TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oceano Azul

Por:   •  9/7/2018  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

       Não podemos confundir a estratégia do Oceano Azul com monopólio, seria um erro, porque quando inovamos em um segmento a tendência é que vários outros nos seguiram, exemplo prático é o setor de táxi no Brasil, antes do Aplicativo Uber (Apesar de não ser uma empesa nacional mas é uma mudança no cenário brasileiro) tínhamos a matriz de valor da seguinte forma: alto preço, baixa disponibilidade de veículos e fidelidade com o motorista (quando um taxista quer ganhar mais ele tem que fidelizar seus clientes através dum serviço diferenciado). Mesmo antes do Uber surgiram inovações, mas não modificaram essa curva de valor (aplicativos de táxi). Com a entrada do Uber em cena essa curva sofreu considerável mudança no mercado nacional: REDUZIU preço; ELEVOU disponibilidade de veículos; ELIMINOU a fidelidade com motorista e CRIOU identificação com a marca, modernidade, qualidade no atendimento/carros e simplicidade operacional, com isso o Uber reconstruiu o modelo de negócios existente: reduziu, eliminou, criou e elevou os atributos mais relevantes para os clientes, enfim seu Oceano Azul.

       Outro exemplo é o das Casas Bahia, empresa do ramo varejista, setor este que retrata bem o Oceano Vermelho, disputa acirrada, táticas de guerrilha etc., competia ferozmente neste setor, promoções, preços baixos, métodos comuns a todos do ramo, até começar a explorar outras “aguas” descobrindo seu oceano azul. Todo mundo vendia praticamente o mesmo produto, a diferença crucial era o preço, havia uma parametrização, com a estratégia do Oceano Azul houve uma inovação que até então ninguém tinha posto em prática, assim como dito no caso anterior a mudança ocorrida na curva de valor foi incrível. A Casas Bahia conseguiu unir vendas com crédito, consiste em oferecer crédito a um público de baixo poder aquisitivo para financiar suas compras, para o consumidor é a maneira de comprar seu eletrodoméstico com parcelas que não pesam em seu orçamento, com isso a loja ganha não só com a venda, mas com ótimos resultados financeiros, virou sinônimo de compra fácil, fidelizando clientes com seu pioneirismo no setor varejista. Reforçando o que foi dito no início, as empresas aqui citadas não confundiram Oceano Azul com monopólio, visto que inúmeras outras empresas copiaram suas estratégias sendo que tanto Uber (mudança no setor de táxi nacional) como Casas Bahias são lembrados como pioneiro no que fizeram, mas não ficaram com a exclusividade, mas isso que é legal não tem a guerra do oceano vermelho porque estão em aguas calmas explorando novos horizontes.

Fonte: pesquisa em vários sites da internet (G1.COM, ESTRATÉGIA OCEANO AZUL ETC.)

Sucesso! Seu envio é exibido nesta página. O número de confirmação do envio é adc3600f-5a28-4cb2-99f3-77106ba76e29. Copie e salve esse número como comprovante de seu envio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com