TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Marketing

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

Capítulo 1 - Conceitos elementares

O avanço tecnológico e o surgimento da internet modificaram muito significativamente a forma com que a sociedade se relaciona no mundo com a facilidade gerada pelas novas possibilidades de comunicação. Consequentemente, o relacionamento das empresas com os seus clientes teve que ser adequado a nova realidade virtual, com o objetivo de aumentar a satisfação, resultados positivos e aumento nos lucros. O marketing não poderia ficar fora desse upgrade, e com ele surgiram novos conceitos para a construção do planejamento de uma campanha.

A comunicação ocorre de todos os lados. Os usuários têm acesso fácil a internet, usando smartphones e tablets, que viabiliza consultas e interatividades imediatas e completas sobre tudo o que deseja, como os conteúdos da empresa, comparativos de preços e concorrentes, comentários de clientes, enfim, uma infinidade de informações. Tudo isso precisa ser analisado e controlado em tempo real, pois esses consumidores possuem na mão uma ferramenta que pode denegrir uma empresa na mesma velocidade que elogia, e os possíveis problemas devem ser sanados o quanto antes.

Os usuários agora passaram a ser agentes ativos no marketing, pois interagem, compartilham as informações que gostam e acham relevantes e produzem conteúdos que interfere diretamente no alcance e sucesso de uma campanha.

A interatividade interpessoal fez com que o antigo boca-a-boca do marketing convencional tomasse proporções potencializado que podem ser aproveitadas de forma muito útil para o marketing, ultrapassando inclusive a barreira do ambiente da internet, pois o usuário está concomitantemente em 2 ambiente: no mundo virtual e no mundo real – seja no trabalho, no quarto, no restaurante. Este é um dos conceitos que demarca a era do homem moderno e a sua relação com a máquina, também conhecido como telepresença digital. O marketing digital passa a aproveitar dessa telepresença para gerar envolvimento, engajamento, compartilhamento para alavancar a sua marca.

Os usuários são tão ativos neste momento que atualmente as mídias são modeladas visando o perfil do consumidor em potencial. As plataformas utilizadas, navegadores, formas de pagamento, sites, enfim, tudo é adequado as demandas dos clientes.  Plataformas e sistemas que tornem a experiência do usuário mais fácil conquista e agrega valor e confiança na marca.

É importante ressaltar a velocidade em que tudo acontece atualmente na internet. Tudo acontece em tempo real e as distâncias diminuíram de forma evidente, a ponto de ser possível fazer uma vídeo conferência com pessoas que estão em outro país como se elas estivessem na sala ao lado.

Devido a essa imensurável interatividade que acontece por meio da internet em tempo real, está bem comum que as empresas destaquem representantes para se comunicar com os internautas, utilizando uma linguagem mais próxima, demonstrando empatia e consideração. Em alguns casos, o antigo SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) já está se tornando obsoleto e sendo substituído pelo atendimento dentro de redes sociais.

Os usuários se sentem valorizados e especiais por receberem uma resposta personalizada e atenção e esse sentimento se estende a marca, aumentando a confiança. Uma empresa que está apta a receber elogios e críticas e se mostra disponível para a resolução de possíveis problemas é valorizada pelo consumidor e faz com que ele se sinta mais confortável por consumir os seus produtos à concorrência. Neste sentido, temos sites especializados em reclamações o “Reclame Aqui”, que oferece a oportunidade para o cliente fazer a sua reclamação/crítica e as empresas cada dia mais estão aptas a responder e resolver o que estiver ao alcance.

O papel da internet no Marketing digital tem quatro papeis fundamentais

Informação: por meio de conteúdos interessantes, a empresa coleta informação relevantes, desejos e anseios sobre os internautas e com essa informação também consegue fazer a análise da concorrência.

Comunicação: A empresa consegue se comunicar com o internauta de forma mais acertiva e pessoal.

Distribuição: Alguns produtos como livros, revistas, cursos, vídeos, entre outros, podem ser distribuídos por meio da web, aumentando consideravelmente as vendas.

Transação: podem existir inúmeras formas de pagamento? Boleto bancário, cartão de crédito, vouchers...

As facilidades e lucros que a internet trouxe para os negócios com a chegada e desenvolvimento do ambiente virtual, tornou-a fundamental para a manutenção e crescimento da maioria dos negócios. Existem inúmeros recursos que o Marketing pode usar para atingir o seu objetivo, como mailing, anúncios displays, banners, site corporativos, sites ou portais de vendas, blogs, anúncios em redes sociais, postagens diversas, produção e promoção de conteúdo... enfim, é uma infinidade de possibilidades que quando alinhadas dentro de um plano assertivo, traz bons resultados para a popularidade da marca e consequente ganhos financeiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com