TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento estratégico envolve desenvolver uma estratégia para a sobrevivência e o crescimento das empresas a longo prazo

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                

                                                     

                                            ATIVIDADE

O planejamento estratégico envolve desenvolver uma estratégia para a sobrevivência e o crescimento das empresas a longo prazo. A partir dessa afirmação:

  1. Aponte as etapas de um planejamento estratégico.

O planejamento estratégico de marketing é a base estrutural de uma organização; pois projetam padrões de desempenho de acordo com a visão mercadológica. É a partir desse planejamento que são direcionados ao mercado a real proposta de cada instituição.

Um bom planejamento estratégico é composto por etapas que devem ser crucialmente considerados e respeitados, para o êxito de uma organização.

Deve-se:

  • Definir  uma missão para a empresa
  • Definir os seus objetivos
  • Planejar um bom portfólio

  1. Descreva o que é estratégia low-cost, adotada por muitas companhias, apresentando um exemplo de caso real de uma empresa que a utiliza.

O termo low-cost que significa “baixo custo”, começou a ser utilizado pioneiramente pelas companhias aéreas, que oferecia viagens a preços mais baixos eliminando assim alguns serviços como:alimentação a bordo,serviços de bagagem entre outros. A estratégia baseia-se na redução de preços, mantendo a eficiência dos produtos e serviços.

A Neo Química, por exemplo, utiliza a estratégia low-cost por trabalhar com medicamentos genéricos, que não envolve os custos das grandes marcas, mais tem a mesma eficácia, ou seja, um produto com um preço mais acessível, mas que surte o mesmo efeito dos produtos de outros fabricantes.

RELATÓRIO

COMERCIO LTDA. uma empresa familiar especializada na fabricação, armazenagem e distribuição de diversos aparelhos eletrônicos. Em sua fábrica instalada, ela possui uma enorme plataforma de produção, com um grande armazém para estoque dos aparelhos. Devido ao alto valor agregado dos seus produtos e uma sensível queda nos rendimentos da empresa, que possui componentes eletrônicos caros (matéria prima), o dono da empresa, Sr. Marcos, resolveu contratar um experiente amigo de sua família, VOCÊ, para fazer um diagnóstico dos gargalos logísticos que estão prejudicando os lucros da Lua Eletrônicos.

Ao entrar na empresa em direção à sala de reunião para rever seu velho amigo o Sr. Marcos, você percebeu alguns problemas na área de produção como um amontoado de caixas sem paletes bem como pessoas estranhas passeando ao redor do departamento produtivo. Viu também que o controle da matéria-prima recebido é feito através de um trabalho manual com apenas 4 fiscais para 12 caminhões que chegam por dia, fato que justifica nos relatórios de pagamento dos funcionários um grande número de horas extras para esse pessoal. Outro ponto que você observou foram às inúmeras perdas de componentes eletrônicos dentro do processo produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com