TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Endormarketing no Marketing

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

              MARKETING

 

GABRIEL DOS SANTOS SILVA

 

 

 

 

ENDORMARKETING

 

 

 

 

 

 

Rio de Janeiro

           Agosto/2019

Atualmente cada vez mais as empresas percebem a importância de desenvolver ações ligadas ao seu DNA e que contribuam para a construção de um bom ambiente para se trabalhar. Afinal o Endomarketing pode ser um diferencial competitivo, já que esse relacionamento se transformando em motivação, envolvimento, refletirá na qualidade do serviço/produto resultando na satisfação dos clientes, que é o objetivo de qualquer organização.

A falta de percepção para esse ponto ou utilizar de maneiras de improviso pode comprometer toda a construção da marca. Para evitar isso, o primeiro passo deve ser uma análise desde internamente, como missão, visão, público alvo, mix de marketing até o macroambiente. Para aí sim criar estratégias que estejam em sinergia com o Plano de Marketing da empresa, para que chegue a mesma mensagem ao cliente final. É necessário que toda a empresa esteja ciente e pronta, pois o processo não pode ser responsabilidade de um setor.

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas como: murais, redes sociais, mídias digitais e impressas, ações de incentivo e integração, campanhas internas, programas de valorização, eventos, etc. A aplicabilidade de cada uma depende de onde se quer chegar. Mas no mundo atual, devemos ir além do básico. A Fiat, por exemplo, pautou suas ações de Endomarketing com objetivo que seus funcionários devem ser tratados com os mesmos cuidados que seus clientes. Na prática eles abrangem até a família dos funcionários, oferecendo festas de aniversário, bodas de casamento, bailes de debutantes e outros eventos.

Mas como medir se essas ações realmente fizeram efeito? Carvalho (2009, p.67) nos sugere a avaliação em quatro itens:

  • Grau de penetração: aferir se as ações propostas alcançaram o público alvo.
  • Grau de profundidade: buscar o feedback a respeito dos diferentes níveis de assimilação da ideia.
  • Grau de disseminação: verificar o quão eficiente foram os argumentos escolhidos como norte no discurso construído para as ações propostas para a abordagem.
  • Grau de indução: apurar o comportamento dos indutores escolhidos para a composição do plano de Endomarketing.

Podemos concluir que não existe um modelo pronto que possa ser implementado sem dar a devida atenção às peculiaridades de cada empresa. Por isso é extramente importante dar atenção a todos os detalhes do processo desde a análise inicial até a medição dos resultados.

REFERÊNCIAS

SITE IDEIAS DE ENDOMARKETING.  Acesso em 24 de agosto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (169.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com