TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRIMEIRA PÓS EM MARKETING E GESTÃO

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING

PRIMEIRA PÓS EM MARKETING E GESTÃO

BRUNA KLEIMAN

FERNANDA FAUSTINO CANHA

FERNANDA FRÍOLI

JOÃO ANTÔNIO GALHARDI

JULIANA IZZO COSTA

RAPHAEL PELLEGRINO

FOOD TRUCK PARK

SÃO PAULO

2018

Food Truck

 Exercício 1

(1.1) PEST

Político legal- Existem duas resoluções especificas da ANVISA, a resolução RDC número 49/2013, que regula sobre o exercício de atividade de interesse sanitário do microempreendedor individual e a segunda resolução é a RDC número 216 que despõe sobre o regulamento de técnica de boas práticas para serviços de alimentação. Tanto o caminhão quanto seus implementos têm a necessidade de termos de permissão de uso e também obediência às legislações existentes de vigilância sanitária, alvará sanitário (regional), SEBRAE permissão de uso que os empreendedores devem ter, mas também, de questões como uso de equipamentos específicos. TPU (termo de permissão de uso) e algumas disposições em relação à forma com que os food trucks podem trabalhar.

Econômico- Para analisar o contexto econômico é necessário avaliar o momento pelo qual o país vem passando. O Brasil encontra-se em uma crise econômica na qual já atinge diversos setores. Essa crise gera uma oportunidade de crescimento para o mercado de food trucks, pois os consumidores estão menos dispostos a gastar dinheiro em refeições caras e também temos o fator da correria do dia a dia do brasileiro, que não possui mais tempo para refeições prolongadas.

Os proprietários de food trucks observam como oportunidade transformar o mercado gourmet mais alcançáveis praticando menores preços.

Sociocultural- De acordo com novas tendências de que o dinheiro pode trazer não apenas bens materiais, mas também experiências diferenciadas. Por isso, os food trucks se encaixam perfeitamente nesse cenário, pois eles trazem gourmetizacao de pratos, os tornando mais acessíveis para maior parte da população.

Outro ponto importante e a mudança no estilo de vida dos brasileiros que vem crescendo nos últimos anos e a tendência da pratica da alimentação saudável.

Tecnológico- A tecnologia pode afetar os food trucks de diversas formas, dentre elas a inovação tecnológica pode, por exemplo, trazer benefícios para economia do combustível do carro através de motores mais econômicos, além disso, atualmente temos a ferramenta das redes sociais, como facebook, twitter e instagram que conseguem promover e atrair o máximo de pessoas por determinada região.

(1.2) 5 forças de Porter

AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES:

Deve ser considerado o valor de investimento, que no caso é relativamente baixo. Pois, o valor para reformar um food truck é de R$ 200.000,00 a R$300.000,00 em média, o que possibilita a entrada de novos concorrentes.

Os novos concorrentes terão facilidade de se adequar ao mercado de food truck, como por exemplo, especificidades dos veículos e regulamentos em lei.

        FORNECEDORES:

        O poder sobre a negociação dos fornecedores será analisado sob duas visões, no primeiro caso, os fornecedores de alimentos, pode se considerar com baixo poder de barganha, pois já existem grandes produtores facilitando a troca de um fornecedor para outro. No segundo caso, para os fornecedores dos trucks, existem diversas exigências necessárias para regulamentar o veículo.

        COMPRADORES:

        O poder de barganha dos consumidores que se alimentam em food trucks se torna comprometido, pois eles só consomem uma única refeição.

        SUBSTITUTOS:

        A ameaça dos substitutos é considerada alta, para chegar a essa conclusão, foram considerados restaurantes, lanchonetes e bares, ou seja, qualquer lugar que possam vender alimentos. Afinal, todos eles atendem a mesma necessidade básica.

        Porém, o food trucks possui preços mais baixos do que comparados aos serviços oferecidos no mesmo nível.

RIVALIDADE DO SETOR:

Feiras e eventos gastronómicos são considerados os maiores aliados dos food trucks, e não rivais.

A grande dificuldade dos empreendedores dessa área é estabelecer pontos fixos na cidade, por conta da falta de regulamentação eficiente. Além disso, com a entrada de novos empreendedores no ramo, aumentará a rivalidade pelos melhores pontos da cidade.

No entanto, em relação a concorrência referente aos restaurantes, o público procura uma experiência diferenciada, preço acessível e praticidade.

1.3) Como você definiria sua proposta de negócio dentro dos 4 possíveis posicionamentos estratégicos de Porter? Justifique.

A estratégia escolhida é a diferenciação, pois ela permite retornos acima da média, diminui a sensibilidade ao preço e torna a fidelização de clientes algo assertivo na barreira a entrada de novos concorrentes.

Atividades de apoio

- Infraestrutura

        Procuramos fazer uma análise de todas as despesas, receitas, investimento inicial que o negócio desejado necessita para ser implementado.

        Calculam-se as variáveis que consistem a demonstração de resultado do food truck, com estimativas para o funcionamento dos iniciais.

        Após isso, é feita a visualização dos fluxos de caixa para obter-se o valor liquido do food truck e a taxa interna de retorno.

  • Desenvolvimento tecnológico

As estratégias por diferenciação visam desenvolver características originais para que se tornem vantagens competitivas e reflitam como pontos positivos para os consumidores.

Os equipamentos de diferenciação tecnológica que compõe o food truck são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (76.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com