TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Marketing

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Sala MKT

Analista de mkt I

SITUAÇÃO PROBLEMA 1

A equipe de Marketing da Calce Bem está sempre preocupada com o seu cliente e deseja oferecer calçados confortáveis, duráveis, bonitos e a preços competitivos. Atenta aos acontecimentos do mercado, procura estar sempre presente em vários eventos importantes do setor, em especial na Feira Internacional de Moda em Calçados e Acessórios. Em junho de 2013, Abdala Jamil Abdala, diretor da Associação Brasileira de Calçados (Abicalçados) e presidente da Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), afirmou que o setor reúne mais de oito mil empresas fabricantes, que estão espalhadas em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Ceará.

De acordo com ele, as vendas internas no segundo semestre tendem a ser maiores. “A expectativa é que as vendas no varejo cresçam entre 6% e 7% após julho. Com o varejo em alta, a indústria também aumenta a produção”, diz. O Brasil já é o terceiro maior produtor de sapatos do mundo, perdendo apenas para China, que produz cerca de 13 bilhões de pares por ano, e Índia, com aproximadamente 1,2 bilhão de pares. (Fonte: http://economia.ig.com.br/empresas/industria/2013-06-26/mercado-interno-aquece-industria-de-calcados.html, com adaptações. Acesso em: 04 de novembro de 2014). Tendo em vista contexto tão desafiador, dinâmico e em crescimento, a equipe de Marketing da CalceBem faz estudos de mercado constantes e implementa ações de marketing relevantes para a consolidação e expansão da empresa no mercado. Precisamos da sua ajuda, consultor, para o desenvolvimento dessas ações.

SITUAÇÃO PROBLEMA 2

Em setembro de 2012, o site , da cidade de Franca (SP)— importante polo calçadista do país —, publicou os resultados de uma pesquisa que mostrava o crescimento do consumo de calçados por ano no Brasil. Veja trecho da reportagem: “Uma pesquisa desenvolvida pelo IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) apontou que o brasileiro compra, em média, 3,8 pares de calçado por ano. De acordo com o economista francano Hélio Braga Júnior, é a primeira vez que o consumo no setor rompe a barreira dos três pares no País.

A pesquisa foi feita no final de junho. Para se ter uma comparação, nos Estados Unidos e na Europa, a média é de seis pares por ano”. (Fonte: http://gcn.net.br/noticia/184450/franca/2012/09/PESQUISA-BRASILEIR0-AUMENTA-0-C0NSUM0-DE-CALCAD0S-P0R-AN0-184450. Acesso em: 07 de novembro de 2014.)Pois bem, assista também ao vídeo a seguir para conhecer um pouco mais desse mercado em expansão no qual a Calce Bem está inserida. Indústria de calçados tenta se recuperar apostando nas vendas internas e exportações.A Calce Bem está atenta a esse movimento do mercado e deseja participar e colaborar com esse crescimento. Para tal, a equipe responsável pela área mercadológica precisa conhecer melhor o comportamento do seu consumidor a fim de compreender as suas necessidades, atendê-las e conquistar definitivamente esse consumidor.

Contamos com sua ajuda para a realização desse trabalho.

Analista de mkt II

SITUAÇÃO PROBLEMA

Considere que você é um consultor de pesquisa de marketing da empresa CalceBem, e o grupo está com um grande desafio: a realização de uma pesquisa de mercado para o desenvolvimento de um novo produto. Para isso, será fundamental a realização do uso da inteligência de marketing, ou seja, da coleta e análise das informações de mercado para o apoio na tomada de decisões. Nessa investigação será necessário atuar em três frentes de trabalho, ou três fontes de amostragem: 1) entrevista com potencial público consumidor; 2) análise da concorrência de mercado; 3) avaliação de tendências de mercado para esse produto.Contamos com sua ajuda para a realização desse trabalho.

Coordenador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com