TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desing e Marketing

Por:   •  15/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

Design gráfico: Um mercado promissor para empresas, freelancers e agências de publicidade

Nesta universidade de carreiras profissionais que a sociedade se vê indecisa nas escolhas, desponta brilhante e promissora a profissão de design gráfico.

Procure pela internet, busquem em jornais, revistas e outros periódicos, tente lembrar-se de sessões de aconselhamento escolar e profissional, ou de propagandas e de classificados de empregos, a demanda por design gráfico. Você certamente não encontrará nada fazendo referência a esta profissão há pelo menos vinte anos atrás.

Mas desde então o design gráfico tem sido difundido entre as empresas, as agências de publicidade e até entre a mais nova modalidade de trabalho conhecida como freelancer, ou freela como é utilizado no Brasil.

Atualmente é bem fácil encontrar menções sobre design gráfico. O Google, numa rápida pesquisa do termo em português, retorna vinte milhões de resultados em poucos segundos.

[pic 1]

O QUE É UM DESIGN GRÁFICO?

Design gráfico é uma atividade comum aos dois gêneros masculino e feminino. O profissional ou a profissional de design gráfico trabalha como um solucionador de problema na área da comunicação visual.

Essa solução pode de ser subjetiva baseada em sua capacidade de criar e envolver o público. Seu trabalho encaixa perfeito no ditado de que uma ‘imagem vale por mil palavras’. A comunicação visual neste caso, é utilizada para transmitir uma mensagem que possa permanecer na mente dos consumidores por muitos anos.

Você enquanto profissional de design gráfico poderá trabalhar em projetos para sites, blogs, jornais, revistas, em desenhos para embalagens, jogos e criação de materiais de marketing diversos.

Essas demandas partem de empresas de publicidade e de designs, bem como de todos os tipos de corporações quer micro ou grandes, e até de pessoas físicas, como os blogueiros e outros profissionais autônomos.

Um designer gráfico pode ser um funcionário de uma empresa privada ou de um órgão público. Pode ainda criar o seu próprio escritório ou trabalhar como freelancer.

Os ganhos financeiros variam de acordo com sua forma e seus locais de trabalho, como empregados em empresas, agência de publicidade, gráficas ou funcionários de instituições públicas, e a quantidade de projetos desenvolvidos.

COMO INCIAR NO DESIGN GRÁFICO?

Existem cursos de nível superior em designer gráfico nas universidades públicas e faculdades particulares do Brasil e também no estrangeiro. Interessante é antes da faculdade, você fazer um curso de arte e design de curta duração, um ano por exemplo.

Esse curso poderá servir como um ativador para a sua criatividade, que é tão necessária para um design gráfico, além de ajudar você a decidir-se sobre qual assunto do design (ilustração, publicidade, etc.) você possui maior afinidade.

A indicação de um curso de arte de entrada com vistas a criatividade é útil e se faz visível quando comparo com os cursos superiores que se concentram mais na informação que na habilidade de criatividade.

Mas isso não é um impeditivo porque na faculdade você terá oportunidades de trabalhar a criatividade quando em contato com várias formas de arte e de design.[pic 2]

O CURSO SUPERIOR DE DESIGN GRÁFICO

Sobre o curso superior em Design Gráfico, saiba que ele é oferecido em duas modalidades:

- Bacharelado: a formação é geral com predominância de informação científica. A duração do curso é de 4 anos.

- Tecnológica: a formação foca as áreas de mercado mais demandadas na atualidade. O curso tem duração de 2 anos.

Ao longo dos anos você estudará diversas disciplinas tanto científicas como técnicas. Algumas dessas: Teoria da Comunicação, História da Arte, Produção Gráfica, Composição gráfica e Fotografia.

É possível que você encontre o curso nas formas presencial e a distância. Vale lembrar que na modalidade a distância a maior parte das aulas são realizadas online no dia e horário que você escolher. No entanto, algumas aulas teóricas e práticas, bem como provas são feitas de forma presencial.

QUAIS HABILIDADES VOCÊ PRECISA PARA TORNAR-SE DESIGNER GRÁFICO?

Além das habilidade técnicas e científicas adquiridas ao longo do curso de design gráfico, existem outras consideradas “suaves” pois referem às suas características pessoais.

Apresento em forma de lista as principais habilidades compreendidas como pessoais:[pic 3]

- Criatividade: é a capacidade pessoal de criar e ter novas ideias. Essa característica é um diferencial entre bons e maus profissionais do design gráfico.

- Escuta: você pode até imaginar como insignificante, porém essa habilidade é essencial para o correto desenvolvimento do projeto. Ao ouvir com cuidado o que seu cliente gostaria de obter, suas chances de executar um projeto com qualidade são enormes.

- Comunicação verbal: mas não é somente de ouvir que o profissional de design gráfico obtém o sucesso. Você precisa também falar. A comunicação verbal é imprescindível para que você apresente de forma clara as suas ideias aos clientes.

- Aprendizagem: você terá que constantemente reciclar-se, isso significa manter-se atualizado sobre as novas formas de trabalhos e execução de projetos, além de conhecer  os novos softwares, aplicativos, equipamentos e técnicas.

- Tomar decisão: seu cliente vem até você e diz que deseja uma ilustração, mas não consegue explicar na essência. Nesse caso, cabe a você decidir como comunicar melhor as mensagens de e para seus clientes.

- Gerenciar tempo: profissionais de design gráfico têm bastante demanda. Você certamente se verá apertado com alguns projetos. Cabe aplicar uma boa gestão de tempo priorizando trabalhos.

COMO CONSEGUIR UM TRABALHO COMO DESIGN GRÁFICO?

[pic 4]

O mercado atual é altamente competitivo e dado as crescentes demandas advindas do uso intensificado da internet que requerem ilustrações e muita criatividade, as empresas e agências de publicidades têm cada vez mais contratado pessoal qualificado em design gráfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (307.5 Kb)   docx (232.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com