TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento organizacional

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (CEAD)

PÓLO – INDAIATUBA

Curso – Tecnologia em Marketing

Disciplina: Comportamento Organizacional

Fabrício Batista Ferreira                R.A: 3806598728

                                Ederson Pereira Costa                R.A: 4300066383

Maiara Mata Oliveira                        R.A: 4301748414

Comportamento Organizacional

Professora EAD: Maria Cristiane Vinholi de Brito.

Professora Presencial: Adriane T. T. Crescimano.

Indaiatuba – SP

Abril / 2012

Introdução

        Nos capítulos a seguir vamos descrever como o estudo do Comportamento Organizacional é importante para administrar empresas. Tem como intuito melhorar o convívio dentro das organizações e padronizar uma forma de comportamento que além de satisfazer os interesses da organização, satisfaça também seus clientes e funcionários. O Comportamento Organizacional é importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais e tecnológicas. O estudo do comportamento humano gera também a compreensão, explicação, previsão e o controle dos indivíduos e equipes em uma organização. Abrangendo temas como motivação, dinâmica em grupo, gerenciamento e estrutura organizacional; visando maior produtividade, criatividade, resoluções de problemas e desenvolvimento organizacional.

A qualidade na estrutura das empresas, o bom relacionamento com seus funcionários, gera a melhoria das habilidades humanas, gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança, etc. Devemos ter qualificação e respeitar culturas diferentes, aceitando todos os tipos de raças existentes, condições sexuais, deficiências entre outros. A satisfação dos funcionários fortalece e gera melhorias não só na vida profissional como também na vida pessoal. A criatividade é um ponto chave para a inovação e mudanças.

O temperamento das pessoas pode afetar a imagem das organizações. O comportamento Organizacional é aplicado também para ensinar as pessoas a separarem vida pessoal da vida profissional, saber se comunicar em diferentes ambientes. Ter equilíbrio pessoal e profissional é fundamental para a satisfação de ambas as partes.

1. Definição de Comportamento Organizacional

Conforme com a definição de Karla Sampaio, concluímos que comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre as organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. 

Tem como objetivo aumentar a produtividade e reduzir o absenteísmo e a rotatividade, promovendo a cidadania organizacional.

  1. Comparação

Andrew J. Dubrin define que comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento. Podemos assim dizer que o comportamento organizacional é o estudo que se preocupa com o que as pessoas fazem nas organizações e como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. Comportamento Organizacional visa uma melhor compreensão do comportamento humano, a fim de torná-los mais satisfeitos e assim mais produtivos.

Para John A. Wagner III. Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Importante citar também que o comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas de uma organização em geral. Comparando as duas definições, concluímos que para os dois autores a metodologia de estudo do comportamento organizacional seguem a mesma linha de definição com algumas observações mais técnicas que não deferência no contexto organizacional.

1.2 Sistemas abertos e fechados

As organizações são definidas como sistemas abertos, formadas por partes inter-relacionadas. O Sistema aberto é conhecido como Sistema Orgânico. Existem alternativas de entradas e saídas com relação ao ambiente externo. A adaptação do indivíduo ou determinados grupos, não depende das leis da física, mas de alinhamento constante às condições do meio em que está inserido. Já o Sistema Fechado obedece às teorias, com relação às necessidades do ambiente. Não está fundamentado na estrutura física da organização, são os sistemas cujo comportamento é determinístico e programado, como os maquinários, tecnologia, recursos humanos.

Os sistemas são diferenciados em sistema aberto e sistema fechado, conforme segue o quadro abaixo:

Sistema Aberto                                         Sistema Fechado

- Seres vivos, sociedades, empresas

- Definido pela forma

- Conserva ordem, informação, memoria

- Troca matéria e energia com o   ambiente

- Complexibilidade aumenta

- Resistência ativa as mudanças

 - Objetos físicos

 - Definido pelo conteúdo         

 - Conserva matéria, energia.

 - Não troca energia e nem matéria com o ambiente

- Entropia sempre aumenta

- Resistência passiva as mudanças.

2. Conceito de Inovação nas Organizações

Inovação organizacional refere-se às novas formas de trabalho, sendo que, podem ser organizados e realizados dentro de uma organização para encorajar e promover a vantagem competitiva. Engloba como as organizações e indivíduos especificamente, gerenciar processos de trabalho em áreas como: relacionamento com o cliente, o desempenho e retenção de funcionários e gestão do conhecimento. Os indivíduos a pensar de forma independente e criativa na aplicação do conhecimento pessoal para os desafios organizacionais, desta forma, a inovação organizacional requer uma cultura de inovação que ofereça suporte a novas idéias e processos. É necessário mudar, ou melhor, um produto, serviço ou procedimento que a empresa desempenha, uma vez que, as inovações giram em torno de mudanças, é um processo que inclui técnicas, concepção, desenvolvimento, resulta no desenvolvimento de novos produtos ou aperfeiçoamento dentro das organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com