TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lite Moça - Marketing

Por:   •  8/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

        [pic 1]

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

                                                                     FEA-SP

                                       Administração de Empresas

                                 Introdução ao Marketing I

                                


INTRODUÇÃO

Em meados do século XIX, Henri Nestlé, um químico de naturalidade alemã residente na pequena Vevey, na Suíça, que tinha como uma de suas preocupações permanentes a alimentação infantil, criou uma farinha à base de leite e cereais, a Farinha Láctea Nestlé.

Na tentativa de aumentar os negócios a Sociedade Nestlé iniciou a fabricação de Leite Condensado, ao mesmo tempo que a Anglo Swiss Condensed Milk Co.. Assim, a concorrência gerou a Nestlé and Anglo Swiss Condensed Milk Co.. Desde então, a empresa jamais abandonou sua vocação pela alimentação, desenvolvimento e nutrição (o que transformou a industria alimentícia do mundo).

Inicialmente o conhecido Leite Moça era usado apenas como bebida (reconstituído com água); tempos depois chegou à cozinha, como ingrediente para o preparo de doces_ ganhando força extraordinária entre as donas-de-casa.

A marca Moça é uma das mais queridas pelo consumidor, não só por sua tradição, qualidade e confiança. Para nos certificarmos de tal fato, basta lembrar do doce clássico da culinária brasileira: Pudim de Leite Moça.

Leite Moça é a marca que mais investe em marketing na categoria Leite Condensado, além de estar em constante inovação e renovação da linha de produtos que caracterizam o Leite Moça...oferecendo um grande leque de opções ao consumidor.


BRIEFING DO PRODUTO

Nome: Leite Moça.

Descrição: de categoria leite condensado é obtido a partir do leite integral e açúcar.

Histórico: no Brasil os primeiros carregamentos de leite condensado chegaram no final do século XIX (juntamente com a Farinha Láctea). Consumido inicialmente apenas como bebida...chegou à cozinha como ingrediente no preparo de doces_ ganhando força total entre as donas-de-casa.

Conhecido com Leite Moça em 1921, conseqüência da construção da primeira unidade industrial em Araras, inicia-se a produção no país.

A jovem com trajes típicos, do rótulo, é uma camponesa do século XIX. Nessa época o leite condensado mais popular da Suíça tinha a marca "La Latière" ("vendedora de leite" ). Por isso, quando começou a ser importado no Brasil (1890) adotaram o nome inglês "Milkmaid"_ tradução de "La Latière", mas havia dificuldade na pronúncia e passaram a chamar o produto de "esse leite moça". Foi assim que surgiu a tradicional marca Leite Moça.

Como é Usado: base para o preparo dos mais variados doces e sobremesas, dando nome a um doce clássico da culinária brasileira: o Pudim de Leite Moça.

Local de Fabricação: Montes Claros (interior do estado de Minas Gerais).

Diferencial: garantia da qualidade associada à tradição da marca, ao aval da Nestlé, além da imagem muito positiva que o consumidor tem do produto.

Imagem da Marca: o consumidor associa com modelos felizes ligados à infância, à família, às festas de aniversário e muitas outras ocasiões muito prazerosas.

Embalagem: o alimento é acondicionado em latas de folhas de flanderes, com peso líquido de 395g., com validade por até 07 dias (quando a lata já estiver aberta e se guardado em recipiente bem seco/ com tampa) e 12 meses (quando permanecer fechado).

Preço: médio de R$ 1,44 e cerca de 15% mais barato que a concorrência.

Concorrente: Parmalat.

Vantagens: cerca de 15% mais barato que a concorrência, a marca Leite Moça é usada como referência ao se falar de leite condensado.

Desvantagens: não tem embalagem tipo Tetra-brik (como os demais concorrentes).

Tipo de Classe: Alta, média alta, média.

 

BRIEFING DO MERCADO

Canais de Venda: atacado e varejo.

Como se Vende: em unidades, distribuído por Indústrias Alimentícias Itacolomy S.A.

Investimento em Marketing: o Leite Moça é a marca que mais investe em marketing na categoria leite condensado, através de comunicação (campanhas como Bateu-Tomou, Baticum e Uma Doce Canção), inovação e renovação de produtos (lançamento de novos produtos) e marketing de relacionamento (receitas criadas e testadas na Cozinha Experimental Nestlé transformam-se em livros e folhetos que são distribuídos entre os consumidores).

Pesquisas: o Leite Moça recorre a uma pesquisa anual para avaliar os hábitos, o perfil e a frequência de consumo, além de uma pesquisa feita mensalmente para medir o índice de penetração do produto nos lares e há também a pesquisa do índice de recordação das campanhas (avaliados pelo Day After Recall Test _DART).

Comunicação: Bateu-Tomou, Baticum e Uma Doce Canção obtiveram grande sucesso e ótima repercussão junto ao consumidor.

Promoção da Concorrência: a promoção do concorrente (Parmalat) é bem conhecida, é feita a efeito institucional com diversas campanhas publicitárias como "Mamíferos" que a partir de 1997 tornou-se uma mania nacional, em 2000 encerrou-se a promoção que em quase 03 anos distribuiu mais de 15 milhões de mamíferos de pelúcia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com