TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade

Por:   •  27/3/2019  •  Artigo  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

UNG UNIVERSIDADE - UNIVERITAS

PEDAGOCIA - EAD

POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO 

VLÁDIA PATRÍCIA MEDEIROS SANTOS

UEUDJA GERMANO SILVA

CINTIA DA SILVA CAVALCANTE

O estado de Pernambuco instituiu a Educação Integral, tornando-a política pública, a partir do ano de 2008. Fundamenta-se na chamada educação interdimensional, na qual há um incentivo ao protagonismo juvenil. Com isso, estabeleceu escolas de jornada semi-integral, com 35 horas de aula por semana; escolas de jornada integral, com 45 horas de aula por semana, além das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), com promoção do Ensino Médio e formação de caráter técnico ao término da Educação Básica. Tomando por base as propostas de BNCC acerca do Ensino Médio, discorra em até 30 linhas sobre a relação entre o modelo de educação apresentado e as novas ideias em discussão acerca do novo Ensino Médio

O modelo aplicado em Pernambuco vai de encontro com as novas ideias de Ensino Médio, com isso após ser sancionada a Lei de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por Michel Temer em Dezembro de 2018, o ensino médio passará por mudanças com a implementação do BNCC trazendo como base parte das matérias estudadas em sala de aula que terá uma fatia de 60% de aproveitamento e ficando reservado 40% para a área especifica.

Nisso os estudantes poderão escolher em qual área pretende se aprofundar já no ensino médio. Terão como opção as áreas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Social e a Formação Técnica/Profissional, mas é importante lembrar que as disciplinas de Português, Inglês e Matemática serão base obrigatórias na grade curricular.

No início das discussões de implantação da MP, as disciplinas como Educação Física, Artes, Filosofia e Sociologia ainda serão obrigatórias na BNCC, passarão a ser formada pelo conteúdo das disciplinas obrigatórias.

Para implantação dessas mudanças haverá um aumento da carga horária saindo de 800 horas anuais para 1.000 horas anuais, sendo dessa forma um total de 3.000 horas no curso total sendo dividida em 1.800 horas em conteúdo de base e 1.200 horas em conteúdos itinerários formativos, que visa aprofundar as áreas de conhecimento e formação técnica profissional conforme a escolha do aluno. A proposta é passar o ensino médio para o ensino em período integral onde a proposta é que a implementação ocorra até o ano de 2022, onde todas as escolas do país passarão a ter o ensino em período integral. Essa proposta visa trazer aos alunos o direito de aprender o que é essencial no intuito de poder seguir seu caminho mesmo depois da escola.

 

[pic 1]

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Disponível em <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=72011> acessado em 19/03/2019

Penteado, Fernanda. “BNCC do Ensino Médio: Tudo o que você precisa saber”

Disponível em <https://blog.sae.digital/conteudo/bncc-do-ensino-medio/>. acessando em 20/03/2019

CAMPOS, Lorraine Vilela. "Novo Ensino Médio: entenda a reforma"; Brasil Escola.
Disponível em . acessado em 20/03/2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (138 Kb)   docx (432.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com