TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V RECURSOS HUMANOS

Por:   •  27/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.553 Palavras (11 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 11

 UNIVERSIDADE PAULISTA

AURELICE ABREU

RA: 1632200

MATEUS SUPERMERCADOS

PIM VI

 

SÃO LUÍS

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

AURELICE ABREU

RA: 1632200

MATEUS SUPERMERCADOS

Projeto Integrado Multidisciplinar VI para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador: Prof. Ana Paula Trubbianelli.

 

SÃO LUÍS

2018

RESUMO

Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar IV (PIM IV), referente a projeto de pesquisa do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP - realizada na cidade de São Luís, estado do Maranhão na empresa Mateus Supermercados tendo como base as disciplinas de Modelos de Liderança, Plano de Negócios, e Ética e Legislação Trabalhista e demonstra como é importante o conhecimento teórico e prático das disciplinas estudadas, pois se faz necessário atualmente domínio do assunto para então aplicar o conhecimento adquirido em busca do bom desenvolvimento da empresa, sendo que tais disciplinas estão intrinsecamente ligadas em relação à sua utilização no dia a dia de qualquer empresa que queira prosperar e isso poderá ser visto ao longo deste projeto.

Palavras-chave: Comunicação - Conhecimento - Gestão.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................................04
  2. MODELOS DE LIDERANÇA...........................................................................05
  3. PLANOS DE NEGÓCIOS................................................................................08
  4. ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA........................................................10
  5. CONCLUSÃO..................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13


  1. INTRODUÇÃO

O grupo Mateus nasceu de uma pequena mercearia fundada por Ilson Mateus no início dos anos 80 na cidade de Balsas no Maranhão, a empresa começou com a junção da pequena mercearia com os fretes que o Ilson fazia ele mesmo para a cidade de Imperatriz, também no Maranhão. Com o passar do tempo, a mercearia se transformou em um supermercado de pequeno porte.

Tendo a oportunidade da inserção do Plano Cruzado em 1986, o empresário continuou investindo na qualificação de seus funcionários, em marketing, e comprando a prazo das grandes distribuidoras e vendendo a vista, logo se transformou num grande atacadista que começou a atender os supermercados do Maranhão e do Pará.

No ano de 2000 foi fundado o primeiro mercado da linha Mateus voltado para o varejo, na cidade de Balsas, chegando a São Luís em 2003, atualmente o grupo Mateus engloba empresas que operam no varejo, atacarejo, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, distribuição de medicamentos e construção além de atender mais três estados (Piauí, Bahia e Tocantis) no formato atacadista com o Armazém Mateus.

O grupo emprega cerca de 22 mil pessoas, tornando-se 21ª maior empresa varejista do país e a 7ª dentro do segmento Super, Hiper e Atacado e teve um faturamento de 4,6 bilhões de reais em 2016.

Busca-se neste PIM, analisar como as categorias: Modelos de Liderança, Plano de Negócios e Ética e Legislação Trabalhista na empresa Mateus, foram utilizados como base de pesquisa os Supermercados da cidade de São Luís, visto que o grupo está sempre buscando qualificar cada vez mais os seus funcionários, buscando oferecer o melhor atendimento aos seus clientes.

  1. MODELOS DE LIDERANÇA

É bastante comum nos dias de hoje dentro das empresas haver uma grande heterogeneidade de funcionários, seja pelas diferentes religiões, costumes, grau de escolaridade, gênero ou qualquer outro fator que tornem os funcionários diferentes um do outro, por isso para evitar qualquer tipo de conflito devido a esses embates de ideias contrárias é necessário que as pessoas responsáveis pela organização estejam preparadas para saber lidar com qualquer solução antes que essa chegue à peça mais importante de uma empresa que é o cliente.

O ato de liderar leva em consideração uma mudança de opinião, na atitude, ou no comportamento de uma pessoa (o alvo da influência) que resulta da ação, ou da presença de outra pessoa (agente da influência). (BENEVIDES, 2010) Complementando esse conceito pode-se adicionar o conceito de influência que é um fator determinante para que haja sucesso no ato de liderar, este por sua vez é definido como capacidade de uma pessoa levar as outras a seguirem ordens e conselhos, seja de forma autoritária ou não.

Para que essa liderança seja feita de uma maneira positiva torna-se necessário conhecer as pessoas com que trabalham, compreender que elas se relacionam de formas diferentes e que se torna extremamente importante haver um equilíbrio para que possa englobar o máximo das diferentes personalidades que trabalham juntas em busca de uma meta em comum. (WEDLING, 2007).

Um dos pontos principais para que haja esse equilíbrio é saber o que motiva os funcionários a trabalharem de forma mais eficiente, para Godim e Silva (2004), existe uma diferença entre o que motiva alguém e o que lhes é satisfatório, a satisfação se baseia nas relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho, com a aprovação dos salários recebidos no desempenho das funções e com as atividades desempenhadas propriamente ditas.

Já a motivação se refere a tudo aquilo que pode ser movido visando um objetivo, essa motivação é ativada por valores, metas ou expectativas, é um fator fundamental na produção que deve ser gerenciada a ponto de não influenciar de forma negativa no processo produtivo. (WEDLING, 2007).

Para Chiavenato (1992), a motivação se caracteriza pelo esforço e resistência que a pessoa emprega para alcançar determinado objetivo, sendo assim a motivação de um funcionário deve ser um dos principais focos para os administradores que buscam aumentar a sua produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com