TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Passo 1 -

O vídeo relata e dá exemplos sobre o controle de produção. Fala sobre a importância de um bom planejamento, ou seja, temos que planejar os recursos, dimensioná-los como a mão de obra, materiais e instalações de maneira a cumprir com os planos de produção.

Fazendo isso se evita atraso na entrega, pois quando faltam recursos na produção, pessoas podem acarretar atrasos na entrega.

Um atraso para a empresa tem dois aspectos: Um aspecto é a imagem da empresa perante o cliente; o compromisso perante o cliente e a multa contratual que do ponto de vista do financeiro, é severo para a empresa. Para que não ocorra atraso na entrega, a empresa deve ter: planejamento, definição dos processos, responsabilidade e papéis.

Passo 2 -

CONCEITO DE CONTROLE DA PRODUÇÃO

O controle da produção é a última etapa do PCP, que tem como objetivo acompanhar, avaliar e regular as atividades, garantindo o planejamento e assim atingindo os objetivos propostos.

O sistema produtivo deve funcionar de forma aglomerada, precisando ser controlado e assegurando, que o que foi planejado esteja sendo executado e assim garantindo o sucesso do sistema. O CP (Controle de Produção) apresenta algumas finalidades, avaliar e monitorar, comparar o programa, apontar falhas e elaborando também relatórios para direção da empresa. O CP procura acompanhar e verificar, prevendo vendas e suas possíveis variações, observando o planejamento da produção e também o resultado de seu plano proposto.

Conforme ZACARRELLI (1987), o controle da produção é a função da administração que planeja, dirige e controla o suprimento de materiais e as atividades de processo de uma empresa, de modo que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender um programa de vendas aprovado, sendo essas atividades realizadas de tal maneira que a mão-de-obra, os equipamentos e o capital disponíveis sejam empregados com o máximo aproveitamento.

Segundo o autor, há dois tipos de controle usados para orientar eventos de acordo com os planos: Acompanhamento e Controle de Estoques.

Acompanhamento são os controles que obrigam os eventos a seguir aquilo que foi definido nos planos, ordens ou "planos diários". O Controle de Estoques é usado para assegurar que o nível dos estoques se mantenha dentro dos limites razoáveis. Portanto, o controle da produção deve ser administrado de tal forma que faça com que o investimento ou estoque seja mantido em um nível ótimo e o controle de O objetivo principal do controle da produção é atingir a meta definida pelo marketing no plano de vendas. Dentro dessas limitações, o objetivo secundário é conseguir a melhor integração possível entre o uso ótimo da mão-de-obra, dos equipamentos e do capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com