TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing

Por:   •  25/3/2022  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  2.094 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos de Marketing

Trabalho

Orientação de Produto x Orientação de Marketing

Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Financeira Aluno: Rodrigo Vilas Boas

Salvador 07/03/2022

Introdução

A empresa Beta desenvolve produtos tecnológicos, como smartphones e notebooks, há três anos e seu foco sempre foi o cliente. Durante esse tempo, o produto não foi modificado e continua com as mesmas características iniciais.

O diretor de marketing acredita que o foco da empresa deve se modificar de acordo com as tendências do mercado, mas está em dúvida quanto a orientação que deve seguir, se a Orientação de produto ou a Orientação de marketing.

O grande problema está na preocupação com os custos cada vez mais altos dos processos de fabricação e distribuição. Além disso, a promoção não está alcançando os consumidores, resultando em uma perda significativa de clientes. A empresa acredita que uma alternativa para a redução de custos seja a mudança de produtos ofertados.

Suponha que você seja um consultor(a) especializado em marketing e que foi contratado para direcionar a empresa Beta na escolha da orientação indicada para a realização das estratégias.

Desenvolvimento

Para que a criação de novos produtos ocorra de maneira assertiva, deve-se realizar uma pesquisa sobre o mercado e o público alvo que, irá adquirir os novos produtos. Desta forma a empresa ficara segura em investir no planejamento para a criação de novos produtos.

Também a empresa deverá realizar um diagnóstico, para compreender os pontos fortes e fracos dos novos produtos, e as oportunidades e ameaças que podem vir a ocorrer. Isso ajudará na prevenção de erros e aumentará as possibilidades de acerto para a implantação dos novos produtos.

É importante verificar se as empresas, que já estão no mercado vendem algum produto semelhante ao que estaremos criando. Caso aja alguma semelhança, teremos que pensar em pontos de diferenciação.

Definir o público-alvo é fundamental para o lançamento dos produtos, para que seja conduzido de maneira correta.

Com essas análises feitas, devemos avaliar o preço de custo para a produção dos novos produtos, e pesquisar a média de preço que os consumidores estão dispostos a pagar pelos mesmos.

Feito isto devemos analisar qual a melhor forma, de divulgação dos novos produtos, pois temos que atingir o maior número clientes e futuros clientes. Esta divulgação pode ser feita pelos canais online e off-line, assim abrangendo o maior número de pessoas.

Conclusão

A ação tomada para melhor custo benefício junto a empresa Beta, foi a orientação do marketing, onde nesta estratégia procuramos atingir os objetivos integrados de todas as áreas da empresa para garantir uma maior lucratividade, produtividade e o principal a satisfação do cliente com os novos produtos. Levando em cota que se a empresa não realizar um planejamento, para realização de todas as ações citadas a cima, o risco de perder tempo e dinheiro é eminente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com