TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DE MARKETING

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

LUÃ DOS SANTOS SILVA

FUNDAMENTOS DE MARKETING

SALVADOR

2021

Relevância do endomarketing nas empresas.

Perante os avanços tecnológicos e da grande competitividade das empresas nos dias atuais, cada vez mais são criadas estratégias de marketing para que as empresas se desenvolvam e mantenham-se em crescimento no mercado. Além disso, para a retenção de novos talentos, apenas oferecer altos salários deixou de ser tão eficiente, com isso o “endomarketing” ou “marketing interno” se tornou muito importante, pois ele foca em construir e estabelecer uma relação positiva de parceria entre empresas e seus colaboradores internos.

Organizações que utilizam do endomarketing como ferramenta de negocio para desenvolvimento da relação interna, apostam na valorização de pessoas, investindo na intensa comunicação de suas metas, em conjunto com os objetivos daqueles que prestam serviço para elas, sendo peça chave para a conquista dos clientes externos. De acordo com Chiavenato (2004, p. 448) “as organizações necessitam de pessoas motivadas, que participem ativamente nos trabalhos que executam para que consigam alcançar níveis elevados de produtividade e é neste contexto que para satisfazer o cliente externo, as organizações, antes devem satisfazer seus próprios funcionários”.

No livro Endomarketing – Como praticá-lo com sucesso, Bekin (2004) afirma que “quanto mais a empresa delegar responsabilidades de forma precisa e valorizar os funcionários como parte de uma estratégia de eficiência, maiores serão as perspectivas de que obtenha o máximo do potencial deles”, reconhecendo que, a valorização de pessoas se torna cada vez mais importante e necessário, principalmente em um ambiente corporativo, o endomarketing mostra que o funcionário que consegue se enxergar como parte do processo, deixa de se reconhecer apenas como funcionário e sim, colaborador, colaborando de fato com os resultados da empresa.

Portanto concluímos que as empresas devem se atentar ao endomarketing, em sua grande importância e seus benefícios, quanto mais motivados os colaboradores estiverem, melhores serão os seus resultados, desta forma haverá o aumento da produtividade, organização, satisfação de clientes internos e externos, gerando maior lucratividade para a empresa.

   

Referências:

O processo do endomarketing no crescimento de sua empresa. Disponível em: https://arquivei.com.br/blog/o-papel-do-endomarketing-no-crescimento-de-sua-empresa/  Acesso em: 17 mar. 2021.

Endomarketing: entenda sua importância para o crescimento das empresas. Disponível em: https://www.idealmarketing.com.br/blog/endomarketing-entenda-sua-importancia/  Acesso em 15 mar. 2021.

BEKIN, Saul Faingaus. Endomarketing, como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Person Education, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com