TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing

Por:   •  11/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

O marketing é considerado uma atividade essencial para empresas que desejam não só crescer, mas se manter no mercado; porque o ambiente onde as empresas atuam mudou drasticamente nos últimos anos, sobretudo com o uso da tecnologia. Não há hoje a fidelização aos produtos como antigamente. Esse fenômeno é percebido por todos e estudado pelas empresas em seu planejamento estratégico. Essa ferramenta busca sistematizar as decisões com foco na conquista e retenção dos clientes e maior consolidação no mercado.

Contudo, parte desse planejamento estratégico pode deixar de lado um aspecto relevante: o relacionamento com o cliente interno, crucial para os objetivos das empresas. Consequentemente surge o endomarketing, buscando atrair colaboradores em direção às metas da organização para assim ter maior possibilidade de êxito. Dessarte, o endomarketing funciona como complemento ao marketing, captando e propiciando uma cultura onde os propósitos da empresa sejam propósitos para todos. A consequência é o crescimento do valor da marca para os clientes. Logo uma empresa empenhada em aprimorar o endomarketing buscará em cada departamento as orientações voltadas para melhoria no relacionamento com o cliente interno e total participação desse na cultura da mesma.

Um aspecto considerável é o modus operandi de uma transação desse porte; a empresa realmente foca no seu objetivo e utiliza meios para atingi-lo. Para todo tipo de ação – boa ou ruim - é necessário um gatilho disparando um comportamento, que gerará recompensa. O hábito das organizações é motivado por gatilhos não necessariamente vistos, mas responsáveis por resultados aquém do esperado. É necessário um diagnóstico de quais problemas impactam no baixo rendimento substituí-los por hábitos melhores. Assim é possível construir relações sólidas, a cultura de cada um sendo “dono do negócio”.

Alguns exemplos: estudar as reais necessidade dos colaboradores, criar um RH participativo, promovendo engajamento dos setores em objetivos comuns, promoção de incentivos (participação nos lucros, planos de carreira) a fim de garantir a satisfação profissional, etc. Mudanças, se bem implementadas, promovem não só entusiasmo nos colaboradores, mas estendem -se para toda cadeia de produção, abrangendo fornecedores e distribuidores, garantindo uma cadeia de valor superior. Essa é, portanto, uma grande vantagem competitiva.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS:

  1. QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE EXTERNO E INTERNO: RELAÇÕES ESQUECIDAS SOARES, Gislaine Aparecida 1 SALLES, Taciana Lucas de Afonseca 2 http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170627112503.pdf

  1. Duhigg, Charles O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios; tradução Rafael Mantovani. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
  1. Giannini, Roberta Fundamentos de marketing [livro eletrônico] / Roberta Giannini. – 4. ed. Rio de Janeiro : UVA, 2016.
  1. Kotler, Philip Administração de marketing / Philip Kotler, Kevin Lane Keller; tradução Sônia Midori Yamamoto; revisão técnica Edson Crescitelli. – 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com