TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade

Por:   •  27/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  4.504 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA(UNAMA)[pic 1]

          CURSO DE FISIOTERAPIA

PAULO VICTOR CAVALCANTE LOPES

Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade: OBJETIVOS E METAS.

BELÉM – PA

2019      


[pic 2]

PAULO VICTOR CAVALCANTE LOPES

Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade: OBJETIVOS E METAS.

Trabalho avaliativo de objetivos e metas da disciplina Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade do curso de Fisioterapia, turma 1GMB da Universidade da Amazônia - UNAMA, ministrado pela professora Alessandra Meirelles Esteves.

BELÉM - PA

2019


Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Objetivos        5

2.2 Metas        6

2.3 Mercado de Trabalho        7

3 CONCLUSÃO        9

4 REFERÊNCIAS        10


1 INTRODUÇÃO

Hoje no mercado há vários tipos de profissionais. Aqueles que inovam, aqueles que criam, e aqueles que tem boas ideias, mas não conseguem colocá-las no papel e executá-las. Por isso, foram criados dois conceitos básicos: trabalhabilidade e empreendedorismo.

Trabalhabilidade é a capacidade de adaptação e de geração de renda a partir de habilidades pessoais. Refere-se à capacidade de gerar valor no trabalho, indo além do mero emprego. É como a pessoa se vê produzindo economicamente, seja como empregado, consultor, empreendedor, enfim, todas as formas de trabalho. Esse conceito é ampliado também para outras fontes de renda e possibilidades de trabalho.

Empreendedorismo, por sua vez, seria a disposição para identificar oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento, que seja capaz de alavancar mudanças e gerar impactos positivos. Está relacionado com a criação de empresas ou de produtos novos. Empreender também significa agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em negócios lucrativos.

Esses conceitos, discutidos na disciplina Saúde Coletiva sob orientação da Profª Alessandra Esteves, embasam o presente artigo, que apresenta meus objetivos e metas quanto à minha trajetória futura na Fisioterapia. Desejo ser um profissional competente nas áreas de traumatologia e geriatria. As principais ferramentas que me auxiliarão nesse percurso serão intensos estudos teóricos e práticas em estágios. Trilhando esse caminho poderei realizar meu sonho de atuar nessa área e me destacar no mercado, ajudando a muitas pessoas. Sei que encontrarei muitos obstáculos, e um deles é meu TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), que ocasionalmente me impede de permanecer muito tempo numa só atividade, como escrever e ler. Mas tenho certeza que há obstáculos em qualquer caminhada. Por isso, precisamos contornar a todos para realizar nossos sonhos. Meus sonhos inspiram objetivos que podem ser concretizados através do estabelecimento de metas concretas e muita força de vontade, determinação, foco e paciência.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Objetivos

O mercado exige pessoas com capacidade cognitiva para resolução de problemas, adaptáveis à mudanças e aos avanços tecnológicos.

Para garantir então uma boa colocação no mercado de trabalho, além de uma longa permanência nas organizações assim como estabilidade no emprego.

Assim podemos definir que os objetivos são os sonhos, o que nos movem e nos motiva a continuar. É o fim que se deseja atingir.

Vai direcionar e motivar o indivíduo a empregar suas forças no sentido de ver concretizado os seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

Meu principal objetivo profissional como fisioterapeuta é trabalhar nas áreas de traumatologia e geriatria, auxiliando na melhoria da qualidade de vida especialmente de pessoas idosas, sujeitas a muitas limitações impostas pela idade. Me solidarizo com esse grupo específico por ter familiares nessas condições, que sofrem com reumatismo e síndrome do túnel do carpo, definida como

‘’(...) uma neuropatia periférica resultante da compressão do nervo mediano quando este passa por um no canal localizado no punho chamado de túnel do carpo. É uma doença comum nos consultórios de ortopedia, sendo mais comum em mulheres na faixa etária dos 30 aos 60 anos e pode ser bilateral em 50-60% dos casos.’’(MAYO,Clinica 2019)

 

Também tenho interesse especial por traumas em acidentes, como luxação de músculos ou quebras de ossos causados por Osteanabrose. Estou consciente que necessito de uma especialização, para trata-los de forma adequada e eficaz. Por isso, vou buscar estágios em clinicas de reabilitação privadas.

Nessas clínicas, fisioterapeutas realizam consultas e avaliações para acompanhar a evolução dos pacientes e suas respostas aos tratamentos, que podem incluir a utilização de exames ultrassom ou estímulos elétricos na musculatura. Caso necessário, receitam-lhes mais algumas sessões. Infelizmente, considerando a realidade de nosso país, grande parte da população não tem acesso a tratamentos de qualidade nesse nível.


Anseio por mudar essa realidade, cumprindo meu papel na sociedade. Por isso, quero crescer profissionalmente enquanto luto pela melhora da qualidade de vida dos membros da sociedade.

2.2 Metas

Quando utilizamos este termo, estamos falando de tarefas específicas e temporais, que precisam ser realizadas de forma regular, para alcançar os objetivos determinados.

São as tarefas específicas e quantificadas para alcançar o objetivo e com prazos definidos a serem cumpridos.

Para atingir meu objetivo profissional, preciso cumprir algumas metas específicas. Sendo um bom fisioterapeuta, me destacarei adequada e corretamente no mercado. Nesse sentido, o primeiro passo é concluir minha graduação em Fisioterapia. Serão 10 semestres de curso, totalizando 5 anos para obter o diploma. Ainda durante a graduação, pretendo conseguir estágios e desempenhar a função de Monitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (175.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com