TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O show da poderosa: Um estudo de caso sobre a carreira da cantora Anitta.

Por:   •  26/8/2021  •  Monografia  •  17.950 Palavras (72 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 72

[pic 1]

Universidade de Brasília Faculdade de Comunicação

Departamento de Audiovisual e Publicidade e Propaganda

PAULA VIEIRA FÉLIX DA SILVA

O show da poderosa:

Um estudo de caso sobre a carreira da cantora Anitta.

Brasília 2017

O show da poderosa:

Um estudo de caso sobre a carreira da cantora Anitta.

Monografia apresentada à Faculdade de Comu- nicação da Universidade de Brasília como re- quisito parcial para obtenção do título de bacha- rel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, sob orientação da professora Maria Fernanda D´Angelo Valentim Abreu.

Brasília 2017

O show da poderosa:

Um estudo de caso sobre a carreira da cantora Anitta.

Monografia apresentada à Faculdade de Comu- nicação da Universidade de Brasília como re- quisito parcial para obtenção do título de bacha- rel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, sob orientação da professora Maria Fernanda D´Angelo Valentim Abreu.

Aprovada em:         /        /        

BANCA EXAMINADORA

[pic 2]

Professora Maria Fernanda D’Angelo Valentim Abreu – Orientadora

[pic 3]

Professor Edmundo Brandão Dantas – Examinador

[pic 4]

Professor Luciano Mendes – Examinador

[pic 5]

Professora Selma Regina Nunes Oliveira– Suplente

Dedico o presente trabalho a Deus, por ser sempre o meu guia, e à minha família, por todo o apoio.

Agradeço, primeiramente, a Deus, pelo dom da vida e por todas as graças que já foram e me são concedidas diariamente, entre elas a inteligência e a paciên- cia, fundamentais para a realização e conclusão deste trabalho.

À minha família, em especial aos meus pais, Adelcy e Paulo, que se esforça- ram incessantemente para que eu e meu irmão tivéssemos uma boa educação e as melhores oportunidades na vida, além de sempre me orientarem por um bom cami- nho e apoiarem minhas decisões, fazendo de mim a mulher que sou hoje. Ao meu irmão, por ser meu exemplo. E à minha avó Adair, por trasbordar meu coração de amor com sua sabedoria e carinho. Como forma de agradecimento, desejo do fundo do meu coração encher-lhes de orgulho por toda minha vida.

Aos meus amigos, por me apoiarem, me distraírem e pela paciência que tive- ram durante a realização deste trabalho, me desculpem pelo afastamento e pelas possíveis grosserias. Agradeço especialmente ao meu melhor amigo, que mergu- lhou nessa jornada comigo e fez diversos sacrifícios para que tudo corresse da me- lhor forma possível. Seria muito mais difícil sem você ao meu lado para me motivar, me fazer companhia nas noites de estudos intermináveis, me consolar quando foi necessário e me dar forças quando eu perdia as minhas, agradeço a Deus todos os dias por ter me dado um namorado como você.

À Universidade de Brasília que, além de me dar uma formação acadêmica, me deu uma visão de mundo muito mais empática e, graças a isso, posso afirmar que hoje, depois de quase cinco anos e meio, saio da UnB uma Paula muito melhor do que entrei. Não posso deixar de agradecer ao ninho de um certo passarinho que me proporcionou grandes ensinamentos e grandes amizades, muito obrigada, Dois- novemeia!

Por fim, agradeço à minha querida orientadora. Professora, obrigada por to- dos os ensinamentos, livros, críticas e, principalmente, por me inspirar em suas au- las de Branding com sua paixão pelo tema. Foi um prazer imenso ser sua aluna e orientanda.

Foi-se a época em que os conceitos de marketing estavam associados apenas à distribuição de bens e produtos, da mesma forma que o entendimento de marca passou a se estender também a outros setores. Atualmente, empresas dividem es- paço com bandas, times, eventos e pessoas, que por sua vez lançam mão de estra- tégias empresariais para a construção e desenvolvimento de suas marcas. Dentro deste contexto, a cantora Anitta chama atenção por seu desempenho no cenário musical brasileiro e tem a palavra “marketing” frequentemente associada ao seu nome em reportagens e blog. A carioca de 24 anos que começou a carreira como “MC” em 2010, ao assinar contrato com uma popular produtora de artistas do gênero funk e estourou nas paradas de sucesso com o single “Show das Poderosas” no ano de 2013, é hoje um dos principais nomes da música popular no Brasil. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar a carreira da cantora Anitta sob o viés do marketing e do branding, identificando que sua trajetória composta por planejamento estratégico, verdade de discurso e construção de alianças contribuíram para o su- cesso não só da carreira da artista, mas da Anitta enquanto marca.

Palavras-chave: Comunicação; Marketing; Marketing Pessoal; Marca; Branding; Brand equity; Anitta.

FIGURAS

Figura 1 - Os 4Ps do mix de marketing        18

Figura 2 - Logotipos da Coca-Cola da banda Iron Maiden        25

Figura 3 - Símbolos da Nike e da banda Rolling Stones        25

Figura 4 - Pirâmide de ressonância de marca        29

Figura 5 - Vídeo que revelou a cantora Anitta        34

Figura 6 - Imagem do videoclipe da música Menina Má        35

Figura 7 - Imagem promocional da música Meiga e Abusada        36

...

Baixar como (para membros premium)  txt (112.9 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 71 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com