TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e evolução do marketing

Por:   •  11/1/2019  •  Abstract  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

1 Origem e evolução do marketing

O marketing sempre foi importante para as empresas se destacarem uma das outras no mercado; empresas que possuem um bom marketing, saem na frente das suas concorrentes. De acordo com Santângelo (2009), por volta dos anos 50, nos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, o marketing vem sofrendo mudanças expressivas no sentindo de se adaptar à evolução da tecnologia e às necessidades da demanda e o desejo das pessoas.

O tema pesquisado encontra diversas acepções de conceito e significado.

Para Drucker apud Rocha (1995, p. 21), ‘‘marketing é o processo através do qual a economia é integrada à sociedade para servir às necessidades humanas. ’’

Para Levitt apud Rocha (1995, p. 21), ‘‘marketing é o processo de atrair e manter o cliente. ’’

Ainda segundo Levitt, o marketing tem como principal objetivo, desenvolver métodos que farão com que os clientes cheguem até a empresa e se fidelizem tornando-se clientes essenciais para a empresa.

Já para Kotler  apud Rocha (1995, p. 21):

Marketing é uma obrigação da administração que visa proporcionar a satisfação do cliente e o bem-estar do consumidor a longo prazo, como forma de satisfazer aos objetivos e às responsabilidades da organização.

Segundo a American Marketing Association apud Keller e Kother (2012, p.3):

O marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade como um todo.

De acordo com o quadro comparativo desenvolvido por Kotler (2010), antigamente, existia o marketing 1.0 que tinha como principal objetivo vender os produtos; passados alguns anos, o marketing sofreu algumas mudanças e passou a ser o marketing 2.0 que tinha como objetivo satisfazer e manter os clientes. Hoje em dia, o marketing evoluiu e chegamos na era do marketing 3.0.

O marketing 3.0 se difere dos outros pelo fato de ter sido desenvolvido em um momento que o mundo está lançando novas tecnologias quase a todo momento e esse seria seu grande diferencial que, além de utilizar novas ondas de tecnologias, tenta fazer um mundo melhor para agradar seus clientes.

Nesse sentido, Kotler (2010, p.6) desenvolveu um quadro comparativo com os objetivos de demonstrar a evolução pontual das diversas modalidades de marketing até os dias atuais.

[pic 1]

Figura 1

Fonte: Philip Kotler(2010)

O marketing 3.0 possui como principal objetivo apresentar um mundo melhor para os clientes, utilizando das novas tecnologias que são as forças propulsoras de seu desenvolvimento; seu conceito em relação ao marketing é de desenvolver valores, utilizando a missão, visão e valores da empresa como suas diretrizes de ação mercadológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com