TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing

Por:   •  8/9/2016  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

        O brasileiro é conhecido mundialmente por ter uma cultura de vaidade e culto ao corpo. Um reflexo disto é o mercado de cosméticos do Brasil que está entre os maiores do mundo, incluindo o setor de perfumaria onde, nesse setor, o país detém o primeiro lugar no ranking de maiores consumidores do mundo ficando na frente de potências como França e Estados Unidos.         

        As matérias-primas utilizadas na indústria de cosméticos brasileiros são, quase todos, fornecidos por indústrias químicas nacionais. Já os produtos importados, em sua maioria, são fragrâncias, desodorantes, hidratantes para a pele e etc.  A distribuição desses produtos em território nacional é feita de modo variado.

          A distribuição dos produtos no país é feita, principalmente, por três meios: vendas diretas, rede de lojas franqueadas e canais tradicionais (supermercados e farmácias, entre outros). O sistema de venda direta (porta-a-porta), adotado principalmente pelas empresas de cosméticos e perfumaria, teve uma participação de 24,3% das vendas no mercado e vem apresentando crescimento. A principal razão é o aumento do número de revendedoras que procuram uma fonte de renda complementar e a opção de não ter horário fixo de trabalho. Já as vendas por lojas franqueadas tiveram uma participação de 4,3% e os canais tradicionais (pontos de venda) responderam por 71,4%. (CAPANEMA, 2007, p. 141).

          O sistema de vendas muito comum no Brasil é o de porta-a-porta, na verdade toda a América Latina se destaca nesse estilo de vendas receptivas, que acaba aumentando a autoestima e promovendo a inserção social das pessoas que trabalham dessa maneira.

         As duas empresas brasileiras com destaque são O Boticário e Natura, ambas apresentam estratégias de vendas distintas. Enquanto a primeira se destaca pelo sistema de lojas franqueadas e vendas pela internet, a Natura utiliza a venda direta.

         Nos Estados Unidos, essas operações são direcionadas, normalmente, aos segmentos de classe mais baixa da população, em que o apelo da venda direta demonstra efeitos bastante significativos. Já no Brasil, ao contrário, as vendas diretas não estão associadas necessariamente com o consumo de produtos populares. (CAPANEMA, 2007, p. 145).

         Analisando a relação entre empresa e stakeholders, pode ser usado como exemplo o Relatório Natura 2013 e, a partir da sua leitura, foram destacados os seguintes aspectos:

  1. Aumentar rede de relações: a fim de incentivar um novo ciclo de crescimento, para obter êxito, foi necessário ampliar o alcance das atividades da Natura, ampliando a rede de relacionamento com os consumidores através da tecnologia. Com isso, aumenta a rentabilidade das consultoras e consultores.
  2. Visão de sustentável: a busca de impactos ambientais, sociais e econômicos positivos, através da expressão de comportamento e valores para a construção de um planeta mais sustentável.
  3. Gestão e organização: buscar transparência no fornecimento das informações dos produtos através da implantação de tecnologias sustentáveis, gerando uma comunicação ética e transparente.

Referências Bibliográficas

         CAPANEMA, Luciana Xavier de Lemos et al. Panorama da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 25, p.131-155, mar. 2007.

 Disponível em               :<   https://issuu.com/jaquelinenichi/docs/rel_natura_2013_single_page2/25?e=0/7733640>. Acesso em 23 de agosto de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com