TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE MARKETING

Por:   •  22/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

1.        CONSIDERAÇÕES INICIAIS        2

1.2  Empresa e setor de suprimentos        2

1.3  Setor de Suprimentos        3

1.4 Modalidades de compras de materiais        4

2. OBJETIVOS        4

3. DIGNÓSTICO        4

3.1 Vantagens das metas de negociação no setor de suprimentos        5

4. INDICADORES – DADOS ORÇAMENTÁRIOS        6

5.0 EQUIPES ENVOLVIDAS NA PROPOSTA        7

6. OBSTÁCULOS        8

7. TEMPO E CUSTO PARA IMPLEMENTAR A PROPOSTA        8

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

9. REFERÊNCIAS        10

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A competitividade tem tornado as organizações cada vez mais preocupada com a qualidade dos produtos e processos oferecidos ao mercado. E com passar dos anos verificou que o setor de suprimentos podia contribuir muito com melhorias para que tal preocupação fosse atendida.

O setor de suprimentos passou por longas transformações para deixar de ser apenas o local onde se realizam as compras e sim se tornar um departamento onde ocorre uma busca constante por qualidade e redução de custos.

De forma eficiente foi constatando que um gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos podia suprir todas as necessidades de uma organização relativas aos materiais, sendo que a mesma se tornou responsável projeto, o planejamento, a gestão e coordenação de todos os fluxos de materiais levando em conta a qualidade, prazo e satisfação do cliente externo ou interno dentro um contexto empresarial.

O gerenciamento da cadeias de suprimentos permite a identificar grandes oportunidades através da identificação de fornecedores e redução de custo nos processos de compras através de vantajosas negociações levando em conta o uso de ferramentas da tecnologia da informação. Segundo Chopra e Meindl (2003), a tecnologia de informação pode proporcionar um maior conhecimento para tomar boas decisões, de forma que viabiliza com suas ferramentas uma maior visão das informações e facilita análise das mesmas.

Para tanto, os indicadores de desempenho represente em suma uma forma eficaz de avaliar e demonstrar quanto vantajoso está sendo os resultados obtidos, de forma que propicie uma maior monitoramento para guiar as empresas na direção aos seus objetivos estratégicos.

Neste trabalho é abordado o processo de cadeias de suprimentos levando em conta melhorias realizadas nos processos de compra, através da negociação, sendo que o objetivo principal da mesma e inserir no setor de suprimentos a mentalidade de redução de custo em todos as compras, visando com isso reduzir o custo geral da empresa.

1.2 Empresa e setor de suprimentos

A empresa X foi criada em 2008, tem como objetivo investir e operar projetos ambientais e prestar serviços com foco em três segmentos: Água e Esgoto – parcerias e concessões públicas de água e esgoto; Operações Industriais – terceirização de Centrais de Utilidades; e Resíduos – diagnóstico e remediação de áreas contaminadas, monitoramento de águas superficiais e subterrâneas; valorização energética dos resíduos sólidos urbanos.

A empresa X é controlada pela Organização Odebrecht (73,47%) com participação acionária do FI FGTS (26,53%). A empresa opera, investe e participa como parceira de ativos que garantem a melhoria da qualidade de vida de mais de 8 milhões de pessoas no país e o desenvolvimento de empresas que têm a sustentabilidade na base das suas ações.

A missão da empresa X é prover soluções ambientais para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida, aliando capacidade de gestão, investimento e tecnologia de ponta. A unidade de Jeceaba, localizada no Alto Paraopeba em Minas Gerais, atende a diversos setores do segmento industrial. Seus serviços abrangem o tratamento de efluentes industriais, coleta, separação e disposição de resíduos, além de distribuição de energia para uma multinacional do segmento siderúrgico.

1.3 Setor de Suprimentos

O setor de suprimentos tem-se as divisões apresentadas a seguir.

- Setor de Cadastro: Cadastrar a especificação técnica de peças, equipamentos e instrumentos de processo á serem comprados.

- Setor de Gestão de Materiais: Gerar solicitação eletrônica para repor materiais com característica de estoque, especificando quantidade e data necessária para recebimento, de acordo com o “lead time”. Determinando o que deve ser para estoque, quando deve ser reabastecido, quanto de estoque será necessário. Recalcular os parâmetros de ressuprimento em função do histórico apresentado. Gerar as solicitações eletrônicas (DOC) via MWD para itens com parâmetros de ressuprimento ou os que necessitam de uma avaliação técnica antes de emitir a requisição de compra. Gerar indicadores e divulgá-los mensalmente. Realizar diligenciamento e logística de entrega dos materiais colocados juntos ao fornecedor.

- Setor de Almoxarifado: Receber, armazenar, inspecionar e distribuir os materiais necessários ao processo.

- Setor de Compras: Executar a aquisição de produtos procurando o melhor preço diante de três cotações solicitado a fornecedores diferentes. Análise do perfil de compra de materiais e adequação de fornecedores; Avaliação do desempenho dos fornecedores de materiais críticos para o processo e/ou que possuam contrato de fornecimento, considerando aspectos comerciais e notificação em caso de irregularidades no atendimento às especificações.

Os critérios para solicitação de compras emergenciais e/ou específicas deverão seguir as instruções apresentadas a seguir.

  • Compras emergenciais são justificadas pelo Coordenador quanto à necessidade da emergência.
  • Fabricante ou distribuidor exclusivo: constar justificativa técnica aprovada pelo Coordenador da área demandante, para tal aquisição.

1.4 Modalidades de compras de materiais

a) Compra SPOT: Será efetuada consulta ao mercado a cada necessidade identificada.

b) Just in Time: Modalidade de contrato com duração de 1 a 2 anos com preço e prazo de entrega previamente estabelecido. Neste caso, é feito consulta ao mercado para a colocação do contrato. Após isso, é encaminhado ao fornecedor as autorizações de entrega, onde não se discute mais as cláusulas comerciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (278.7 Kb)   docx (107.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com