TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing

Por:   •  18/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 3]

plano de marketing

Julho/2018

[pic 4]


Elaborado por: Silvia de Almeida e Souza

Disciplina: Marketing

Turma: ONL017DH-ZOGEBS08T

Introdução

A Mary Kay é uma das maiores empresas de vendas diretas, com um faturamento de mais de U$ 3,5 bilhões no mundo. A companhia foi fundada em 1963 por Mary Kay Ash, com o intuito de ajudar mulheres a alcançarem crescimento pessoal e sucesso financeiro.

Buscando intensificar o compromisso de enriquecer a vida das mulheres e tratar os seus clientes como se fossem únicos iremos fazer uma análise ambiental da empresa Mary Kay no mercado brasileiro, buscando analisar fatores que influenciam diretamente no resultado da empresa, atuais concorrentes e uma proposta de comunicação de marketing efetiva para expandir o seu público-alvo através do advento da tecnologia do mundo atual.

Segundo Kotler, 2002: “O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir”. E este será o nosso objetivo.


Desenvolvimento

Mary Kay é uma das maiores companhias de cuidados com a pele e maquiagem dos Estados Unidos e atuante no Brasil desde 1998 através do seu sistema de vendas diretas e com o desejo de ajudar as mulheres a alcançarem o sucesso. Com o crescente avanço tecnológico torna-se necessário fazer um estudo para avaliar uma nova maneira de abordagem sem que a marca perca a sua essência e o seu modo personalizado de atuar.

Analizando o ambiente que a empresa atua podemos verificar:

  • Público-Alvo:

O público-alvo da Mary Kay são mulheres a partir de 18 anos de idade, principalmente das classes altas e médias. Mulheres que preferem a facilidade e comodidade de poder comprar produtos em casa e possuírem um tratamento diferenciado.

  • Produto:

Os produtos da Mary Kay são desenvolvidos pela Matriz, em Dallas/Texas, possuem alta qualidade e passam por constante inovação. Acompanham as últimas tendências mundiais de mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. A marca possui mais de 200 produtos de alta qualidade atendendo consumidores com necessidades variadas.

  • Distribuição:

A venda direta, característica de comercialização da marca, é realizada através de revendedoras autônomas que passam por treinamentos para poderem demonstrar os produtos na casa dos clientes ensinando como utilizá-los para obter melhores resultados.

A Mary Kay investe em suas consultoras pois acredita que o sucesso nas vendas está relacionado com a conquista e manutenção de profissionais qualificados, garantindo a ampliação da base de consultoras e consequentemente do negócio.

Tabela 1 – Níveis de Carreira da Força de Vendas Mary Kay

Cargo

Caracteristicas

Consultora de Beleza Independente

Recebe 30 a 40% de desconto na compra de qualquer produto da empresa, para revenda.

Consultora Sênior de Beleza Independente

Começa a desenvolver a sua equipe que consta de 1 a 2 recrutas.

Iniciadora Estrela

Desenvolve a sua equipe que consta de 3 a 4 recrutas.

Além do faturamento nas suas vendas, obtém bônus de 4% sobre as vendas das recrutas.

Líder de Grupo

Forma equipe com 5 a 7 Recrutas e obtém bônus de 6% sobre o faturamento do time.

Futura Diretora

Conta com 8 ou mais recrutas e obtém 8% ou 12% sobre o faturamento do grupo.

Diretora em Qualificação

Os mesmos benefícios do nível anterior, mas com possibilidade de participar de programas de

desenvolvimento e treinamento para diretora em

qualificação.

Diretoras de Vendas Independentes

As Diretoras ganham todos os benefícios dos níveis anteriores e mais os correspondentes ao nível de Diretora.

Os níveis de Diretoras tem como requisitos mínimos pontuações mínimas estipuladas pela empresa.

Diretora Sênior de Vendas Independente

Diretora Executiva de Vendas Independente

Nacional em Qualificação

Diretora Nacional de Vendas Independente

Diretora Nacional Sênior de Vendas Independente

Diretora Nacional Executiva de Vendas Independente

Elas recebem todos os bônus que recebiam enquanto estavam nos outros níveis, mais os benefícios do nível em que estão. Que vão de viagens para o exterior, treinamentos mais avançados até o carro cor de rosa (Astra 2.0).

As Diretoras começam ganhando bônus de 9 a 13% sobre todo o volume de compras de seus grupos e mais um Bônus de Volume de Unidade, em Reais, variando de 500,00 a 6.000,00.

As Diretoras que formam Diretoras ganham de 4 a 5% sobre o volume de compras das Unidades

formadas.

As Diretoras Nacionais ganham bônus de 3 e 2% de Diretoras formadas de segunda e terceira geração. As Diretoras Nacionais ganham o direito de uso de um Toyota Corolla cor-de-rosa.

  • Preço:

A política de preço da Mary Kay não se baseia somente nos custos e margem dos produtos, mas na comparação em relação a uma concorrência já estabelecida. Os preços praticados ocupam uma posição intermediária, garantindo competitividade sem a influência negativa na percepção da qualidade do produto. Veja na tabela a seguir:

[pic 5]

Força demográfica:

O Brasil possui hoje uma população feminina maior do que a populaçao masculina.  Com nível de escolaridade superior e que a cada dia mais cedo adentra no mercado de trabalho provendo o seu próprio sustento e cumprindo com os seus próprios gastos.

Força natural:

A Mary Kay investe milhões de dólares em pesquisa e realiza mais de meio milhão de testes por ano para garantir que cada produto e ingrediente atenda aos mais altos padrões de segurança, qualidade e desempenho. Não realizando testes em animais, diferente de outras marcas. A Mary Kay se compromete a deixar um legado positivo e ambientalmente sustentável por meio da prevenção da poluição, conservação de recursos e a contínua melhoria em sua performance ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (545.8 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com