TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing

Por:   •  13/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

O que é um plano de marketing e como é constituído?

O plano da empresa concentra-se essencialmente nas decisões de carácter mais global que se referem por exemplo aos mercados que a empresa deve trabalhar, aos produtos/ serviços que deve oferecer, etc. O plano do produto é focalizado nas ações necessárias para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing para um determinado produto ou serviço.

Composto por: Sumário executivo, análise ambiental, macro e microambiente, análise de SWOT e seleção de mercado-alvo, meta e objetivos, estratégias de marketing, plano de ação, viabilidade financeira e controles.

Macroambiente (variáveis não controláveis): Consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente – forças demográficas (características e movimentos regionais), econômicas (renda, disponibilidade de crédito), naturais (custo da energia, nível de poluição, governo), tecnológicas (ritmo acelerado, inovação), políticas (legislação, grupos de interesses) e culturais (valores, crenças centrais).

Microambiente (variáveis controláveis): Consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes como a própria empresa e seus departamentos. Suas forças são: Empresa (o ambiente interno); Fornecedores (entrega de valor – recursos necessários para produzir os bens e serviços); Clientes (pode se ter cinco tipos de clientes, o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional) e; Intermediários (promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais).

Definição de mercado

Consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específicos, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo.

Segmentação de mercado

Se baseia num ajuste mais preciso do produto e do esforço de marketing às exigências do consumidor usuário.

Passo a passo

1º Que Mercado Segmentar; 2º O mercado é segmentável?; 3º Que Critérios utilizar; 4º Como realizar a análise de segmentação.

Critérios para Segmentação de mercado

Psicográfica (estilo de vida, personalidade)

Geográfica (região – cidade - tamanho)

Demográfica (características do público- ex: idade)

Comportamental (como se porta em relação ao produto)

Sistema de Informação de Marketing

É uma estrutura contínua e interagente de pessoas, equipamentos e processos, que reúne, classificam, analisam, avaliam e distribuem as informações convenientes, oportunas e corretas para uso dos responsáveis pelas decisões de marketing, para incrementar o planejamento, a implementação e o controle de marketing.

Quais as vantagens que a empresa tem quando utiliza este sistema?

Conhecimento da concorrência; Vantagens competitivas; Otimização de tempo; Solução de problemas; Novas oportunidades; Análise de mercado.

O SIM (Sistema de Informação de Marketing) é um processo estratégico, que reúne, classifica, analisa, avalia e distribui as informações relevantes para tomada de decisão de marketing, controle de operações, propor novos produtos e etc, determinando assim, um potencial competitivo da empresa. Como resultado dessa análise, ela poderá decidir como irá posicionar-se no mercado em relação aos concorrentes de modo a formar uma imagem diferenciada em termos de produto, preço, promoção e praça de entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com