TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Holístico

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.207 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

Marketing Holístico

Influenciado pelo contexto histórico, econômico e social o conceito e as estratégias de marketing evoluíram ao longo das décadas; tornado cada vez mais complexo o processo de vendas, conquista e manutenção de clientes. Os famosos 4 P's do marketing: "Produto, Preço, Praça e Promoção", ganham dois novos aliados "Pessoas e Padrão”.

        Na década de 70, as empresas já entendiam a importância de conseguir diferenciação no mercado "Atendendo as Necessidades dos Clientes"; portanto, o foco do marketing nesta fase deixou de ser direcionado para o produto e passou a ser direcionado para o Cliente. Neste período, entendia-se que é a necessidade do Cliente deveria ditar as regras das estratégias de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos. Já na década de 80, o desafio das empresas tornou-se ainda maior, de modo que, atender as necessidades do cliente já não era suficiente, uma empresa competitiva deveria "antecipar-se" a estas necessidades; entramos então na era da INOVAÇÃO.A década de 90 por sua vez, nos apresentou o que alguns autores chamaram de "Marketing Holístico" propondo o desafio de "Encantar o cliente" através de ações integradas que revelem o comprometimento da empresa com o sucesso do consumidor. 
            A partir deste momento, a estratégia de marketing ganhou um novo significado, muito mais abrangente, de modo que o objetivo deixa de ser apenas promover vendas, e passa a ser desenvolver relacionamentos duradouros, gerando fidelidade dos clientes à marca.

        A palavra “holística” vem do grego e significa “igual ao todo”. Marketing holístico busca agregar o todo e não algumas partes. Integrando diversas áreas relacionadas ao marketing, como o Marketing Integrado, Marketing de Relacionamento, Marketing Interno e Marketing Socialmente Responsável. É uma expressão que foi utilizada por Philip Kotler e Kevin Lane Keller, indicando uma abordagem de desenvolvimento, implementação de programas e processos de marketing, que reconhecem a amplitude e a interdependência de seus efeitos, harmonizando todas as complexidades de suas atividades.

Agora com uma visão de 6 P’s, o Marketing Holístico se preocupa em uma visão de 360º com seus produtos, consumidores, concorrentes, colaboradores, fornecedores e a responsabilidade social e ambiental de seus atos. Hoje em dia, as pessoas têm a necessidade de saber de onde vem o produto. O “status” da empresa no cenário social e ambiental tem ganhado extrema importância na hora das vendas. Por exemplo produção em condições sub-humanas.

Sendo uma linha de raciocínio do consumidor o Marketing Integrado faz com que se cria uma credibilidade entre a empresa e o cliente.

Marketing Integrado

O Marketing Integrado é a combinação de diversas ferramentas do marketing com o objetivo de conquistar os resultados planejados e agregar valores a empresa, sendo como uma cultura disseminada na mesma, onde todos têm plena consciência que a satisfação do cliente está em primeiro lugar.

O Marketing nos dias de hoje, onde toda a organização está voltada em atividades que beneficiam a relação da mesma com o consumidor. Nesta visão o consumidor é o centro do todo, e o trabalho é unificado, onde cada um possa contribuir sempre em favor do cliente. Hoje o marketing não trata de criar um fluxo de atividade, mas sim de orquestrar um fluxo de interações com o cliente que gerem retorno do investimento. Já não é sobre “apanhar” todos os consumidores, mas sim de alcançar os certos. Não se trata apenas de criar uma experiência (para o cliente) maravilhosa, mas sim de gerir todo o processo de compra, de forma a fidelizar e criar relações lucrativas e duradoras no tempo.

A ideia central de uma política de marketing integrado é criar diversas portas de entrada para os públicos visados pela empresa. Caso seu objetivo seja captar novos clientes, pouco importará para você saber se os clientes chegaram até sua empresa através das mídias sociais, da publicidade ou em busca de seu conteúdo: seja qual for a porta de entrada, todos os seus clientes potenciais devem ser conduzidos a engajar-se com os seus conteúdos em outras mídias até chegar ao ponto central, de intersecção entre todas as mídias, que é a conquista de um novo cliente. Um passo crucial da integração entre diferentes mídias é que cada uma delas comunique a presença das demais. Por exemplo, sempre que possível, a publicidade e o conteúdo veiculados pela empresa devem informar ao público a presença da marca nas mídias sociais. De maneira análoga, os canais de conteúdo e as mídias sociais podem e devem ser usados para amplificar e repercutir as campanhas publicitárias. Finalmente, o conteúdo produzido pela empresa pode ter um efeito muito mais eficiente se for adequadamente divulgado e promovido com campanhas publicitárias específicas e ampla divulgação viral nas mídias sociais.


Marketing de Relacionamento

No Marketing de Relacionamento o preço e qualidade não são mais fatores de competição e sim valores agregados oferecidos como diferenciais. O valor do cliente e o valor da imagem empresarial são as chaves para o sucesso. O foco deve ser o consumidor e sua real lucratividade, e não o produto. É uma estratégia que gerencia a comunicação com o consumidor e outras partes interessadas, como fornecedores, colaboradores, parceiros, ou seja, stakeholders em geral.

Marketing de relacionamento significa construir e sustentar a infraestrutura dos relacionamentos de clientes. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas. Segundo Morgan e Hunt marketing de relacionamento consiste em “todas as atividades de marketing voltado a estabelecer, desenvolver e manter troca relacional bem sucedida”. É o processo de garantir satisfação contínua e reforço aos indivíduos ou organizações que são clientes atuais ou que já foram clientes. Os clientes devem ser identificados, reconhecidos, comunicados, aditados em relação à satisfação e respondidos.

Visa construir relacionamentos duradouros entre a organização e seus clientes, contribuindo para o aumento do desempenho desta e para resultados sustentáveis. O processo de marketing de relacionamento deve se iniciar com a escolha certa do cliente, a identificação de suas necessidades, a definição dos serviços prestados e agregados, a busca da melhor relação custo/benefício e ter funcionários motivados e capacitados a atender estes clientes adequadamente. O contexto de administrar o relacionamento com o cliente serve para que a empresa adquira vantagem competitiva e se destaque perante a concorrência. O objetivo maior é manter o cliente através da confiança, credibilidade e a sensação de segurança transmitida pela organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com