TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing

Por:   •  21/4/2021  •  Dissertação  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 3

“Compreender o consumidor é uma função essencial do marketing para que ele possa cumprir plenamente seus objetivos no desenvolvimento, na produção e na colocação no mercado de bens e serviços, apropriados e capazes de satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores, contribuindo, assim, efetivamente para o sucesso do negócio” (SAMARA, 2015, p.18). O consumidor sofre diversas formas de influências em seu processo de decisão de compra. Tais fatores são classificados como: (1) cultural, (2) social, (3) pessoal e psicológico.

Considerando as informações apresentadas, e considerando os conteúdos abordados e estudados no material, discuta como os fatores (cultural, social, pessoal e psicológico) são capazes de influenciar o comportamento de consumo. Se necessário, utilize exemplos.

Faz toda diferença captar o estilo do consumidor, como ele compara os produtos, serviços, marcas e principalmente, como faz suas escolhas, assim facilitando as ações de Marketing na hora de colocar suas estratégias de negócio em prática.

• Fatores Culturais: são fatores importante na escolha de um produto, pois acredito que a cultura é uma soma de tudo aquilo que o consumidor vivencia, e pode moldar a forma dele pensar e agir. Então o local em que ela vive, as situações que ela passa, as pessoas ao seu redor, suas crenças entre outros.

Entender as diferentes culturas e conseguir contemplá-las ajuda as empresas a terem um resultado positivo.

• Fatores Sociais: a classe social do consumidor vai determinar sua posição diante de algum produto ou serviço, devido ao seu poder de compra e lugar na sociedade. Além disso existem os influenciadores que costumam ser a família, os amigos, vizinhos, colegas de trabalho, famosos, esses que são considerados referência na escolha de produtos.

É extremamente importante avaliar os desejos de compra dos consumidores para planejar boas ações de marketing.

• Fatores Pessoais: são todos aqueles que envolvem idade e estágio de vida, personalidade, estilo de vida, entre outros aspectos.

Conforme o ser humano envelhece seus hábitos, maneira de pensar e agir, exigências e prioridades mudam. Também existem as diferenças de interesse entre as gerações mais novas e as mais antigas, assim a abordagem para convencer esses grupos para compras de produtos não podem ser a mesma.

A personalidade e estilo de vida de cada pessoa influenciará no comportamento de compra. Existem consumidores bem controlados e sérios, que pesquisam bem antes de efetuar qualquer compra, os consumidores que são controlados, mas costumam tomar decisões rapidamente, outros que criam relações de confiança e não são impulsivos, então compram após ouvir comentários positivos sobre o produto e os consumidores que compram os produtos para ter reconhecimento e atenção e podem acabar agindo por impulso.

• Fatores psicológicos: o consumidor que compra com a motivação para satisfazer desejos e necessidades.

A percepção que não depende somente de estímulos físicos, mas também com as necessidade em determinado momento daquela pessoa.

A aprendizagem que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com