsulas compatíveis com as máquinas Nespresso. Além dos Cafés de vários tipos, a empresa expandiu para outros alimentos como achocolatados e cereais matinais, entre outros produtos.

        Tendo em vista que sempre contou com memoráveis campanhas publicitárias, a empresa trouxe de volta o jingle da Seleto que voltou a ser executado nas rádios de São Paulo, mas em uma versão atualizada, numa tentativa de reconquista dos consumidores e adaptação ao século XXI, buscando estrategicamente reposicionar a marca “Seleto” no mercado.

Questão 2:

R-        Historicamente o café é uma das atividades do agronegócio que se destaca na balança comercial brasileira, com expressiva importância até os dias de hoje no cenário socioeconômico do País.

        Porém como em qualquer outro negócio é preciso que a produção cafeeira busque constantemente a inovação e a inteligência competitiva no campo da pesquisa e desenvolvimento e em todos os elos do processo de produção e comercialização do produto.

 Desta forma para se obter uma maior eficácia da produção é necessário produzir e fornecer produtos de qualidade, inovadores, competitivos e sustentáveis em um ambiente socialmente responsável.

Portanto, para que a Seleto possa competir de forma mais eficaz ela deve buscar novas tendências, oportunidades e desafios na cafeicultura brasileira.

Questão 3:

R-        Podemos entender Gestão por Competência um conjunto de ferramentas capazes de promover o contínuo aperfeiçoamento dos conhecimentos, Habilidades e Atitudes de cada colaborador de empresas.

        Dentro deste contexto as empresas precisam estar preparadas para crescer dentro de um mercado cada vez mais competitivo, buscando melhoria em todos os seus processos. Mas é impossível vencer todas as barreiras impostas pelo mercado, se o principal, as pessoas forem esquecidas. Sem que haja uma preocupação com as pessoas que compõem a Organização existe um sério risco de fracassar.

        As pessoas são cobradas pelos resultados da organização, pela melhoria contínua, por atualização constante, por qualidade, diminuição nos custos, novas estratégias de marketing e tantas outras coisas.

        Para atingir resultados através das pessoas é necessário atrair e investir desde a contratação com definição correta do perfil que deseja contratar até o desenvolvimento das pessoas.

        

Tudo isso é possível através da Gestão por Competência, com ferramentas consistentes e livres da manipulação e influência que as utiliza.

Para desenvolver um trabalho alinhado, caberão às empresas definir suas competências organizacionais, através de indicadores como missão, visão, valores, estratégias, etc. Com o fortalecimento do RH e gestores, a preparação da empresa para a implementação de uma metodologia.

O próximo passo compreenderá o mapeamento e mensuração do perfil de competências, que servirá como base para construção da entrevista comportamental com foco em competências, e o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) essenciais para o cargo.

Este conjunto de ferramentas que permitirá um investimento em pessoas com foco nas necessidades reais do cargo, define a Gestão por Competência aplicada às organizações de forma geral.


  1. Logística

Questão 1:

R -        A empresa Seleto é uma das marcas de café mais tradicionais do Brasil e já foi uma das líderes do mercado com peças publicitárias que se destacaram nas década de 70 e 80, principalmente no estado de São Paulo.

        Em 2012, a marca foi comprada por Foods Alimentos, de Minas Gerais, que atuava até então apenas no atacado e buscava um nome forte para entrar no mercado varejista.

        Como a antiga fábrica era um ponto de referência em São Paulo ela foi mantida, Porém ela descentralizou a matriz e abriu outra indústria de torrefação que está estrategicamente instalada em Piumhi, Minas Gerais, facilitando o acesso de produtores da região do cerrado mineiro e do sul e sudoeste do estado, com a visão de expandir para outras regiões, além de criar outros produtos como achocolatados e cereais matinais entre outros produtos, visando atender a uma clientela diversificada.

        A empresa dispõe de altíssima tecnologia e possui instalações modernas, cultura ambiental agradável, funcionários bem treinados e excelentes planejamento e organização.

        Diante do estudo realizado é possível identificar alguns pontos que iriam contribuir para um melhor desenvolvimento da empresa, tais como:

  • Abrir novas franquias próximas a universidades, em pontos de encontro de jovens como: Shopping centers, livrarias, próximos ou dentro de cinemas;
  • Ampliar divulgação em mídias sociais, comerciais em salas de cinema;
  • Construir um cardápio variado de café gelado e lanches variados;
  • Expandir-se para região nordeste do país, uma das regiões mais beneficiadas por programas sociais do governo federal, fator determinante para o aumento de consumo de café.

Questão 2:

R-        Por se tratar de uma atividade empresarial que abrange todas as atividades de movimentação de produtos e a transferência de informações de, para e entre – participantes, ou seja, entre a empresa, seus fornecedores e finalmente os consumidores, trabalham em conjunto de maneira eficiente. Para tanto é necessário que se aplique uma série de atividades logísticas classificadas como primárias – que entendemos como as mais importantes – e as atividades secundárias – que são as atividades de apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com