TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FUNDAMENTOS DE MARKETING
ETAPAS DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

SUELLEN DE OLIVEIRA RODRIGUES

RIO DE JANEIRO

2017


ETAPAS DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

- Definir a missão da empresa:

O primeiro passo de qualquer planejamento estratégico é definir a missão. Este passo é o que dará um norte a ser seguido pela empresa, ou seja, sem definir a missão o restante do planejamento não terá sentido. A missão define a identidade da empresa, é a declaração sobre o que a organização é, qual seu propósito fundamental, finalidade de sua existência e motivo pela qual foi criada. Além da missão, a visão será muito importante, pois representa um estado futuro para organização, onde ela deseja chegar, o quer alcançar. Diferente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, com isso a visão poderá mudar ao longo do tempo, de acordo como momento que a organização se encontra.

- Definir os objetivos estratégicos.

Objetivos estratégicos, são as metas globais e amplas da organização e devem estar diretamente relacionadas a missão da empresa. Ou seja, a cada objetivo estratégico alcançado, a empresa deve caminhar para mais perto de alcançar a visão. Alguns exemplos de objetivos estratégicos (aumentar a satisfação dos clientes, aumentar os lucros por meio de maior volume de clientes e reduzir os custos produtivos).

- Planejar um portfólio

Trata-se de um método de análise de compostos de produtos que associa o grau de atividade do mercado e posição relativa da empresa.

Duas dimensões embasam as abordagens adotadas pela matriz: taxa de crescimento do mercado (análise do impacto da taxa de crescimento do mercado no fluxo de caixa) e participação de mercado relativa (relacionada com a geração de caixa).

Desse modo, conforme Bortoli (2008), podem ser identificados quatro tipos de produtos ou negócios:

Produto estrela: possui alta taxa de crescimento em venda e alta participação, porém requer altos investimentos para o seu desenvolvimento.

Produto vaca leiteira: possui alta participação no mercado, porém baixo crescimento e baixo potencial. É um gerador de caixa que pode ser usado para financiar os produtos estrela e ponto de interrogação;

Produto ponto de interrogação: está nos mercados com alta taxa de crescimento, mas possui baixa participação de mercado. Envolve altos investimentos e apresenta maior risco, pois não se sabe se pode tornar-se um produto estrela ou abacaxi.

Produto abacaxi: apresenta baixa taxa de crescimento e baixa participação de mercado

ESTRATÉGIA LOW COST

É uma tradução de baixo custo, ou seja meu custo será inferior ao do concorrente, contudo isso não significa que meu produto terá valor inferior. O Modelo Low Cost funciona oferecendo produtos ou serviços de baixo custo sem recursos não-essenciais. Isso significa que qualquer tipo de item que é uma adição a oferta principal é removido para poder reduzir o preço ao mínimo possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com