TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Marketing

Por:   •  1/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MARKETING

AVA 1 - Orientação de Produto x Orientação de Marketing

Aluna: Suzana Gomes Barroso

Natureza: Fórum de Discussão - AVA 1

Professora: Célia Maria Paradela

Local: Rio de Janeiro

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MARKETING

  1. Introdução:

A empresa Beta desenvolve produtos tecnológicos, como smartphones e notebooks, há três anos e seu foco sempre foi o cliente. Durante esse tempo, o produto não foi modificado e continua com as mesmas características iniciais.

O diretor de marketing acredita que o foco da empresa deve se modificar de acordo com as tendências do mercado, mas está em dúvida quanto a orientação que deve seguir, se a Orientação de produto ou a Orientação de marketing.

O grande problema está na preocupação com os custos cada vez mais altos dos processos de fabricação e distribuição. Além disso, a promoção não está alcançando os consumidores, resultando em uma perda significativa de clientes. A empresa acredita que uma alternativa para a redução de custos seja a mudança de produtos ofertados.

  1. Plano de ação

É preciso analisar o macroambiente e o microambiente.

Para que a criação de novos produtos seja assertiva, devemos realizar uma pesquisa de mercado e do público alvo dos clientes novos, sem esquecer das preferências e necessidades dos antigos clientes.

2.1) Sugiro seguir as seguintes orientações:

  • Orientação para o lucro: é preciso uma análise profunda a fim de compreender os pontos fortes e fracos dos produtos e as oportunidades e ameaças que podem vir a ocorrer. Qualquer erro nesta análise pode ser fatal para o resultado final de lucratividade e satisfação do cliente.
  • Orientação para o cliente: é muito importante analisar e definir qual será o público alvo e seu comportamento diante dos produtos do mercado e as expectativas para o lançamento de novos produtos. Analisar a fundo o que os clientes estão buscando no mercado.

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE MARKETING

  • Orientação de para o concorrente: é preciso verificar na concorrência os produtos semelhantes e suas funcionalidades. Caso haja semelhanças, é fundamental pensar em criar novos pontos de diferenciação, sempre fazendo a ligação entre produto x público alvo.
  • Orientação de produção: com base no mapeamento dos produtos, concorrência e público alvo, devemos avaliar o preço de custo da produção e depois elaborar uma pesquisa sobre a média de preços que os consumidores estarão dispostos a pagar. Analisar a demanda.
  • Orientação de marketing: após as etapas acima, precisamos analisar a melhor forma de divulgação criando inbound e outbound marketing dos novos produtos a fim de alcançar o maior número de consumidores.

Algumas sugestões de divulgação além dos cartazes nas lojas físicas são os canais online como mídias sociais, TV e sites de vendas/marketplace.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com