TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Rascunho Marketing

Por:   •  19/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 6

Origem

É de conhecimento geral que a essência do Marketing sempre foi algo existente desde que os princípios do mercado começaram a serem estabelecidos, buscando persuadir potênciais clientes. Não se sabe ao certo quando seu conceito em si foi criado de forma exata, portanto, o ponto de fato é entender sua origem.

A prensa tipográfica de Gutenberg  criada aproximadamente em 1450-1455 foi uma das grandes invenções da humanidade - precussora de ferramentas atuais que são usadas diariamente -, esse aparato fazia com que a capacidade de copiar textos aumentassem em níveis extremamente consideráveis, uma vez que o processo levava pouco tempo para ser executado; como efeito colateral de sua criação, a prensa estimulou uma das primeiras manifestações do marketing: os cartazes.

Isso ajudava no aspecto de volume de cartazes que poderiam ser produzidos, podendo assim serem distribuídos, o que concequentemente levava a criar um fluxo da informação, se propagando entre as pessoas (embora não tão eficiente pois a população apresentava um alto grau de analfabetismo na época). Ademais, o ánuncio não se preocupava em fazer qualquer tipo de ligação com o consumidor, era somente focado no produto; também é válido ressaltar que o consumidor não tinha poder algum de barganha.

Outros aspectos dessa época em relação ao tópico é que a concorrência era mínima, o valor dos mercadorias eram majoritáriamente baixos e vendidos em grandes quantidades, seus consumidores se tratavam somente do produto da propaganda excessiva que era feita.

Revolução industrial

Fase da produção

Este período marca uma grande mudança no Marketing no geral, pois com a Revolução Industrial ocorrendo, a transição de métodos artesanais de produção foram amplamente substituídos pelos processos de manufaturação mecânica.

Sobre o contexto do crescimento exponencial da população urbana, as empresas se preocupavam em fazer uma produção na mesma proporção, o Marketing empenhava a função de tentar vender a população os produtos produzidos de forma massiva; mesmo que ainda para a época, os métodos utilizados continuavam a ser arcaícos, tal qual era inicipiente e centrado na disponibilidade do produto somente, dispensando o aspecto preferencial individual dos consumidores.

 

Fase de vendas

Com o formato da economia capitalista sendo desenvolvido, as empresas estavam adotando medidas mais agressivas em relação a métologia de vendas que estava sendo utilizada na época.

Também é neste período que a publicidade e a promoção começaram a empenhar seu papel, usando-as como ferramenta para destacar as características únicas de seus produtos com a finalidade de persuadir seus consumidores. O método utilizado era baseado quase que inteiramente na convicção de que os consumidores necessitavam comprar seus produtos, independente das vontades ou necessidades reais que o consumidor possuía na época.

Fase inicial do Marketing

No início do século XX as empresas começaram a entrar na linha de raciocínio em que ao vez de criar produtos para depois convencer as pessoas a comprá-los, sugeriu-se, primeiramente, compreender e antecipar as necessidades e os desejos dos possíveis clientes, afim de aumentar suas chances de sucesso a longo prazo.

Assim, o conceito de marketing foi sendo consolidado para seu atual. Foi assim que nos EUA, por volta de 1910 surgiram as primeiras instituições para reunir profissionais do setor e se estabeleceu o conceito de marketing, substituindo e invertendo a lógica do conceito de venda. Também foi próximo a essa época que o termo foi se tornando mais popular e usado pela mídia.

Uma figura de extrema importância durante essa fase do Marketing foi Claude C. Hopkins, considerado pai da publicidade, foi um dos primeiros da área a abordar o assunto de forma científica, publicando um livro nomeado como “A Ciência da Publicidade”, em 1923. Nesse livro Hopkins determina o embrião que veio pautar a evolução do marketing: a necessidade de conhecer seu público-alvo. Contudo, é válido citar que Hopkings era incompreendido pelos aunciantes da época pois fazia promoções e oferecia amostras grátis, que segundo eles, não significava nada.

Pós-Guerra

Após a segunda guerra mundial, com o desenvolvimento das empresas e mercado, o fator de competitividade e concorrência das empresas estavam aumentando a níveis notórios. Os itens que antes eram vendidos e produzidos de forma massiva agora passaram a ser estocados, reflexo do foco das empresas que agora passava para as vendas de fato (produto da necessidade de uma recuperação econômica por parte dos Estados Unidos).

Os consumidores após a segunda guerra também teve sua visão de mundo ampliada, que no momento se tornava mais exigentes com a qualidade do produto ou serviço oferecido pelo mercado, assim como se tornaram mais imediatistas com estes também; simbolizado por ánuncios mais criativos e que por vez, tinham uma direção que deviam assumir para atingir um determinado público, sendo seu meio de propagação comum os jornais e revistas de seus respectivos nichos.

Similar a este foi Neil H. Borden que em 1949 originou o termo "Marketing Mix", que futuramente iria ser aprimorado e reescrito como os 4P's do Marketing.

Foi também com apoio das tecnologias de mídia que estavam por surgir na (época como o rádio) que o Marketing teve seu nível elevado ao mundial; sendo que em 1941 o primeiro anúncio de TV que se tem registro.

Anos 50

Como uma concequência dos anos anteriores, o Marketing teve sua primeira notoriedade acadêmica, em universidades nos EUA no curso de Business Administration a matéria "Market Studies" começava a aparecer na grade; tal objeto de estudo se tratava da possibilidade de estudar o mercado através de pesquisas direcionadas e semelhantes. Contudo, um pouco mais no futuro os estudiosos afirmaram que o termo era limitado, causando a alteração dele, usando formalmente o termo "Marketing", com a função de exemplificar melhor sua abrangência em explicar o mercado, análise de clientes, concorrentes, precificação, pesquisas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com