TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Marketing

Por:   •  2/3/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 8

Disciplina: PLANEJAMENTO DE MARKETING

Aluno: Marcel de Oliveira        

Polo: sbc        Turma:                                                                  

Apresente sua resposta neste mesmo arquivo

Você viu na UA 03 que Las Casas (2009) apresenta três passos primordiais para o Planejamento estratégico de marketing: determinação do mercado alvo, posicionamento e estratégia do composto do marketing.

Apresente os conceitos dos tópicos citados pelo autor (para isso você deve consultar as Unidades de Aprendizagem, mas também poderá consultar outras fontes) e, com base no texto de apoio da atividade 1, mostre como a empresa Havaianas trabalhou cada item.

Modelo do Trabalho:

1) Determinação de Mercado Alvo

Conceito

Não se pode atender a todo o mercado, existirá sempre alguém que não quer comprar seu produto e outros tantos que querem comprar o seu produto. Há também aqueles que procuram algo diferente, que forma outro gurpo de clientes. A partir de identificados os segmentos (A segmentação de mercado tem como objetivo escolher um grupo de consumidores com necessidades parecidas para o qual a empresa vai direcionar a sua atuação, e existem diferentes formas de realizá-la, seja ela através da faixa etária, sexo, localização, comportamento, etc, além disso, a segmentação de mercado contribui e facilita a atuação da empresa no desenvolvimento e comercialização de seus produtos e, também pode ser encarada como a descoberta de novas oportunidades e é definida como estratégia de marketing, de fundamental importância para o sucesso de uma empresa), se fará a escolha em qual deles será a proposta de investimento e ou a proposta da implantação do plano estratégico. A partir do segmento teremos então o mercado alvo onde na análise e a pesquisa se desenvolverá buscando respostas, tais como o potencial dele, determinação do nível do segmento, forma de melhor atender o objetivo empresarial, analise ambiental, características ( pequeno, médio, grande ), geográficas, socioeconômicas e outros.

 

O que a empresa fez

 As Havaianas, produto da São Paulo Alpargatas, a qual apresenta-se com “espírito nacional” aqui e, no comércio exterior. A trajetória de sucesso do produto é marcada pela adaptação às novas demandas do mercado que se faz exigente por se tratar de um público habituado com um clima tropical que faz bastante uso de acessórios como tal e, pela constante inovação, até atingir o patamar de ser uma das grandes representantes das industriais nacionais ao redor do mundo. O Brasil sem dúvidas é um país com uma população bastante nacionalista, ou pelo menos, que se dizem ser, a qual está sempre   procurando o interesse em questões que envolvam o que é conhecido como estilo de vida brasileiro. O consumo de produtos que traduzem o nacionalismo cresceu interna e externamente, o que fez a São Paulo Alpargatas criadora das Havaianas entrar nesta onda, e criar produtos com fortes traços nacionais. As Havaianas claramente trás consigo um grande índice de satisfação de seus clientes, pois a marca está sempre procurando inovar, seja em novos modelos, novas cores, novos estilos e tudo mais, o que deixa claro o sucesso na sua segmentação de mercado, isso não apenas no Brasil, até porque ela já está presente em grandes centros pelo mundo. Outro ponto bastante interessante é a forma que As Havaianas busca atingir seus cliente através de propagandas humorísticas, traço bastante característico do povo brasileiro, que é um tanto descontraído. Recentemente aproveitando o embalo da Copa do Mundo, As Havaianas lançou uma propaganda que trás uma sátira à rivalidade existente entre Brasil e Argentina, e como nessa, em todos as suas propagandas  a marca procura trazer sempre o lado bem humorado da coisa para poder satisfazer seus clientes neste ponto característico dela. Por estes e muitos outros motivos é que se dá o sucesso da marca As Havaianas a qual se consolidou de tal forma para ninguém colocar defeito, utilizando, é claro, de uma boa segmentação de mercado, a qual é ponto crucial na estratégia de marketing e no sucesso da empresa.

2) Posicionamento

Conceito

       

É como vc quer ter seu produto identificado no mercado (de qualidade, caro, de classe A, B). Primeiramente, conhecer a fundo o seu próprio produto, para saber o que e a quem oferecê - lo, criando um diferencial que o cliente o identifique rápido.  

       

O que a empresa fez

Como transformar 30 cm de borracha e duas tiras em uma marca mundial? Pergunte ao pessoal da AlmapBBDO, a agência por trás de um dos cases mais emblemáticos da propaganda brasileira: o de Havaianas. Este case é um dos reposicionamentos de marca mais marcantes do mercado brasileiro. No começo dos anos 90, a Alpargatas, dona da marca Havaianas, passava por dificuldades.  Além dos problemas supracitados, a classe baixa tinha vergonha de usar as sandálias porque, à época, elas carregavam a fama de ser um calçado para pessoas muito humildes. Entretanto, parte da classe média alta utilizava as sandálias sem se preocupar muito com a reputação da marca. Então, qual foi a ideia da AlmapBBDO e da Alpargatas? Reconquistar os dois públicos: tanto a classe alta como a baixa. Para os mais abastados, a marca começou a veicular anúncios da Sandália em revistas de moda, como a Vogue, utilizando a sandália como um ícone. Na TV, um truque foi feito. Truque antigo, é verdade: testemunhais. Mas eles eram diferentes, as celebridades eram utilizadas como "escadas" para valorizar o homem comum.

As Havaianas começaram a ganhar status de algo cult e o boca-a-boca ganhou força. Vale citar que o "buzz" foi causado – também – graças ao trabalho de RP da Alpargatas. O que era um trabalho para salvar a marca se tornou uma reconstrução emblemática.As Havaianas viraram referência de Brasil em todo o mundo.

3) Estratégia do Composto do Marketing

Conceito

Divulgar a imagem do produto de acordo com seus objetivos, onde - se deve cuidar da imagem do produto como um todo, incluindo aqui, qualidade, design,  marca, embalagem, rótulo, garantia, assistência técnica e serviços. É neste composto que o diferencial do produto deve ser destacado, essa é a estratégica do marketing, mostrar os benefícios em comprar o produto, que será o chamariz principal nos objetivos planos ordenados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com