TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPlano de Marketing

Por:   •  23/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 6

plano de marketing

 Abril/2019


Elaborado por:

Disciplina:

Turma:


Introdução

A MAP Linhas Aéreas é uma empresa com seis anos de mercado pertencente ao grupo MAP Transportes aéreos, que tem mais de 15 anos de experiência em voos pela Amazônia.

A empresa opera atualmente com aeronaves modelo ATR em cerca de 14 destinos entre o Amazonas e Pará.

Apresentarei abaixo uma breve análise de três pontos que influenciam no resultado do marketing da empresa, entre eles: Ambiente, pesquisa de mercado e resultados, análise competitiva e no final apresentarei uma proposta de marketing.


[pic 3]

Desenvolvimento

Ambiente

O ambiente em que a empresa atua exerce forte poder sobre o futuro dela e do seu plano de marketing, ambiente esse que se divide em dois, macro e microambientes.

O microambiente da MAP Linhas Aéreas é composto pela empresa e todos os atores (fornecedores ou prestadores de serviço) que atuam para a execução do serviço (transporte aéreo).


Por ser um mercado bastante regulado, a qualidade do serviço prestado pelos fornecedores acaba não sendo uma preocupação para a mesma. Cito como exemplo o fornecimento de combustível e o de catering (alimentação a bordo da aeronave). Ambos são altamente controlados por legislação rigorosa, tanto na qualidade do combustível fornecido quanto da alimentação. Outro ator importantíssimo para a venda dos serviços da empresa são as agencias de turismo. A MAP fez acordo com diversas agências de turismo locais e mais recentemente fez um acordo de codesharing ( Uma CIA vender passagem em nome da outra) com a GOL Linhas Aéreas, o que ajudou bastante na divulgação do nome da empresa assim como serviu para agregar valor.

No que tange ao ambiente macroeconômico, podemos dizer que o mercado em que a MAP atua sai em vantagem.

A MAP atua numa região bastante isolada, onde as cidades são basicamente conectadas por rios em viagens que chegam a durar 30 dias, o que torna o serviço aéreo fundamental para que o Estado continue funcionando. Diversos incentivos econômicos são dados pelo Governo, entre eles a redução ou isenção de impostos sobre combustível, que é o item de maior custo na execução do serviço (cerca de 30% do custo da empresa). Por oferecer um serviço que transforma 30 dias de viagem em cerca de 2h, aliado a ausência de concorrência direta, a MAP tem uma certa facilidade em ditar seus preços, o que de certo modo não agrada os clientes (item de maior reclamação nas redes sociais da companhia).

Pesquisa de Mercado

Levando em consideração os 4Ps do Marketing, fiz uma breve pesquisa nas redes sociais da empresa para ver o que o público achava da empresa.

Produto: O serviço no geral é bem avaliado pelos consumidores. Algumas reclamações pontuais quanto a atrasos e cancelamentos, o que é normal para uma empresa aérea devido manutenções não programadas e meteorologia, coisa que o cliente em geral não observa.


Foi possível observar uma cobrança constante por novos destinos ainda não explorados pela empresa, inclusive vários fora da região norte.

Preço: Esse é o ponto que mais se destaca entre as reclamações. Diversas mensagens sobre os preços praticados são observados nas redes sociais da empresa.

Praça: A maior parte das compras da companhia são feitas via site próprio e agências de viagem espalhadas pelo estado.

Promoção: Essa última tem se destacado. Por ser uma empresa genuinamente amazonense e esse ser o seu principal público, a maioria das estratégias de promoção da empresa tem sido via rede social e usando temas relacionados a região. As ultimas ações observadas estão relacionadas ao Festival De Parintins que ocorrerá agora em Junho. Interessante ressaltar que essas são as publicações que mais geram comentários.

Análise Competitiva

A Análise Competitiva nos ajuda ajuda a conhecer melhor o mercado em que a empresa está inserido, ajudando a escolher a melhor estratégia a ser usada.

Dentre os métodos recomendados para a análise temos as 5 forças de Porter, análise Swot, Benchmarking, entre outros.

No cenário da MAP, utilizando as 5 forças de Porter chegamos a seguinte conclusão:

   Rivalidade entre concorrentes

No âmbito local, a empresa não possui concorrentes, já que as grandes empresas do segmento optaram por não atuar no mercado regional do norte do país.

   Poder de negociação dos clientes

Os clientes não possuem tanto poder de barganha, já que as alternativas ao transporte demandam bastante tempo, o que deixa os clientes com duas alternativas, ou aceitam o valor cobrado pela passagem ou se rendem a dias ou até semanas de viagem de barco.

   Poder de negociação dos fornecedores

A grande maioria dos fornecedores trabalha com preços tabelados, seja no fornecimento de combustível, peças aeronáuticas ou no fornecimento de alimentação para os passageiros; o que deixa a empresa numa situação confortável em relação a seus fornecedores.

   Ameaça de novos entrantes

Por ser um segmento que exige investimentos altos, o mercado de aviação não costuma ter a ameaça de novos entrantes. Mesmo com a abertura do mercado da aviação para investimentos externos, as empresas internacionais acabam não tendo interesse em investir na região norte, devido aos altos custos operacionais e retorno bastante demorado.

   Ameaça de produtos substitutos

Poderíamos considerar como produtos substitutos o transporte fluvial, mas acabaríamos entrando na mesma linha de pensamento do poder de negociação dos clientes. Ou o cliente aceita pagar o valor cobrado ou se rende a dias/semanas de viagem pelo rio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (400.5 Kb)   docx (3.4 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com