TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É MARKETING

Por:   •  27/2/2019  •  Artigo  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 5

 O QUE É MARKETING

        Definir Marketing, num sentido direto do termo, é pensar em um conjunto de  técnicas, métodos  e ações voltadas para os resultados positivos traduzidos em vendas e/ou satisfação de clientes e consumidores finais, pois são elas, as vendas e a satisfação dos clientes,  os fatores determinantes do sucesso e da longevidade de uma empresa ou negócio. O Marketing  envolve três processos centrais da vida e do sucesso de um produto ou serviço: o planejamento,  a execução e o controle. Ao planejar determinamos: o que produzir (o produto), onde vender (a distribuição), a quanto vender (o preço) e como divulgar (a promoção), na execução é colocado em prática tudo o que foi planejado anteriormente aplicando-se metodologias próprias e durante o controle acompanhamos os resultados e procedemos com as possíveis correções de rota ou reinício de todo o processo.

Hoje, os conceitos de Marketing são inúmeros, não existe uma definição consagrada a cerca da disciplina. Elas variam conforme a visão de cada autor, e também com o passar dos anos foram evoluindo junto as mudanças nos consumidores e do mercado. Um exemplo é a evolução do Marketing apresentada por Kotler (2010, p. 6), com o Marketing 1.0, baseado na Revolução Industrial, posteriormente surge o Marketing 2.0 voltado para o consumidor e hoje nos baseamos no Marketing 3.0 direcionado aos valores, onde os consumidores estão preocupados em "fazer do mundo um lugar melhor".  

A maioria dos autores defendem essencialmente "uma visão do negócio voltada para o atendimento das necessidades do consumidor a longo prazo". (ROCHA; CHRISTENSEN, 1987, p. 29)

        Kotler e Armstrong (2003), conceituam o Marketing como "um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor". Acerca da necessidade de satisfação do cliente, Ogden (2002, p. 2) comenta:

“Repensar continuamente sua definição do conceito de marketing ajuda a organização a expandi-lo, com a substituição da expressão “satisfazer as necessidades do cliente” por “superar as expectativas dos clientes”. É muito melhor superar as expectativas do consumidor do que apenas atende-las.”

        Kotler e Keller (2006), também comentam a definição passada por Peter Drucker, em que quando se entende e conhece bem seu consumidor, através do Marketing, o produto ou serviço será vendido sem "esforço de venda". Para ele, o único esforço desempenhado pela empresa seria colocar o produto no ponto de venda, desta forma o consumidor irá adiquiri-lo automaticamente, sem a empresa realizar nenhum recurso de venda.

        Kotler e Armstrong (2003), afirmam que a definição de Marketing provêm de alguns conceitos, que ocorrem de forma interligada, como: necessidade, desejo, demandas, produtos e serviços, valor, satisfação, qualidade, troca, transações e relacionamentos e mercado. Os autores afirmam que a base está na necessidade humana, que irá gerar o desejo no consumidor e posteriormente se tornará uma demanda para determinado produto ou serviço. Para o consumidor saciar sua necessidade em determinado produto ou serviço, com diversas opções disponíveis no mercado, o consumidor irá se basear no valor, na satisfação e na qualidade que o produto ou serviço tem a oferecer. Após tomada a decisão o consumidor precisa dar algo em troca ou efetuar uma transação para então obter o bem. Quando há um "conjunto de compradores atuais e potenciais de um produto" se tem o mercado, conforme afirmam Kotler e Armstrong (2003, p. 8).

        Para McCarthy e Perreault (1997, p. 24) “o termo marketing vem da palavra mercado, que é um grupo de consumidores potenciais com necessidades similares que está disposto a trocar algo de valor com vendedores que oferecem vários bens e/ou serviços – isto é, meios de satisfazer aquelas necessidades”.

        Só existirá Marketing em sociedades que realizem trocas de bens ou serviços, é necessário pelo menos duas partes dispostas a realiza-la, de acordo com McCarthy e Perreault (1997).

        Uma empresa bem sucedida irá produzir o que seu consumidor necessita, aos invés de convencerem seus consumidores a comprar, McCarthy e Perreault (1997).         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com