TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos do Marketing

Por:   •  16/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

        Gestão de Recursos Humanos

        Fundamentos do Marketing

        

                                        Roana Fonseca Mendes

                                        Matrícula:20223302914

Metodologia SWOT

A análise de SWOT ou análise FOFA é uma ferramenta de planejamento estratégico muito conhecida no âmbito profissional. Ela é utilizada para fazer a comparação de cenários e realizar análises que facilitem a tomada de decisões. É uma metodologia usada não só para projetos mas para gestão de processos.

SWOT tem como significado,

S = Strenghts ou força

W = Weaknesses ou fraquezas

O = Oportunities ou oportunidades

T = Threats ou ameaças

Que tem como principal objetivo analisar oportunidades e ameaças, por meio de um diagnóstico de vantagens e desvantagens para o negócio.

Vale ressaltar que a análise de SWOT não é somente usada em novos negócios ou projetos. Empresas podem utilizar esse método para avaliar seus processos atuais para identificar pontos de melhoria.

Matriz de SWOT

Ela reúne informações relevantes e mostra de forma geral essas informações com os pontos positivos e negativos que são cruzadas com as informações de fatores internos e externos. É possível visualizar de maneira mais fácil as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças auxiliando na tomada de decisão.

Na Matriz de SWOT as forças e fraquezas dizem a respeito da empresa e oportunidades e ameaça sobre fatores externos (que estão fora do nosso controle).

Ambiente interno

Forças : Vantagens que a empresa possui em relação aos seus concorrentes. Diferenciais competitivos, aptidões mais fortes do negócio que estão sob controle.

Fraquezas: Podem prejudicar ou interferir negativamente no andamento da empresa. É preciso ter atenção e sinceridade nessa parte, afinal é preciso se atentar aos “defeitos” do negócio para que o método faça sentido.

Ambiente externo

Oportunidades: Forças externas que impactam positivamente a empresa. Não é possível controla-las mas pode usufruir desde que sejam reais que podem contribuir para o sucesso.

Ameaças: É ao contrário de oportunidades. São forças que influenciam negativamente o seu negócio. Muitas empresas criam plano de contigência para lidar melhor com esses riscos. Ex: roubo de dados, excassez de mão de obra.

Apesar da análise de SWOT ser uma metodologia que funciona, ela nem sempre se aplica para qualquer situação. Ela é uma ferramenta bastante acessível que é fácil de colocar em prática mas por ser uma ferramenta descritiva, ela não trás uma solução final, as respostas precisam de interpretação.

Após concluir a análise de SWOT a empresa pode convertê-la em uma estratégia real que pode ser desdobrada e criar um plano de ação para que os envolvidos possam desenvolver o que for preciso para alcançar os objetivos e ter bons resultados.

Referências Bibliográficas

https://blog.zeev.it/analise-swot/

https://resultadosdigitais.com.br/marketing/analise-swot/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (68.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com