TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Analise Swot

Por:   •  15/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIJORGE

TAINÁ OLIVEIRA ALVES DOS SANTOS

Planejamento de Marketing e Análise SWOT

 

Salvador

2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIJORGE

TAINÁ OLIVEIRA ALVES DOS SANTOS

Planejamento de Marketing e Análise SWOT

Entrega de avaliação, trabalho da disciplina para obtenção de nota da AVA 2 na disciplina de Fundamentos do Marketing no curso de Gestão de Recursos Humanos.

                                          Orientador (a): Prof. Lorene Paixão Sampaio

        

          Salvador

Um plano de marketing é o guia estratégico de uma empresa. Todas as ações a serem implementadas dentro de seus respectivos prazos podem ser detalhadas e quais agentes serão responsáveis ​​por cada etapa. O objetivo é fornecer condições para que a empresa atinja seus objetivos declarados dentro de sua realidade financeira e dentro do prazo correto. A análise SWOT é um método de planejamento estratégico que inclui a análise de cenários de tomada de decisão que ajudam a identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças para um determinado projeto ou plano geral de negócios. É uma ferramenta que auxilia as equipes corporativas a planejar estrategicamente e se antecipar às tendências do mercado.

A metodologia SWOT é uma técnica para identificar quatro elementos, strenghts, weaknesses, opportunies e thereats, que em português significam, forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (FOFA). Esses elementos estão inseridos dentro do ambiente interno e externos das organizações, as forças e as fraquezas dizem respeito ao ambiente interno que tem a ver com a tomada de decisões dentro da empresa. Já as oportunidades e ameaças estão ligadas ao ambiente externo que estão fora do controle da empresa.

Esse sistema é simples de ser utilizado e fornece um grande detalhamento das situações, contudo, para que realmente faça efeito, precisa ter os seus elementos estudados separadamente e é o que será exposto a seguir.

As forças são vantagens internas que as empresas têm com relação a concorrência, pontos fortes e particularidades que distinguem dos concorrentes. Pontos fortes que integram a organização, que agregam valor, qualidade de serviço ou produto, deixando a organização na frente e sendo única no mercado. Examinar essas áreas ajuda a entender o que está funcionando para continuar sendo bem-sucedido e para aumentar a eficiência da equipe. Então perguntas como “ Qual a minha vantagem competitiva? ”, “O que fazemos bem? ”, “O que diferencia a nossa organização? ”, entre outras, devem ser feitas para que as forças permaneçam ou aumentem cada vez mais.

As fraquezas versam as iniciativas internas que tiveram o desempenho abaixo do esperado. São pontos que podem interferir de forma negativa o andamento da empresa. É necessário ser realista quanto as fraquezas internas, reunindo todas as informações necessárias, os recursos, sistemas, procedimentos, deficiências da organização, para que o método SWOT ter valor e faça sentido. Perguntas como “o que está acontecendo de errado? ”, “quais são as fraquezas? ”, “Por que o cliente escolheu a concorrência? “, são necessárias para a empresa saber o que precisa ser melhorado e o que precisa ser evitado, com a finalidade de que medidas sejam tomadas o mais rápido possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com