TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O planejamento estratégico envolve desenvolver uma estratégia

Por:   •  13/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

DISCIPLINA:

FUNDAMENTOS DE MARKETING

CARLOS EDUARDO BARROS DOS SANTOS

RIO DE JANEIRO

2017

O planejamento estratégico envolve desenvolver uma estratégia para a sobrevivência e o crescimento das empresas a longo prazo. A partir dessa afirmação:

  1. Aponte as etapas de um planejamento estratégico.

2.Descreva o que é estratégia low-cost, adotada por muitas companhias, apresentando um exemplo de caso real de uma empresa que a utiliza.

Respostas:

1) As etapas cruciais para o desenvolvimento de um planejamento estratégico são:

-definir uma missão para empresas

-definir os objetivos

-planejar um bom portifólio

O planejamento estratégico seria como um guia que proporcionaria a empresa pensar de maneira sistemática para que a mesma coordene seus esforços focando nos seus objetivos mercadológicos e assim aumentando a atenção nas suas necessidades e do seu cliente. Com isso as empresas podem se adaptar da melhor forma possível para que consigam obter vantagens das oportunidades de seu ambiente em constante mudança, viabilizando a sua sobrevivência e seu crescimento de forma sustentável e a longo prazo.

Para isso, a empresa precisa definir a sua MISSÃO; ou seja; a razão de ser da empresa, o porque de sua existência. Esta, deve estar sempre orientada para o mercado, ser específica e bem clara como o principal propósito da organização. A missão da empresa deve ser incorporada em todos os setores da empresa e por todos os seus colaboradores.

Para que a missão seja cumprida devemos traçar os OBJETIVOS da empresa com o intuito de “materializar” a missão, de conseguir que ela se torne uma realidade. Então os objetivos serão transformados em ações que a empresa deve realizar para que isso aconteça. Essas ações devem ter METAS bem definidas e possíveis de ser alcançadas que ajudaram no processo; desde o seu início ate o seu fim; almejando o objetivo final. Ações estas que terão como ferramenta de auxílio o plano de marketing que utilizará os seus 4Ps; através de muita pesquisa de mercado; para administrar este processo.

Finalmente orientada pela declaração de missão e por seus objetivos a empresa planeja o seu portifólio de negócios, que deve ser aquele que melhor se adapte aos pontos fortes e fracos da empresa, sempre se baseando nas necessidades do mercado para assim aproveitar as oportunidades mais atrativas, maximizando as suas qualidades mais fortes. Isso pode ser feito com o auxílio de algumas ferramentas como a abordagem de produtos na matriz BCG ,por exemplo.

2) Low cost ; que se fossemos traduzir ao pé da letra seria baixo custo; consiste em uma estratégia de cortar custos que inspirada em uma das três estratégias competitivas vitoriosas sugeridas por Michel Porter; neste caso a liderança total pelo custo; que é baseada no esforço da empresa para atingir menores custos de produção e distribuição para permitir que ela cubra preços menores que os de seus concorrentes e conquiste uma grande participação no mercado. Visa o corte de custos para poder oferecer o menor preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (304.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com