TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento De Mkt E Analise Swot

Por:   •  10/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA[pic 1]

PLANEJAMENTO DE MARKETING E ANÁLISE SWOT

Trabalho de Marketing – AVA2

Aluna: Suzana Lima Nunes de Andrade

Março 2022

A análise SWOT ou FOFA como é chamada aqui no Brasil, é uma ferramenta que as empresas possuem para fazer um planejamento estratégico e um plano de ação forte, seja para se inserir no mercado quanto para reforçar sua marca. Porém, antes de entender o que é analise SWOT, é importante entender o que significa o termo “avaliação estratégica”. Ele faz referencia a um processo realizado para investigar tanto o setor em que a organização está inserida, quanto para estudar a própria empresa. Ou seja, a empresa tem que conhecer muito bem a sua organização quanto o mercado que está inserido ou queira se inserir e essa avaliação estratégica pode ser feita pela matriz SWOT.

SWOT significa: Strenghts, Weaknesses, Oportunities and Threats, que traduzido para o português significa: Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaças respectivamente (FOFA).

Citando José Dornelas, “para estabelecer objetivos e metas é preciso entender o ambiente que envolve a empresa externamente, e o ambiente interno da empresa. [...] Se o empreendedor não conhece os riscos que envolvem seu negócio, é sinal de que ele não está totalmente preparado para as adversidades futuras. O plano de negócio deve mostrar que o empreendedor conhece sua empresa internamente e o que deve fazer para driblar os fatores externos.” Com isso, entende-se que o empreendedor, seja ele novo no mercado ou não, precisa conhecer cada detalhe de sua empresa, cada fraqueza e cada força, para assim ter entendimento se terá condições de concorrer no mercado conforme suas oportunidades e ameaças.

A análise de SWOT tem como objetivo ajudar a empresa na avaliação da sua situação atual. Esse estudo visa facilitar a elaboração de um planejamento estratégico mais adequados aos objetivos da organização. Com essa analise a empresa consegue direcionar seus esforços estratégicos para melhorar suas fraquezas e se preparar às possíveis ameaças externas.

Segue abaixo uma ilustração da tabela matriz da análise SWOT.

[pic 2]

Para entender melhor na prática como uma empresa usaria a análise SWOT, vamos imaginar uma empresa, essa empresa se chama Sabores Divinos da Helena e comercializa comidas para festas, mas seu nicho principal são os doces. É uma micro empresa, onde se localiza na própria casa da empreendedora. Essa empresa tem muitas forças, algumas fraquezas, porém uma grande oportunidade no mercado. Vamos agora fazer a matriz SWOT do Sabores Divinos da Helena.

[pic 3]

O preenchimento da matriz SWOT, por si só, não ajuda a empresa em muita coisa, o que precisa ser feito a partir desse levantamento é combinar esses elementos e com isso, traçar as estratégias de negócio da empresa. Nesse ponto a empresa deve fazer algumas perguntas baseada nessa matriz, tais como: Quais pontos fortes da empresa podem ser usados para maximizar as oportunidades identificadas?  Quais pontos fortes da empresa podem ajudar a minimizar o impacto das ameaças? Que ações podem ser feito para minimizar as fraquezas através das oportunidades levantadas? Que ações podem ser feito para diminuir ou eliminar as fraquezas e minimizar o efeito das ameaças? Com a resposta dessas perguntas o empreendedor irá desenvolver seu planejamento estratégico alinhado a sua estrutura e cultura organizacional e entender como seu negócio pode se portar diante do mercado em que está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (121.9 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com