TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DO MARKETING

Por:   •  13/9/2022  •  Dissertação  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

UNIJORGE

TECNOLOGIA EM MARKETING

ANDREZA SILVA E SILVA

223004276

FUNDAMENTOS DO MARKETING  

[pic 1]

SALVADOR

2022

Planejamento de Marketing e Análise SWOT

Criada há 62 anos por professores de uma Universidade nos Estados Unidos, partindo da análise de algumas empresas do mesmo local. A análise SWOT, também conhecida como análise FOFA, que em português é uma abreviação das palavras força fraqueza, oportunidade e ameaça. Swot ou Fofa, é um método clássico da administração, que através do planejamento estratégico analisa as empresas com intuído de ajudar na tomada de decisões. Essa metodologia serve para analisar os pontos fortes e fracos do ambiente interno e externo da empresa, identificando as oportunidades e ameaças do negócio.

No ambiente interno, pode-se identificar as forças e fraquezas. As forças referem-se a atividades internas que apresentam ótimo empenho, são fatores responsáveis pelo destaque da empresa quando relacionados a concorrência. O domínio dessa área faz com que o gestor entenda o desenvolvimento de suas estratégias e técnicas. As fraquezas são relacionadas ao baixo desempenho, são pontos onde as atividades executadas não apresentam o desempenho esperado e que podem influenciar negativamente no negócio.

Já no ambiente externo, são avaliadas as ameaças e oportunidades do empreendimento. Na análise FOFA, as ameaças estão relacionadas com situações que podem resultar em complicações, diferente da fraqueza as ameaças são situações sem controle que podem influenciar negativamente no negócio. Ainda no ambiente externo é possível identificar as oportunidades, sendo forças externas responsáveis por proporcionar o aumento da lucratividade da empresa, essa situação pode ser exemplificada por uma parceria entre empresas, forças e fraquezas quando somadas podem trazer resultados positivos para a organização.

Concluísse que uma Análise SWOT, é importante na identificação dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças na metodologia de gestão de uma empresa, se trata de um método que ajuda no planejamento de uma equipe de maneira estratégica a se destacar diante da concorrência. A análise FOFA é importante para que a empresa possa desenvolver um ótimo modelo de negócio, e consiga obter ótimos resultados.

 

Referências:

Análise SWOT: Saiba como analisar estrategicamente o seu negócio. Disponível em: <https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/analise-swot-saiba-como-analisar-estrategicamente-o-seu-negocio>.

AZUL, C. Análise SWOT (FOFA): o que é, como fazer, tabela e dicas para empresas | ContaAzul Blog. Disponível em: <https://blog.contaazul.com/analise-swot>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com