TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Marketing

Por:   •  13/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.487 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

               UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PLANEJAMENTO DE MARKETING

RIO DE JANEIRO

Junho, 2018.

[pic 2]

               UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Cristiane Corrêa Vieira - matrícula 201804218693

Lívia Beatriz A. B. Nogueira -  matrícula 201804237451

Priscila de Souza Freitas - matrícula 201804218685

Sirliane Freitas de Souza - matrícula 201804236772

PLANEJAMENTO DE MARKETING

Trabalho da disciplina Marketing a ser entregue ao Professor Márcio M. Rolla, como avaliação do curso MBA em Gestão Empresarial, Campus Nova América.

RIO DE JANEIRO

Junho, 2018.

QUESTÃO 1 – Elaborar um planejamento de marketing para a empresa de guarda chuvas. Justificar.

JUSTIFICATIVA:

A “Doce Chuva Empréstimo de Guarda Chuvas” é uma empresa sem fins lucrativos de compartilhamento de guarda-chuvas entre usuários das estações de metrô da cidade do Rio de Janeiro, com a intenção de ajudar pessoas em dias chuvosos. Este projeto surgiu da ideia de que muitas das pessoas que passam pelas estações de metrô não costumam carregar guarda-chuvas todos os dias em suas bolsas e mochilas, e acabam sendo pegas desprevenidas quando ocorre um temporal, principalmente no verão carioca, época em que ocorrem as famosas chuvas típicas ao fim do dia.

Inicialmente, a implantação do projeto ocorrerá em estações do metrô devido à sua facilidade de acesso e à grande quantidade de usuários que fazem uso deste meio de transporte diariamente. Ato contínuo, será realizada a identificação de oportunidades de mercado, ampliando as ofertas para outros produtos e/ou serviços de cunho social, bem como para outros locais de grande movimento à medida que este projeto passe a ser gradativamente aceito e divulgado pelos usuários do metrô. Em suma, a Doce Chuva tem como motivação principal estimular a troca de experiências, ideias, conceitos e valores entre a população.

Com base no relatado acima, verificou-se a necessidade da elaboração deste plano de marketing, no qual foi constatada que esta é uma ferramenta indispensável para a concepção e crescimento do projeto Doce Chuva, onde é possível conhecer a situação do mercado, reconhecer pontos fracos e ameaças, assim como potencializar os pontos fortes e suas oportunidades, visando atingir os objetivos e metas estabelecidos para o projeto.

Sendo assim, com a intenção de estabelecer os pontos principais, auxiliar nas tomadas de decisões e no planejamento estratégico do projeto, utilizaremos esta ferramenta para facilitar a execução, progresso e sucesso do negócio.

PLANEJAMENTO DE MARKETING

1. ANÁLISE DE AMBIENTE

  1. CONCORRÊNCIA:

A Doce Chuva é pioneira no serviço, não há em sua região uma concorrência direta de empresas com a mesma atividade. No entanto, deverá ser entendido como concorrência tudo aquilo que impeça a execução e conclusão dos empréstimos, sendo assim, considera-se como concorrentes os vendedores do mesmo produto ou de produtos com função similar e os clientes em potencial que portam seu próprio guarda-chuva e/ou emprestam a terceiros.

  1. ANÁLISE SWOT:

SWOT

POSITIVOS

NEGATIVOS

FATORES EXTERNOS

OPORTUNIDADES

  • Doações diversas;
  • Patrocínio empresarial.

AMEAÇAS

  • Não devolução dos guarda-chuvas;
  • Guarda-chuvas quebrados;
  • Dias sem chuvas.

FATORES INTERNOS

FORÇAS

  • Facilidade de acesso;
  • Boa localização e visibilidade;
  • Oferecer um produto necessário para todos os públicos.

FRAQUEZAS

  • Recursos financeiros limitados;
  • Déficit em realizar um controle eficaz do negócio.

  1. DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

​ ​A Doce Chuva Empréstimos de Guarda-Chuvas não limita seu público e visa alcançar o máximo de pessoas possíveis, o que contribuirá para seu crescimento, porém o público alvo são os jovens e adultos, de todos os sexos e classes sociais, que sejam usuários regulares do metrô, sendo eles trabalhadores, estudantes ou os próprios funcionários do metrô.

Temos o objetivo de satisfazer a necessidade daqueles que estão desprevenidos em dias chuvosos e não podem se molhar devido à compromissos ou daqueles que simplesmente se incomodam em sair desprotegidos na chuva, por questão de costume ou preocupação com a saúde.

1.4 DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO NO MERCADO

A Doce Chuva prevê em sua ação solidária criar um vínculo entre a empresa e seus consumidores, procurando disseminar a empatia e a assistência entre os próprios usuários, ofertando um produto gratuito e de qualidade, sendo referência no serviço de compartilhamento e sempre reforçando o conceito de bem-estar, o que nos faz destacar entre os nossos concorrentes tornando os usuários nossos amigos, tendo o reconhecimento do nosso cuidado e proteção.

2 DEFINIÇÃO DA MARCA

2.1 NOME DA EMPRESA

Doce Chuva Empréstimo de Guarda Chuvas

2.2 SLOGAN

Doce Chuva: Proteção em Dias Chuvosos

2.3 LOGOMARCA DA EMPRESA

[pic 3]

2.4 BANNER E FOLHETO EXPLICATIVO

Tem por objetivo informar o público do que é a iniciativa de empréstimo de guarda chuvas, sua utilização e regras de uso. O Banner deverá ficar perto das caixas de coleta para seja facilmente visualizado e também contará com a distribuição de panfletos na estação de metrô selecionada.

[pic 4]

3. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (284.5 Kb)   docx (231.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com