TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Marketing

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.331 Palavras (14 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 14

                                   INTRODUÇÃO

Este planejamento de marketing elaborado em um restaurante familiar em um município de Campinorte com intuito de melhorar e qualificar todos os profissionais que compõe a equipe de trabalho. abordaremos a trajetória da empresa ate aqui, descreveremos todos os seus negócios, criaremos Missões, visões e valores para que a empresa tenha objetivo a serem alcançados como um certo tempo. Analisaremos características e benefícios de seus produtos.

Apresentaremos ciclo de vida de alguns produtos para identificar o que será necessário fazer em cada um, analisaremos as necessidades dos clientes, padrões de compra, meios de distribuição, e o tamanho de seu mercado consumidor.

Nele será utilizado algumas ferramentas de Marketing para analise dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades que a empresa pode enxergar nas horas mais difíceis, e também poderá saber como esta o atendimento, o preparo dos alimentos, com uma pesquisa de satisfação elaborada para identificar e melhorar a qualidade dos produtos e atendimento. Com este planejamento o proprietário identificara os fatores políticos, econômicos, sociais e tecnologia que podem influenciar no funcionamento de seu restaurante.

Buscaremos informar para que serve os objetivos do Marketing, mostraremos as metas, estratégias, promoções, anúncios, eventos e brindes que a empresa devera adotar em dia-a-dia buscando sempre mais e mais melhorias continuas.

E no final aprestaremos ações e melhorias em algumas falhas e faltas identificada em todo o processo da empresa, desde preparo a entrega dos produtos, desde a chegada a saída do cliente, visando melhorias na divulgação, atendimento, descontos, promoções e brindes etc.

        

        PLANO DE MARKETING

  1. O QUE É MARKETING?

Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, para podermos defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele supre necessidades lucrativamente, ou seja, o marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu publico interessado, lidar com processos de troca exige boas doses de trabalho e habilidade.

A administração de marketing acontece quando pelo menos uma parte em uma relação de troca potencial procura maneiras de obter as respostas desejadas das outras partes, podemos ver a administração de marketing  como a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio O da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente. O marketing tem como objetivo conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing procura resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível. (KOTLER, KELLER, 2006 p.04).

O bom marketing, no entanto, não é nada simples, ele resulta de um bom planejamento com uma execução cuidadosa. Em quase todos os setores, as praticas de marketing estão sendo continuamente refinadas e reformuladas para aumentar as chances de sucesso. Mas a excelência em marketing é rara e difícil de obter. O marketing esta por toda parte, formal ou informalmente, pessoas e organizações envolvem-se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing. O bom marketing tem se tornado um ingrediente cada vez mais indispensável para o sucesso nos negócios, o marketing afeta profundamente nossa vida cotidiana. Ele está em tudo o que fazemos das roupas que vestimos dos sites em que clicamos, aos anúncios que vemos.

O sucesso financeiro muitas vezes depende da habilidade do marketing. Finanças, operações, contabilidade e outras funções de negócios não terão sentido se não houver uma demanda para produtos e serviços suficiente para que a empresa obtenha lucro. Para que se alcance um resultado, alguém tem de colocar as coisas em andamento. Mas tomar as decisões corretas nem sempre é fácil, Os gerentes de marketing precisam tomar decisões importantes, como quais características incluir em um novo produto, a que preço oferecê-lo aos consumidores, onde vender seus produtos e quando gastar em propaganda e vendas. E também devem tomar decisões mais detalhadas, como escolher as palavras e as cores para uma nova embalagem. As empresas sujeitas a maior risco são aquelas que não conseguem monitorar seus clientes e concorrentes com cuidado, aperfeiçoar sempre suas ofertas de valor.

Segundo Kotler e Keller, (2006, p. ) “essas empresas assumem uma visão de negócios de curto prazo, direcionada para vendas, e vão acabar por não satisfazer os acionistas, os funcionários, os fornecedores e os parceiros de canal. O marketing habilidoso é uma busca sem fim".

  1. QUAIS AS FERRAMENTAS DO MARKETING PARA GERENCIAR UMA ORGANIZAÇÃO

1.  Benchmarking:

É o método sistemático de procura por melhores processos, ideias inovadoras e procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior. Importante lembrar que o verdadeiro benchmarking tem como princípio a inovação e não a cópia de ações desenvolvidas pela concorrência. Por isso, sua prática não se deve restringir apenas ao setor de atuação da empresa.

2.  CRM (Customer Relationship Management):

É uma integração de processos de produção, distribuição, vendas e marketing, de forma orientada ao cliente. Com isso busca-se conquistá-los, aumentar a satisfação dos atuais e estimular neles a fidelidade visando maior lucratividade para a empresa. Mais do que uma ferramenta, o CRM é uma filosofia de gestão baseada em marketing de relacionamento. Existem diversas soluções tecnológicas disponíveis no mercado para suportar o conceito original de relacionamento.

        

3.  SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças):

Sistema de análise de ambiente que, por sua facilidade de compreensão e uso, é utilizada em diversos negócios. Objetiva entender o cenário momentâneo e identifica o posicionamento das marcas ou produtos que fazem parte da análise.

4.  SERVQUAL:

É uma escala concisa de múltiplos itens, com boa confiabilidade que as organizações que atuam com serviços podem usar para compreender melhor as expectativas e percepções dos seus consumidores. Ele fornece um esqueleto básico através das suas declarações de expectativas/percepções para cada uma das cinco dimensões da qualidade do serviço: tangibilidade, confiabilidade, suscetibilidade, garantia e empatia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (87.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com