TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o endomarketing e por que uma empresa deveria investir nessa estratégia?

Por:   •  1/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O que é o endomarketing e por que uma empresa deveria investir nessa estratégia?

O conceito de endomarketing pode ser denominado também como marketing interno de uma organização. As empresas que praticam o endomarketing vêem seus colaboradores como seus primeiros clientes ou clientes internos e procuram atrair e motivá-los para que com sua satisfação dentro da empresa, possam fazer o marketing buzz ou "boca a boca e assim vender a empresa para pessoas conhecidas e seu meio social. É interessante investir nessa estratégia por ser uma forma de diminuir a rotatividade dentro das empresas além de aumentar o comprometimento e a produtividade quando os colaboradores se sentem importantes e valorizados em uma organização que se preocupa não só com lucros mas com a qualidade de trabalho que pode oferecer a seus funcionários.

  1. 3 Empresa e suas estratégias de Endomarketing

 Fiat

A Fiat atua com diversas ações de endomarketing porque acredita que o sucesso da empresa começa com os colaboradores. Por essa razão trata seus funcionários com o mesmo cuidado que os clientes externos. Um exemplo de endomarketing praticado pela companhia são os testes-drive dos lançamentos da marca que são feitos primeiro pelos colaboradores,podendo assim ser os primeiros a opinar e influenciar na venda do produto.

A Fiat também procura motivar seus funcionários fazendo sua família se sentir beneficiada pela empresa. Eles oferecem desde festas de aniversários até bailes de debutantes para as filhas. Com isso, eles conseguem que não só os colaboradores façam o marketing da empresa, mas também atinjam o meio social da sua família toda.

Além disso, a Fiat valoriza seu funcionário e possui um sistema de comunicação interno muito bem estruturado. Isso faz com que o colaborador tenha liberdade em falar com seu chefe sobre promoções ou vagas e demonstra que o colaborador tem tanta importância para a companhia como o chefe.

Golden Cross

A Golden Cross é uma operadora de planos de saúde brasileira que criou um programa para recompensar os corretores que tivessem o melhor desempenho em um determinado período. Chegaram a investir R$ 750 mil em ações de endomarketing nas filiais de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo para que assim seus colaboradores se sentissem motivados e consequentemente melhorar os resultados da corretora.

O programa intitulado “Golden Lar” distribuiu prêmios de 40 a 70 mil reais para que o ganhador possa reformar sua casa ou investir em uma casa própria. Além de distribuir diversos eletrodomésticos todo o mês para os melhores corretores.

Esse tipo de ação funciona, pois a motivação faz com que a produtividade aumente e assim tanto os colaboradores quanto a empresa podem otimizar seus ganhos.

Brandili

A brandili é uma marca brasileira de roupas infantis que investiu no endomarketing partindo do conceito de que um elogio ou uma palavra amiga podem mudar seu dia. Por isso a empresa que tem 1,7 mil colaboradores desenvolveu a campanha “Valeu” um programa que incentive os funcionários a trocarem elogios por boas ações feitas no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com